XENON vS INSPECÇÃO

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O chamado Xenon é o tipo de luz que tem dentro da óptica.. O facto de ter o "olho-de-boi" na óptica (aquele vidro redondo que parece uma lupa) não quer dizer que o veículo tenha Xenon....
 
O chamado Xenon é o tipo de luz que tem dentro da óptica.. O facto de ter o "olho-de-boi" na óptica (aquele vidro redondo que parece uma lupa) não quer dizer que o veículo tenha Xenon....

Aqui na foto abaixo, tens por exemplo uma A4 B6 com "olho-de-boi" de origem mas no entanto, do lado esquerdo vês o Xenon montado e no lado direito, vês ainda a lâmpada original de halogéneo..

16318592.jpg
 
Então como explicam, o facto de haver Corsas, Mercedes, Meganes com vulgares faróis de halogéneo e terem lava-faróis? É porque a lei não está bem definida, certo?
 
AUDIMANÍACO disse:
Então como explicam, o facto de haver Corsas, Mercedes, Meganes com vulgares faróis de halogéneo e terem lava-faróis? É porque a lei não está bem definida, certo?

Errado!

Estás a ver a coisa ao contrário. Não é pelo facto de certos carros terem alguns extras que têm de ter tudo o que é exigido em determinada legislação.

No caso tu tens uma norma europeia quanto à homologação de veículos que EXIGE que todos os carros que tenham luzes de descarga de gás com mais de 2000 lumens venham equipados com sistema de lavagem de faróis e com sistema de auto-nivelamento.

Se depois tens carros com lava-faróis (e alguns até com escovas) e outros com sistema de auto-nivelamento, sem xenon - e aqui lembro-me logo dos mercedes antigos classe E e dos Range Rover - não significa que a legislação esteja em contradição.

A discução surge porque os nossos carros já estão homologados... mas quando o foram não tinham xenon, já que esse foi um extra instalado por nós e estando eventualmente tal equipamento homologado para a UE como produto à parte.

Depois existem alguns (poucos) que vêm de série com xenon mas sem lava-faróis e autonivelamento... mas enfim, a verdade é que é exigido!

Mas aproveita as férias e lê o que está para trás neste tópico que ficas a conhecer todas as interpretações, posições e opiniões. Inclusivamente a minha mudou conforme estudei melhor o assunto e para evitar problemas montei os lava-faróis, ficando apenas a faltar o autonivelamento que é mais caro.
 
Já agora, uma duvida daquelas muito estupidas. Imaginemos que eu conduzo um carro com os niveladores automáticos, vou a circular a cerca de 120 klm/h, e a estrada tem uma ligeira depressão, ou seja, a velocidade que circulo, o carro ao passar na dita depressão vai fazer um momento de subida e descida, que dura um, dois segundos no máximo. Durante este curtissimo tempo o sistema de nivelamento automático tem capacidade para fazer a leitura da oscilação do carro, e adaptar os faróis à altura que o carro teria numa situação normal, para evitar o encadeamento momentaneo que pode provocar ao condutor em sentido contrário??? A mim custa-me a crer. :roll:

Porque é para estas situações que servem os autoniveladores certo?

Se me disserem que é para quando carregamos mais o carro, então não vejo a utilidade de tal equipamento, porque o que não falta por aí, e mais nestas alturas de férias são carros carregados de tralha com faróis de halogéneo que nos médios vão a iluminar as copas das árvores e que ainda têm um prazer enorme quando nós lhe damos sinais de máximos e eles retribuem, e que se formos a ver bem, provavelmente, o regulador de faróis manual vai na posição "O", porque foi assim que testaram na inspecção. :roll:
 
Tu proprio deste a resposta ao porque dos niveladores automaticos.. é mesmo para essas pessoas que se esquecem ou nao sabem que existe um botao para esse efeito e como as lampadas de xenon dao mais intensidade, encadeam mais os condutores, e se uma halogeneo ja cega, mais ainda uma de xenon...

Relativamente ao oscilar da carroçaria, esse so assume que o carro alterou a sua posiçao de nivelaçao se for durante algum tempo, uma simples lomba ou 2 ou 3 seguidas, nao faz com que seja necessario mexer nos farois...
 
RockyBoy disse:
Tu proprio deste a resposta ao porque dos niveladores automaticos.. é mesmo para essas pessoas que se esquecem ou nao sabem que existe um botao para esse efeito e como as lampadas de xenon dao mais intensidade, encadeam mais os condutores, e se uma halogeneo ja cega, mais ainda uma de xenon...

Relativamente ao oscilar da carroçaria, esse so assume que o carro alterou a sua posiçao de nivelaçao se for durante algum tempo, uma simples lomba ou 2 ou 3 seguidas, nao faz com que seja necessario mexer nos farois...

mas por exemplo ao arrancar, a traseira tem tendencia pa baixar e ai eles ja actuam.
 
Como tinha referido, enviei um email e a resposta é a seguinte:

Exmo. Sr. João Paulo,

1. Embora não ponhamos em causa que V. Excelência esteja “muito dentro deste assunto”, informamos que o Regulamento n.º 99 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de fontes luminosas de descarga num gás para utilização em faróis aprovados para lâmpadas de descarga num gás), contém tabelas onde constam as características eléctricas e fotométricas de vários tipos de lâmpadas de descarga num gás, e verifica-se que o fluxo luminoso destas lâmpadas é sempre superior a 2000 lumen.
2. Deste modo, se o Sr. afirma que a lâmpada do seu seu farol é de descarga num gás (vulgo Xénon), das duas uma, ou a mesma não se encontra homologada (por emitir um fluxo luminoso inferior a 2000 lumen), ou a mesma sendo de Xénon e estando homologada emitirá seguramente um fluxo luminoso superior a 2000 lúmen (a menos que se encontre detriorada).
 
RockyBoy disse:
Como tinha referido, enviei um email e a resposta é a seguinte:

Exmo. Sr. João Paulo,

1. Embora não ponhamos em causa que V. Excelência esteja “muito dentro deste assunto”, informamos que o Regulamento n.º 99 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de fontes luminosas de descarga num gás para utilização em faróis aprovados para lâmpadas de descarga num gás), contém tabelas onde constam as características eléctricas e fotométricas de vários tipos de lâmpadas de descarga num gás, e verifica-se que o fluxo luminoso destas lâmpadas é sempre superior a 2000 lumen.
2. Deste modo, se o Sr. afirma que a lâmpada do seu seu farol é de descarga num gás (vulgo Xénon), das duas uma, ou a mesma não se encontra homologada (por emitir um fluxo luminoso inferior a 2000 lumen), ou a mesma sendo de Xénon e estando homologada emitirá seguramente um fluxo luminoso superior a 2000 lúmen (a menos que se encontre detriorada).

:P :P :P :P :P :P Temos de admitir que foi uma excelente resposta :green: :green: :green:
 
RockyBoy disse:
Como tinha referido, enviei um email e a resposta é a seguinte:

Exmo. Sr. João Paulo,

1. Embora não ponhamos em causa que V. Excelência esteja “muito dentro deste assunto”, informamos que o Regulamento n.º 99 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de fontes luminosas de descarga num gás para utilização em faróis aprovados para lâmpadas de descarga num gás), contém tabelas onde constam as características eléctricas e fotométricas de vários tipos de lâmpadas de descarga num gás, e verifica-se que o fluxo luminoso destas lâmpadas é sempre superior a 2000 lumen.
2. Deste modo, se o Sr. afirma que a lâmpada do seu seu farol é de descarga num gás (vulgo Xénon), das duas uma, ou a mesma não se encontra homologada (por emitir um fluxo luminoso inferior a 2000 lumen), ou a mesma sendo de Xénon e estando homologada emitirá seguramente um fluxo luminoso superior a 2000 lúmen (a menos que se encontre detriorada).

Este deve ser do tipo que se alguem lhe diz para ele se atirar da ponte abaixo ele vai, estou a ver que se acredita em tudo o que lhe dize, pois pela maneira como ele ve as coisas so tens xenon porque disses-te que tinhas, agora podes dizer que afinal te tinham enganado e que te venderam umas lampadas manhosas que diziam xenon na caixa, mas era so o nome, por isso o mais certo e ele precisar de fazer o teste dos lumens (na Boavista :) )

Na tua resposta pergunta ao gajo, em que dia foi publicado no diario da republica a referida norma para ter valor em Portugal e ja agora pergunta se ele fez o exame de portugues da mesma maneira que o socrates fez o de ingles
 
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