Unidade Lumen - Instalação de Xenon

AudiST disse:
Mais um topico do mesmo ainda gostava que me mostrassem o dec-lei ou norma da DGV afirmar isso tudo.

uma norma da ONU????

por amor da santa

No primeiro post nao mencionam la os decretos?

então este R32 não esta dentro da lei...
02APR2006-32.jpg

nmb disse:
No primeiro post nao mencionam la os decretos?

nao falam num regulamento ECE/ONU isto é o que???????

a lei para ter validade em Portugal tem que ser rectificada / aprovada e ser publicada em diario da republica, senao e tal como o nome indica e uma NORMA (que neste caso nem sequer é da uniao europeia).

tens um exemplo recente as peliculas ja existia a muito tempo uma norma da UE com a regulamentaçao para as peliculas, mas em portugal so entrou em vigor depois de ser publicado em diario da republica e enato ai sim torna-se numa lei.

isto e uma forma a outra forma seria a DGV publicar uma alteraçao ao codigo da estrada uma vez que é a entidade reguladora das estradas em portugal, mas mesmo assim tenho ideia que teria de ser publicada em DR

o R32 que esta ai e americano nao serve de exemplo e alem do mais pode ser uma alteraçao feita a posteriori

AudiST disse:
o R32 que esta ai e americano nao serve de exemplo e alem do mais pode ser uma alteraçao feita a posteriori
ya e se não me engano os farois não são os de origem e sim da marca in-pro (do tipo olho de boi) :roll:

AudiST disse:
nao falam num regulamento ECE/ONU isto é o que???????

a lei para ter validade em Portugal tem que ser rectificada / aprovada e ser publicada em diario da republica, senao e tal como o nome indica e uma NORMA (que neste caso nem sequer é da uniao europeia).

tens um exemplo recente as peliculas ja existia a muito tempo uma norma da UE com a regulamentaçao para as peliculas, mas em portugal so entrou em vigor depois de ser publicado em diario da republica e enato ai sim torna-se numa lei.

isto e uma forma a outra forma seria a DGV publicar uma alteraçao ao codigo da estrada uma vez que é a entidade reguladora das estradas em portugal, mas mesmo assim tenho ideia que teria de ser publicada em DR

paulo oliveira disse:
O facto acima resulta da aplicação do ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), que refere “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.

O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio

Com os melhores cumprimentos,

Departamento de Inspecção de Veículos Rodoviários,
Direcção de Serviços de Regulamentação Técnica e de Segurança,
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.

sinceramente nao sei o que diz o decreto mas ele menciona legislação nacional.

Cardoso disse:
Isto é muito simples, em relaçao a carros " ilegais " de origem é facil, começemos pelo seat ibiza Actual que muitos deles ao sairem do stand com xenon nao tem lava farois!! Alias nem sei se os há com lava farois. a nivel de regulaçao automatica nao sei se tem ou nao, mas uma coisa sei dizer é que quando acendia os farois do meu antigo ibiza GTi ( opticas bifocais ) com xenon posto depois, eu ouvia os motorzinhos a trabalhar e a estabilizarem, mas nao sei dizer a razao.. mas que os ouvia , isso ouvia!
O barulho que ouves é as unidades do xenon a funcionar. Porque o sensor de autonivelação está ligado na barra estabilizadora da suspensão. quando o xenon vem montado de origem esse sensor nivela os farois mediante a carga do automóvel, para não encandear quem vem pela frente.

nmb disse:
sinceramente nao sei o que diz o decreto mas ele menciona legislação nacional.

Pois continua a ser esse o problema e que nao existe nada, o dec lei que ele refere tem haver com homolgaçoes tecnicas nada de xenon ou luzes

http://www.igf.min-financas.pt/Leggeraldocs/DL_072_2000.htm

por outro lado aqui

http://www.dgv.pt/legislacao/areas.asp

nao encontrei nada e como se pode verificar existe uma serie de portarias e dec-lei a rectificar normas europeias para que tenham valot juridico em terras lusas, tal como ja tinha adiantado anteriormente, por isso e ate sair legislaçao PORTUGUESA as luzes de cruzamento sao brancas ou amarelas e devem estar devidamente alinhadas para nao causarem encandeamento aos outros condutores

quanto as luzes para quem quiser tem aqui o que esta em vigor

http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/portaria_851_94.pdf

Não sendo advogado:
Parece-me claro que instalar xenon é alterar a homolgação de veículo no que diz respeito às luzes de cruzamento.
Para efeito de homolgação aplica-se a Directiva n.º 76/756/CEE.

Artigo 40.º
Modificações de modelos e alteração de homologação

ANEXO I
Lista completa das informações para efeitos da homologação de um veículo

10.4 - Luzes de cruzamento (médios): orientação normal de acordo com o ponto 6.2.6.1 dos documentos referidos no ponto 1 do anexo II da Directiva n.º 76/756/CEE:
10.4.1 - Valor da regulação inicial: ...
10.4.2 - Localização da indicação: ...
10.4.3 - Descrição/desenho (ver nota 1) e tipo de dispositivo de nivelamento (por exemplo, automático, regulável manualmente em escalões, regulável manualmente continuamente): ... Aplicável apenas a veículos com dispositivos de nivelamento de faróis.
10.4.4 - Dispositivo de comando: ... Aplicável apenas a veículos com dispositivos de nivelamento de faróis.
10.4.5 - Pontos de referência: ... Aplicável apenas a veículos com dispositivos de nivelamento de faróis.
10.4.6 - Pontos indicando as condições de carga de veículo: ... Aplicável apenas a veículos com dispositivos de nivelamento de faróis.

Eu tambem nao sou advogado, mas acho que continuamos a bater no ceguinho.

digam o que disserem enquanto em Portugal nao sair nada eu continuo a ter xenon em todos os carros ca de casa e ainda sao meia duzia, nunca tive stress nem com policia nem com IPO, ja consultei legislaçao, policias, pessoal de IPOs e todos me disseram a mesma coisa luz branca ou amarela nos medios

agora estar sempre a repetir a mesmo coisa e que nao vale a pena, so falta mostrar o papel da associaçao de inspectores a dizer para carregar com 5 burros na mala para verificar o auto-nivelamento

paulo oliveira disse:
Não sendo advogado:
Parece-me claro que instalar xenon é alterar a homolgação de veículo no que diz respeito às luzes de cruzamento.
Para efeito de homolgação aplica-se a Directiva n.º 76/756/CEE.

Artigo 40.º
Modificações de modelos e alteração de homologação

ANEXO I
Lista completa das informações para efeitos da homologação de um veículo

10.4 - Luzes de cruzamento (médios): orientação normal de acordo com o ponto 6.2.6.1 dos documentos referidos no ponto 1 do anexo II da Directiva n.º 76/756/CEE:

explica-me como se eu fosse um miúdo de 4 anos ..
onde é que diz nesse ponto que é proibido meter xénon, e se o tiver-mos temos que ter lava faróis e autoniveladores

No meu entendimento:
Na alteração da homolgação do veículo, para as luzes de cruzamento aplica-se a Directiva n.º 76/756/CEE
É uma transposição para a lei portuguesa de uma directiva europeia.
Mas eu não percebo nada... pedi um esclarecimento ao IMTT e ele está no primeio post.

Agora portugal é um país livre e cada um faz o que quer.
A discussão está: É legal? A resposta é só uma: Não.

Se a policia controla, se a inspecção controla... não sei...
Não controla agora, mas um dia podem passar a controlar e apreender todos os veiculos que apanhem assim.

paulo oliveira disse:
Agora portugal é um país livre e cada um faz o que quer.
A discussão está: É legal? A resposta é só uma: SIM

Sera que a policia e e as IPOs serao assim tao tonos????

nao foi 1 nem 2, nem 3 foram varios e como depois de consultar alguns advogados me informaram que as normas europeias so entram em vigor em portugal depois de publicadas em DR, o dec-lei que referes e como o Tuca perguntou nao faz referencia a nada sobre xenon, mas como eu ja disse e chover no molhado pois ja existem mais do que n topicos so aqui no forum com este tema e com estas duvidas/certezas e fica sempre tudo igual, ate sair alguma coisa como no caso das peliculas

Back