Andei uma semana com um Q7 (caixa Tiptronic) e na Audi recomendam que, quando paramos num semáforo ou estamos parados numa fila de trânsito, se coloque a caixa na posição N (para "desembraiar" a caixa").
Acontece que sempre que paramos e passamos de D para N ou antes de arrancarmos de N para D, o carro dá um solavanco (um pouco como acontece com as motas).
A minha questão, para quem percebe o que se passa dentro da caixa e está habituado a estas coisas, é: será que desgasta mais a caixa o referido solavanco de passar de D para N (e de N para D) ou deixar a caixa em D, com o carro travado, os dois ou três minutos que o semáforo demora a abrir? Esta situação é igual tanto na caixa STronic do Q5 como na TipTronic do Q7?
O mecânico da Audi disse-me uma coisa que me deixou desconfiado: disse-me que a caixa do Q7 dura uma vida (assim como a embraiagem) e que a recomendação de passar para N era apenas para evitar um sobre-aquecimento da embraiagem.
O que têm a dizer relativamente a isto?
Acontece que sempre que paramos e passamos de D para N ou antes de arrancarmos de N para D, o carro dá um solavanco (um pouco como acontece com as motas).
A minha questão, para quem percebe o que se passa dentro da caixa e está habituado a estas coisas, é: será que desgasta mais a caixa o referido solavanco de passar de D para N (e de N para D) ou deixar a caixa em D, com o carro travado, os dois ou três minutos que o semáforo demora a abrir? Esta situação é igual tanto na caixa STronic do Q5 como na TipTronic do Q7?
O mecânico da Audi disse-me uma coisa que me deixou desconfiado: disse-me que a caixa do Q7 dura uma vida (assim como a embraiagem) e que a recomendação de passar para N era apenas para evitar um sobre-aquecimento da embraiagem.
O que têm a dizer relativamente a isto?