Boa noite!
Tenho acompanhado o tópico com interesse, continuem assim.
O meu audi há uma semana começou a trabalhar irregular. Com o excesso de vibração\falta potencia\barulho pareceu-me ser um cilindro sem trabalhos a decorrer
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Este primeiro diagnóstico foi confirmado quando após desligar cada uma das bobines reparei que no terceiro cilindro não tinha diferenças no comportamento.
Pensei então que seria relacionado com a faísca, para começar vela ou bobine de ignição. Troquei cada um dos componentes com outros cilindros e contínuou apenas o terceiro cilindro a falhar... Já estava a ver a vida a andar para trás, seria falta de compressão?
Felizmente não, após pesquisar percebi que existia o que chamam de "amplificador de sinal" das bobines, situado em cima do filtro de ar. Pelo que percebi esta peça recebe impulsos da centralina por 4 fios diferentes (4 cilindros), de 3v +\-, para a ignição, que seguidamente encaminha para as bobines.
Encontrei uma maneira de testar esta peça verificando a resistência entre a entrada e saída do tal modulo para cada cilindro, com a ajuda de uma pilha. Felizmente tudo bateu certo com o problema, a resistência era consistente em todas as ligações, menos no terceiro cilindro.
Deparei-me com um inigma, tentar reparar o modulo ou comprar um novo? Como não perdia nada decidi reparar. Ao abrir o módulo rapidamente me deparei com o "rato": um fio solto. Com o pouco jeito que tenho tentei soldar e voilá... ! A ligação do 3º cilindro passou a funcionar, mas infelizmente devo ter dado um toque no fio ao lado e o do 2º deixou de funcionar. Tentei pelo menos
Acabou por ser mais uma experiência, porque visto sendo uma peça tão crucial no bom funcionamento do carro que prefiro substituir.
Preços? Na audi 240€+ , numa loja de peças 175€. Até doi, uma peça tão pequena! Finalmente acabei por comprar no ebay uma com poucos quilometros por 35€. Caso tenha problemas compro por 100€ nova no ebay, por agora vai servir
Abraço e espero que possa ajudar quem, eventualmente, tenha um problema parecido!