XENON vS INSPECÇÃO

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rvrosa disse:
Ficas com o carro roto :green:
Em princípio vais ficar com os lava-faróis mais baixos do que o nível de água no depósito, por isso até atingir o nível a água vai saindo.
Quanto a funcionarem com as luzes apagadas não tens qq problema penso eu.
Com a electroválvula e o relé fica como origem (para além de não levantarem quando usados) e não gastas nenhuma fortuna.
percebi a logica.... nao era o caso de gastar € era mais simplificar a instalacao... mas tb so quando isso der multa é k pensarei em adaptar isso. ate lá deixa andar...
 
rvrosa disse:
Ficas com o carro roto :green:
Em princípio vais ficar com os lava-faróis mais baixos do que o nível de água no depósito, por isso até atingir o nível a água vai saindo.
Quanto a funcionarem com as luzes apagadas não tens qq problema penso eu.
Com a electroválvula e o relé fica como origem (para além de não levantarem quando usados) e não gastas nenhuma fortuna.

esta parte no percebi.. :S entao os mijas de origem nao ficam dentro do parachoques e quando sao accionados precisam de um mecanismo que os faça levantar para mijar na optica??
 
PEREIRA disse:
esta parte no percebi.. :S entao os mijas de origem nao ficam dentro do parachoques e quando sao accionados precisam de um mecanismo que os faça levantar para mijar na optica??
Sim ficam escondidos,é a pressão da água é que os faz subir,por isso é que a bomba de esguicho dos faróis é mais forte e as tubagens têm maior diâmetro para poderem produzir mais pressão de água. A ideia de ligar os esguichos dos faróis ao dos vidros não deve ter grande sucesso
 
PEREIRA disse:
esta parte no percebi.. :S entao os mijas de origem nao ficam dentro do parachoques e quando sao accionados precisam de um mecanismo que os faça levantar para mijar na optica??

A questão é que não vais usar os mija-mija de origem (ou então vais, mas eu não...). Fica tudo como origem à parte dos mija-mija que não levantam.

Eu o que fiz foi arranjar uns mija-mija iguais aos que estão no capô e meti-os no parachoques. Por isso não levantam... capiche? :green:
 
Guardiao disse:
entao mostra isso pf.. ;)

mostra como fizeste e k materiais utilizaste ;)

Penso que já meti isso umas 30 páginas atrás :green: :green:

Precisas de tubo de água, 1 T, 1 relé, 1 electroválvula, 2 mija-mija (de um passa para o outro), fio eléctrico e algumas soldaduras.

- Vais ao tubo que sai da bomba e cortas, ai leva um T para dividir o caudal para o vidro e para os faróis;
- No T uma ponta re-liga a ligação ao vidro e a outra entra na electroválvula;
- Da electroválvula liga aos mija-mija dos faróis
- Ligas a electroválvula com o sinal que vem dos médios (soldas no fio junto aos faróis);
- Ligas um relé a activar com o fio que vai à bomba de água do esguicho;
- Esse relé metes a cortar o sinal que tinhas à electroválvula, para só ficar fechado quando usas os mija-mija

Desta forma se tiveres os faróis apagados a electroválvula está fechada e não deixa passar água e mesmo que ligues as luzes só abre a electroválvula se estiveres a usar a água. Consegues uma combinação em que a água só te passa para os faróis quando tenhas as luzes acesas e quando usas a água. Assim já não ficas com água a correr sem querer.

Espero ter ajudado.
 
Este fim de semana fui à Inspecção por causa das Peliculas, no final ele disse "atenção ao Xenon que não é permitido, mas como isto é uma inspeção B e é chato reprova-lo passa, mas tenha cuidado". por isso o carro passou com xenon, com os Devil Eyes, com os Coilovers e as Peliculas legais.
 
rvrosa disse:
Penso que já meti isso umas 30 páginas atrás :green: :green:

Precisas de tubo de água, 1 T, 1 relé, 1 electroválvula, 2 mija-mija (de um passa para o outro), fio eléctrico e algumas soldaduras.

- Vais ao tubo que sai da bomba e cortas, ai leva um T para dividir o caudal para o vidro e para os faróis;
- No T uma ponta re-liga a ligação ao vidro e a outra entra na electroválvula;
- Da electroválvula liga aos mija-mija dos faróis
- Ligas a electroválvula com o sinal que vem dos médios (soldas no fio junto aos faróis);
- Ligas um relé a activar com o fio que vai à bomba de água do esguicho;
- Esse relé metes a cortar o sinal que tinhas à electroválvula, para só ficar fechado quando usas os mija-mija

Desta forma se tiveres os faróis apagados a electroválvula está fechada e não deixa passar água e mesmo que ligues as luzes só abre a electroválvula se estiveres a usar a água. Consegues uma combinação em que a água só te passa para os faróis quando tenhas as luzes acesas e quando usas a água. Assim já não ficas com água a correr sem querer.

Espero ter ajudado.


so mais ma coisa. a bomba de origem dá-te caudal sufiiciente para manter uma boa pressao nos 4 esguichos ??
 
PEREIRA disse:


so mais ma coisa. a bomba de origem dá-te caudal sufiiciente para manter uma boa pressao nos 4 esguichos ??

Nem noto qualquer diferença. Também estava com esse receio mas afinal ficou tudo 5 *****.
 
ja tenho o esquema feito. será fácil encontrar electrovalvulas com bobine de 12v ??

se souberem de onde s venda isso mandem aí uma recomendação... ;)
 
PEREIRA disse:
ja tenho o esquema feito. será fácil encontrar electrovalvulas com bobine de 12v ??

se souberem de onde s venda isso mandem aí uma recomendação... ;)

Procura disso em lojas que tenham sistemas de ar comprimido, tubagens e afins.
Eu comprei a minha em Mem Martins, mas acho que estás longe :| custou +/- 30 euros penso eu (já foi há bastante tempo e comprei lá o resto do material).
 
rvrosa disse:
Procura disso em lojas que tenham sistemas de ar comprimido, tubagens e afins.
Eu comprei a minha em Mem Martins, mas acho que estás longe :| custou +/- 30 euros penso eu (já foi há bastante tempo e comprei lá o resto do material).
mas eu nao :P :P
 
Mais uma Vitima da Injustiça...

Hoje fui fazer a minha inspecção e Pumba, tal como já alguns users, Chumbo unicamente pelo Xenon...

Pedi para mostrar onde está escrito, lá me veio com um comunicado de um tal Antonio Granja do IMTT q dizer que todos os carros com Xenon devem ter Auto-nivelamento e lava-faróis. Chamei o Responsavel do Centro, pedi-lhe onde esta essa Lei, e após UMA HORA EM QUE 3 PESSOAS andavam as cegas a procura de nao sei o que, fizeram uma "centena" de chamadas, e acabou peo responsavel do Centro dar-me toda a razão:

Lampadas Halogeneo com mais de 3000 Lumens e Xenon com mais de 2000 Lumens têm de ter o equipamento acima mencionado. Mas como o regloscopio so é para ver o alinhamento e a intensidade em % e por isso nao mede Lumens, Logo se não foi medido os Lumens, nao podem penalizar.

O curioso, é que mesmo assim, nao me deram folha verde porque eles estao a cumpri as ordens desse tal Antonio Granja, e por isso escrevi no Livro de Reclamações e já seguiu um email a esse tal senhor...

Saliento que a resposta dada por esse senhor ao Responsavel do centro, é que todas as lampadas de xenon tem mais d 2000 Lumens.
Eu pergunto:
-entao prove-me isso...
ele riposta:
- Prove-me voce que o seu carro tem menos de 2000 Lumens.
Eu digo:
- Segundo o seu raciocinio, e usando o seu metodo, eu ACHO que tem, e quem tem de provar o contrario sao voces.
ele diz:
- nao posso fazer mais nada, porque tenho de me guiar pelas ordens recebidas

ou seja, aqui acalmou a discussao e acabou por me dar razão, pedindo que escrevesse isso..


Resumindo, Estamos Legais por uma lacuna no regulamento 48, mas somos penalizados pela incompetencia e estupidez de alguem que julga que pode aplicar o que bem lhe apetece...
 
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