nmb
Admin
AudiST disse:Mais um topico do mesmo ainda gostava que me mostrassem o dec-lei ou norma da DGV afirmar isso tudo.
uma norma da ONU????
por amor da santa
No primeiro post nao mencionam la os decretos?
AudiST disse:Mais um topico do mesmo ainda gostava que me mostrassem o dec-lei ou norma da DGV afirmar isso tudo.
uma norma da ONU????
por amor da santa
nmb disse:No primeiro post nao mencionam la os decretos?
ya e se não me engano os farois não são os de origem e sim da marca in-pro (do tipo olho de boi) :roll:AudiST disse:o R32 que esta ai e americano nao serve de exemplo e alem do mais pode ser uma alteraçao feita a posteriori
AudiST disse:nao falam num regulamento ECE/ONU isto é o que???????
a lei para ter validade em Portugal tem que ser rectificada / aprovada e ser publicada em diario da republica, senao e tal como o nome indica e uma NORMA (que neste caso nem sequer é da uniao europeia).
tens um exemplo recente as peliculas ja existia a muito tempo uma norma da UE com a regulamentaçao para as peliculas, mas em portugal so entrou em vigor depois de ser publicado em diario da republica e enato ai sim torna-se numa lei.
isto e uma forma a outra forma seria a DGV publicar uma alteraçao ao codigo da estrada uma vez que é a entidade reguladora das estradas em portugal, mas mesmo assim tenho ideia que teria de ser publicada em DR
paulo oliveira disse:O facto acima resulta da aplicação do ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), que refere “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio
Com os melhores cumprimentos,
Departamento de Inspecção de Veículos Rodoviários,
Direcção de Serviços de Regulamentação Técnica e de Segurança,
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.
O barulho que ouves é as unidades do xenon a funcionar. Porque o sensor de autonivelação está ligado na barra estabilizadora da suspensão. quando o xenon vem montado de origem esse sensor nivela os farois mediante a carga do automóvel, para não encandear quem vem pela frente.Cardoso disse:Isto é muito simples, em relaçao a carros " ilegais " de origem é facil, começemos pelo seat ibiza Actual que muitos deles ao sairem do stand com xenon nao tem lava farois!! Alias nem sei se os há com lava farois. a nivel de regulaçao automatica nao sei se tem ou nao, mas uma coisa sei dizer é que quando acendia os farois do meu antigo ibiza GTi ( opticas bifocais ) com xenon posto depois, eu ouvia os motorzinhos a trabalhar e a estabilizarem, mas nao sei dizer a razao.. mas que os ouvia , isso ouvia!
nmb disse:sinceramente nao sei o que diz o decreto mas ele menciona legislação nacional.
AudiST disse:por isso e ate sair legislaçao PORTUGUESA as luzes de cruzamento sao brancas ou amarelas e devem estar devidamente alinhadas para nao causarem encandeamento aos outros condutores
quanto as luzes para quem quiser tem aqui o que esta em vigor
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/portaria_851_94.pdf
paulo oliveira disse:Não sendo advogado:
Parece-me claro que instalar xenon é alterar a homolgação de veículo no que diz respeito às luzes de cruzamento.
Para efeito de homolgação aplica-se a Directiva n.º 76/756/CEE.
Artigo 40.º
Modificações de modelos e alteração de homologação
ANEXO I
Lista completa das informações para efeitos da homologação de um veículo
10.4 - Luzes de cruzamento (médios): orientação normal de acordo com o ponto 6.2.6.1 dos documentos referidos no ponto 1 do anexo II da Directiva n.º 76/756/CEE:
paulo oliveira disse:Agora portugal é um país livre e cada um faz o que quer.
A discussão está: É legal? A resposta é só uma: SIM