eu não percebo nada de mecanica nem de enercia nem dessas coisas que já se falou, agora..., um motor mesmo que vá a 1000rpm tem que forçosamente de consumir qq coisa pois não acho que funcione só com o ar.., portanto se for a 2000rpm..., gastará mais..., e assim sussesivamente..., agora tambem deve ser diferente se vai em esforço ou em "folga"..., ou seja..., a meu vêr em ponto morto gasta menos, mas isto é a minha ideia, tal como disse, pode ser uma barbaridade.
Em relação ao pessoal que tem cb, qdo se vai a descer com ele engatado em 5.ª/6.ª vai a consumir 0 (zero)???? hummmm...., por isso os valores dos consumos finais em relações ás medias efectuadoa são diferentes de cb para a realidade.
e o CB tem razão
-A descer engatado - Consumo 0.0
-Desengatado,quer seja a descer ou parado-consumo 4,7 alem do carro ir mais seguro, a partir daqui só desligando o motor ( e ficar sem travões e direcção, alem de Foxxx as transmissões todas )
-Isto aprendi quando tirei a carta, alem de se dever travar sempre com o travão motor evitando utilizar o travão de emergencia, pois o seu uso intensivo pode provocar o seu aquecimento, e perca de rendimento epoder de travagem isto em descidas acentuadas. A mudança que deve ir engatada é a mudança correspondente á necessária para efectuar a descida em sentido inverso