XENON vS INSPECÇÃO

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paulo oliveira disse:
Alguém que me explique isto como se eu fosse um menino de dois anos!!!
Não estou a perceber a dúvida do Artur!

Se o veículo é alterado e não está conforme a homolgação dado segundo os parametros do construtor...
...é necessário um decreto lei especifico para cada alteração, a dizer que está ilegal ?

Xénon necessita de lava-faroís e regulação automática
Nenhum veículo com xenon é homolgado sem estas caracteristicas.

Onde está a dúvida! Não é necessário nenhum decreto lei!
O veículo não está conforme a homolgação... ponto final!

então pela tua logica , quem anda com peliculas , não pode ser multado .........
existe uma norma europeia que as permite :roll: :roll: :roll: :roll:
 
fica aqui um post ja com algumas ideias sobre isso


http://www.audiportugal.com/forum2/index.php?topic=12091.0


e fica aqui o decreto lei que regulamenta as luzes da frente dos automoveis ligeiros de passageiros

fica aqui o decreto lei que podem pesquisar por ele no google 851/94


não encontro nada de auto nivelador .........
não encontro nada que fale em lava farois .........
 
"Autoleveling and headlight washer is purely a European requirement"
Basta procurar no google...

O novo Touran com bi-xenon tem lava farois e regulação auto.
No configurador chama-se "pacote xenon"

Isto é xenon original:
09130600.jpg

Isto não é xenon...
audia41.632.jpg
 
Já contribui o suficiente para este topico...
Há que apertar o cerco nas inspecções porque começo a ficar farto dos kits "after-market" ebay que proliferam e que encandeiam bastante....
 
obrigado pela ilustração que até agora não sabia ..... estava em crer que a debaixo é que era xenon ...... :roll: :roll: :roll: :roll:
 
paulo oliveira disse:
Já contribui o suficiente para este topico...
Há que apertar o cerco nas inspecções porque começo a ficar farto dos kits "after-market" ebay que proliferam e que encandeiam bastante....

ainda ninguem me disse , nem tu , NEM GNR , NEM PSP , nem ninguem , onde está na lei portuguesa que não posso ter um kit aftermaker ........
mas se calhar , como me respondes te , tenho que perguntar isto como se tivesse 2 anos :S
 
artur disse:
então pela tua logica , quem anda com peliculas , não pode ser multado .........
existe uma norma europeia que as permite :roll: :roll: :roll: :roll:


Nota-se que és do meio automóvel... andas muito bem informado
(eu não sou... 8))

Já me dizia o meu avó:
Aprende, agradeçe quem te ensina e não discutas... :)

Foi aprovado em Conselho de Ministros a 31 de Outubro o Decreto-Lei que regula a aplicação das películas para vidros de viaturas.

Este Decreto-Lei surge no seguimento da recomendação da Comissão Europeia para o estabelecimento de uma regulamentação das películas para automóveis, promovendo a livre circulação de bens e serviços.

As condições técnicas mínimas para a instalação vão ao encontro das condições de segurança exigidas aos veículos que circulam na via pública.

Aguarda-se a redacção dos procedimentos que vão imperar no mercado e posterior publicação em Diário da República.

A regulamentação prevê que as películas tenham uma gravação (na própria película) com o número de homologação e identificação da marca. Esta tem que ficar visível após a instalação no vidro.

A instalação tem que ser efectuada por uma empresa ou instalador devidamente certificado. Deverá ser entregue ao cliente um documento oficial (certificado de instalação, com os dados da viatura e película instalada).

Após a instalação, o cliente final, acompanhado do certificado de instalação, terá obrigatoriamente que submeter a sua viatura a uma inspecção técnica especial. A regulamentação prevê que veículos com películas mal instaladas, que apresentem bolhas, aspecto distorcido ou outros defeitos, não passem na inspecção. Esta inspecção terá um valor que não deverá exceder os 20€, valor bastante abaixo do praticado nas inspecções técnicas normais.
 
e ha quantos anos as peliculas sao permitas na comunidade europeia ( ou em grande parte dos paises ??? ) ????
até a publicação em diario da republica ........... ainda deve faltar um enorme bocado .....
mas ja vi que nao vamos a lado nenhum com esta conversa , e algumas das tuas respostas não foram da forma mais agradavel , por isso , fico me por aqui ...... porque nao vou entrar em argumentações com alguem que esta tao bem informado , e que afinal , os outros é que sao todos estupidos ( incluindo gnr , psp , centros de inspeções , etc )
boa noite para ti ;)
 
Artur... não sei o que dizer mais
Na pagina 2 já arrumei a discussão... já vamos a caminho da pagina 5
Boa noite para ti tb Rei Artur.

A ANIVAP - Agrupamento Nacional de Inspecções Automóveis, ACE , constituída sob entidade jurídica de agrupamento complementar de empresas (ACE), em 23 de Abril de 1998, agrupa actualmente 38 Centros de Inspecção de Veículos Automóveis, acreditados no âmbito do Sistema Português de Qualidade, pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), disponibilizando 101 linhas de inspecção, geograficamente distribuídas pelo território nacional.

A ANIVAP, ACE, é actualmente responsável por 25% das inspecções realizadas no país, detendo 311 inspectores altamente qualificados e credenciados pela Direcção Geral de Viação.



anivapwm2gy2.jpg
 
eu tambem nao sei mais o que te dizer .....
ja te pus ai o decreto lei das luzes , mas continuas a teimar com um papel que para mim nao tem validade nenhuma .....
ficas na tua que fico na minha .....

ps - nao te dei confiança para me tratares por rei artur .....
ja brincas te com a piada dos dois anos e tal , volto te a dizer que acho que ja te esticas te um pouco nos comentarios em relação a minha pessoa .

poes os teus posts e a tuas ideias / conviccçoes e eu ponho as minhas , a partir dai , ficamos nos por ai .....
 
ora bem....de xenon eu n pesco nada..agora de peliculas a historia é outra


e posso dizer k ha norma europeia ha muitos anos que permite o uso d peliculas e aqui em portugal ainda n é legal...quanto ao que puseram aqui pra ja n passa de especulaçao...so se sabe k vai ser permitido mas as condicionantes sao uma incognita...o mais certo é serem conforme de mais jeito a alguns lobbies que se por um lado lutaram para ser legal, por outro agora tudo fazem para monopolizar o mercado....

outro exemplo de norma europeia nao cumprida em portugal é a situaçao do IVA sobre o IA...ilegal mas praticado em portugal...


caros amigos...se n ha decreto lei a norma europeia n vale nada...portugal paga as multas por n as cumprir...mas o que é certo é que quem se lixa somos nos pq se as paga é pq as receitas das multas aos condutores sao maiores do que a multa aplicada pela UE....faz-me lembrar os anuncios de TV...so podem haver X minutos por cada Y de emissao....mas como da tanto dinheiro compensa pagar as multas...

quanto a isso da anivap ou la o que é.....arrisco-me a dizer k éaté ilegal....se n ha decreto lei quem sao esses senhores pra reprovar o que quer k seja...isto é um pais das bananas onde quem tem algum poder tem a mania k ja faz o que quer....n é preciso ser jurista pra perceber que se n ta na lei entao n ha legitimidade desses senhores estipularem isso...quando mt podiam dizer (e baseando-se na treta do decreto lei k diz k n é permitida NENHUMA alteraçao a um carro) que se n vem de origem n é legal...agora isso dos lava farois é treta pura e simples

estou com o artur num ponto....ou me mostram o decreto lei onde diz isso dos lava farois ou é mais uma historia da carochinha tipica do tuga

quanto á legalidade dos kits xenon...NAO sao legais por uma razao simples...o tal decreto lei k n permite nenhuma alteraçao que por ser tao generico permite os abusos k se ve por aí ás autoridades (quando querem pegar ha sempre kk coisa por onde conseguem)...agora por ter ou nao lava farois...tretas
 
eu segundo o que sei , os ipos regulam se pela norma europeia , dai reprovarem os carros ( legalmente ou ilegalmente isso ja nao tenho bases para o dizer )

agora uma coisa é certa , quero ver qual é o policia que me vai multar por ter xenon branco .....
qual o decreto lei / artigo que vai por na multa ????? sim , quando se passa uma multa , tem que haver infração , logo , tem que la estar o artigo que foi infrigido e até agora não vi esse artigo em lado nenhum ....... se for xenon azul , ai a historia ja é outra , pois multa com base no artigo que as luzes a frente teem que ser brancas ou amarelas .....

agora um carro nao esta legal porque nao tem lava farois ????? nao pode ser homolgado em pt ???? o seguro nao é valido ????

quanto a isso é o que costumo dizer e oico dizer , fala se demais nos cafes ............
 
amigos ninguem vos pode mostrar uma coisa que nao esta no decreto de lei.
logo nao te podem reprovar nas ipo, somente se a luz for azul e nao branca como so te podem multar se a luz tb for azul e nao branca.
isso dos lava farois os carros trazem de origem pk nao sao fabricados em portugal, logo os carros tem de seguir as normas dos paises que sao fabricados.

fis-me entender ou querem um desenho
ja chega de conversa pk ja se sabe onde isto vai parar

abraços
 
O artur amanhã já dá a resposta definitiva. Posso adiantar que pela directiva apenas os carros com xenon de fábrica estão obrigados a possuir nivelador e lava-faróis. Em relação ao IPO o rafeal está certo, apenas a cor (e relacionada com a mesma a intensidade do xénon).

® artur :P
 
rafael disse:
amigos ninguem vos pode mostrar uma coisa que nao esta no decreto de lei.
logo nao te podem reprovar nas ipo, somente se a luz for azul e nao branca como so te podem multar se a luz tb for azul e nao branca.
isso dos lava farois os carros trazem de origem pk nao sao fabricados em portugal, logo os carros tem de seguir as normas dos paises que sao fabricados.

fis-me entender ou querem um desenho
ja chega de conversa pk ja se sabe onde isto vai parar

abraços

bem , afinal nao sou o unico a estar errado ........ :P
 
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