1.8T - "The Topic"

Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Eu acredito em vocês em relação á baia de expansão :), mas em relação ao canal vicky, o meu já variou entre os 90º e os 106º, e isto das vezes que vi, por isso duvido que seja a temperatura do motor mesmo, acho que é mais como o trevas diz :p, devem ser medidos em sítios diferentes, e uns modelos usam um sensor e outros outro.

Basta terem a centralina diferente para mudar logo tudo, os modelos a partir de 07/1996 têm uma centralina diferente, logo aí deve alterar tudo :p
ate pode ser colega, mas a verdade é que nunca vi o valor do canal 51 variar, xega aos 90º e por ali fca, mas da proxima vez que fizer uma viagem, vou estar atento ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

No canal C49 aparece sempre o mesmo valor, 13. O C50 e C51 aparecem sempre com valores iguais, isto a mim.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

ora tal como já falei, ando há mais de um ano com um erro na lambda de falta de positivo..

já troquei a OEM por uma BOSH, não deu, reclamei e mudei-as novamente..
há umas semanas abriram-me a centralina e verificou-se os 4 fios desde a centralina até á sonda.. tudo OK..

o problema no meu carro só se reflete a frio.. relenti instável, e se tocar no acelerador, quando largo, a rotação cai para 500rpm e quase vai a baixo.. se for a rolar e embraiar o carro para parar a rotação oscila das 600 até ás 1000rpm..
mas depois de o anti-congelante passar os 70ºC tudo fica normal..

se o carro estiver quente, apaga-se o erro e ele não aparece até o meter a trabalhar novamente com o motor 100% frio...


então comecei a matutar e decidi googlar por "AEB lambda short to plus" e encontrei este tópico:
VWVortex.com - AEB hesitation, stall, rough idle - No engine DTC's...

depois de carradas de dúvidas do gajo, respostas, trocas de material e afins... a solução dele foi:
"I fixed this months ago, but I wanted to post my fix for posterity.
My problem turned out to be a bad MAF.
Apparently that era of 1.8T didn't have a MAP sensor. Disconnecting the MAF on these cars will cause it to run like ****e and die.
I replaced the MAF and it runs like a top."


então pus-me a pensar.. já troquei a MAF mas foi no 8L.. a do B5 tem quase 17 anos de idade (ainda é a OEM :green: )
2ª feira a ver se meto uma recondicionada bosch e vejo se é de lá... se não for.. olhem.. há maneira piores de estoirar 60€ :p


só partilhar isto aqui.. depois também posto o resultado final...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

ora tal como já falei, ando há mais de um ano com um erro na lambda de falta de positivo..

já troquei a OEM por uma BOSH, não deu, reclamei e mudei-as novamente..
há umas semanas abriram-me a centralina e verificou-se os 4 fios desde a centralina até á sonda.. tudo OK..

o problema no meu carro só se reflete a frio.. relenti instável, e se tocar no acelerador, quando largo, a rotação cai para 500rpm e quase vai a baixo.. se for a rolar e embraiar o carro para parar a rotação oscila das 600 até ás 1000rpm..
mas depois de o anti-congelante passar os 70ºC tudo fica normal..

se o carro estiver quente, apaga-se o erro e ele não aparece até o meter a trabalhar novamente com o motor 100% frio...


então comecei a matutar e decidi googlar por "AEB lambda short to plus" e encontrei este tópico:
VWVortex.com - AEB hesitation, stall, rough idle - No engine DTC's...

depois de carradas de dúvidas do gajo, respostas, trocas de material e afins... a solução dele foi:
"I fixed this months ago, but I wanted to post my fix for posterity.
My problem turned out to be a bad MAF.
Apparently that era of 1.8T didn't have a MAP sensor. Disconnecting the MAF on these cars will cause it to run like ****e and die.
I replaced the MAF and it runs like a top."


então pus-me a pensar.. já troquei a MAF mas foi no 8L.. a do B5 tem quase 17 anos de idade (ainda é a OEM :green: )
2ª feira a ver se meto uma recondicionada bosch e vejo se é de lá... se não for.. olhem.. há maneira piores de estoirar 60€ :p


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amigo!! mas acende-te alguma luz no quadrante quanto a esse problema??
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

ora tal como já falei, ando há mais de um ano com um erro na lambda de falta de positivo..

já troquei a OEM por uma BOSH, não deu, reclamei e mudei-as novamente..
há umas semanas abriram-me a centralina e verificou-se os 4 fios desde a centralina até á sonda.. tudo OK..

o problema no meu carro só se reflete a frio.. relenti instável, e se tocar no acelerador, quando largo, a rotação cai para 500rpm e quase vai a baixo.. se for a rolar e embraiar o carro para parar a rotação oscila das 600 até ás 1000rpm..
mas depois de o anti-congelante passar os 70ºC tudo fica normal..

se o carro estiver quente, apaga-se o erro e ele não aparece até o meter a trabalhar novamente com o motor 100% frio...


então comecei a matutar e decidi googlar por "AEB lambda short to plus" e encontrei este tópico:
VWVortex.com - AEB hesitation, stall, rough idle - No engine DTC's...

depois de carradas de dúvidas do gajo, respostas, trocas de material e afins... a solução dele foi:
"I fixed this months ago, but I wanted to post my fix for posterity.
My problem turned out to be a bad MAF.
Apparently that era of 1.8T didn't have a MAP sensor. Disconnecting the MAF on these cars will cause it to run like ****e and die.
I replaced the MAF and it runs like a top."


então pus-me a pensar.. já troquei a MAF mas foi no 8L.. a do B5 tem quase 17 anos de idade (ainda é a OEM :green: )
2ª feira a ver se meto uma recondicionada bosch e vejo se é de lá... se não for.. olhem.. há maneira piores de estoirar 60€ :p


só partilhar isto aqui.. depois também posto o resultado final...

AgA, é curioso é ele dar erro na sonda lambda quando se liga o vag-com...

Eu no fim de semana passado quis limpar a minha MAF e acabei por dar cabo dela :green:
Mas quando liguei o vag-com, o erro era especificamente da MAF, dizia qualquer coisa do tipo: "Mass Air Flow - Input signal too high".
E os sintomas era custar a pegar, quando pegava o ralenti tinha umas oscilações para acabava por regularizar, e quando acelerava, ele hesitava a responder.
Já mandei vir uma MAF do ebay, mas não é original da Bosch, mas dizem que é de tão boa qualidade como a de origem. Estou para ver...
Ficou-me a 35€ com os portes incluidos. Deve estar quase a chegar.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

amigo!! mas acende-te alguma luz no quadrante quanto a esse problema??

nopes, sem luzinhas, sem nada..
apenas o erro na centralina "O2 sensor - short to plus"

AgA, é curioso é ele dar erro na sonda lambda quando se liga o vag-com...

Eu no fim de semana passado quis limpar a minha MAF e acabei por dar cabo dela :green:
Mas quando liguei o vag-com, o erro era especificamente da MAF, dizia qualquer coisa do tipo: "Mass Air Flow - Input signal too high".
E os sintomas era custar a pegar, quando pegava o ralenti tinha umas oscilações para acabava por regularizar, e quando acelerava, ele hesitava a responder.
Já mandei vir uma MAF do ebay, mas não é original da Bosch, mas dizem que é de tão boa qualidade como a de origem. Estou para ver...
Ficou-me a 35€ com os portes incluidos. Deve estar quase a chegar.

curioso não é..
se ela estiver a ler valores dentro do padrão, mas devido á idade dar valores errados, o que vai dar é uma info errada á centralina..
com o ar que a MAF mede espera por X de gases no escape.. e chegam lá Y, pensa que tem a lambda lixada..

até tem alguma lógica.. espero eu! :p
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

AgA, é curioso é ele dar erro na sonda lambda quando se liga o vag-com...

Eu no fim de semana passado quis limpar a minha MAF e acabei por dar cabo dela :green:
Mas quando liguei o vag-com, o erro era especificamente da MAF, dizia qualquer coisa do tipo: "Mass Air Flow - Input signal too high".
E os sintomas era custar a pegar, quando pegava o ralenti tinha umas oscilações para acabava por regularizar, e quando acelerava, ele hesitava a responder.
Já mandei vir uma MAF do ebay, mas não é original da Bosch, mas dizem que é de tão boa qualidade como a de origem. Estou para ver...
Ficou-me a 35€ com os portes incluidos. Deve estar quase a chegar.
amigo eu acredito que seja muito bem da MAF, pois estes dois sensores estão inter ligados, se a MAF estiver a ler mal, vai dar valores errados a centralina, que por sua vez vai dar valores a sonda lambda diferentes do normal, esta por sua vez da informaçao a centralina que vai dar valores diferentes aos injectores, e no meio disto tudo, que pode levar com as culpas é a lambda, muitas vezes os erros que aparecem no VAG, não estão associados directamente ao que ele se refere ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

basicamente, eu só não noto mais na condução do carro porque ando a GPL, e a injecção é +/- fixa..
isto é, não é tão corrijida como a injecção a gasolina..


mas o que é certo é que o carro anda mesmo mortiço a gasolina.. :p
se calhar também é disso...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

amigo eu acredito que seja muito bem da MAF, pois estes dois sensores estão inter ligados, se a MAF estiver a ler mal, vai dar valores errados a centralina, que por sua vez vai dar valores a sonda lambda diferentes do normal, esta por sua vez da informaçao a centralina que vai dar valores diferentes aos injectores, e no meio disto tudo, que pode levar com as culpas é a lambda, muitas vezes os erros que aparecem no VAG, não estão associados directamente ao que ele se refere ;)

Vick, não leves a mal a correcção, mas a centralina não vai dizer nada à sonda lambda.

A sonda lambda e a MAF são ambos sensores, como tal, a unica coisa que fazem é leitura de valores e passam essa leitura à centralina. Ou seja a informação só tem um sentido, sensores->centralina, a centralina não transmite informação aos sensores, apenas aos actuadores. ;)

- - - - - - - - - -

curioso não é..
se ela estiver a ler valores dentro do padrão, mas devido á idade dar valores errados, o que vai dar é uma info errada á centralina..
com o ar que a MAF mede espera por X de gases no escape.. e chegam lá Y, pensa que tem a lambda lixada..

até tem alguma lógica.. espero eu! :p

Estou a perceber a tua lógica AgA, realmente se os valores da MAF estiverem errados mas dentro do padrão, não à razões para a centralina suspeitar da MAF, mas se a centralina não gostou dos valores da sonda lambda, seria normal que apareça um erro, mas daí à centralina ficar a acusar sensores...

É que esse teu erro "lambda short to plus" sugere-me que o sinal da sonda lambda está a ser constante, não sofre variações... Caso contrário, eu ACHO que ele daria um erro do tipo "implausible signal".

Eu sugeria-te fazer uma verificação, liga ao vag-com com o motor a trabalhar, vai aos canais que medem os valores da sonda lambda e vê se eles variam conforme dás uns toques no acelerador.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Pois aga, esse erro já eu tenho desde que meti a lambda nova, e nunca descobri o que era, verifiquei cabos, testei a sonda com o multímetro, estava tudo ok.

E de facto a minha MAF estava estragada, também tinha o erro "high input signal", mas nunca pensei que afeta-se diretamente a sonda, porque deviam ser circuitos separados, mas quando fui ver o circuito da centralina no Autodata e reparei que estes circuitos não estão separados, têm alguns fios em comum a nível electrónico, o que deve interferir com esta.

Trevas, eu penso que tem influencia a MAF com a sonda, porque a sonda lambda recebe um valor da centralina, neste caso uma tensão AC, e a partir da resistência que a sonda apresenta assim a centralina interpreta estes valores, como os circuitos da MAF e da sonda têm partes em comum a falta de valores da MAF deve influenciar os valores enviados pela centralina á sonda.

Penso que este problema deve ser comum nestas centralinas, quando a maf berra deve causar erros de sonda.

De qualquer forma desliguei a MAF e o carro ficou mais certinho, nota-se que consome mais um bocado mas pronto, a MAF nova do ebay também deve estar a chegar.

Assim fico descansado que não é um problema com a centralina, como não via ninguém com o mesmo problema que eu fartei me de pesquisar, até que achei melhor esperar até meter a MAF e ver no que dá.

Abraço
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

RicardoEV,

desculpa contrariar-te mas a sonda lambda não recebe valores da centralina, a sonda recebe uma tensão, não sei se é os 12V ou 5V e devolve à centralina uma tensão algures entre 0 a 1V.

De resto concordo contigo :)
 
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