1.8T - "The Topic"

Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Eu acredito em vocês em relação á baia de expansão :), mas em relação ao canal vicky, o meu já variou entre os 90º e os 106º, e isto das vezes que vi, por isso duvido que seja a temperatura do motor mesmo, acho que é mais como o trevas diz :p, devem ser medidos em sítios diferentes, e uns modelos usam um sensor e outros outro.

Basta terem a centralina diferente para mudar logo tudo, os modelos a partir de 07/1996 têm uma centralina diferente, logo aí deve alterar tudo :p
ate pode ser colega, mas a verdade é que nunca vi o valor do canal 51 variar, xega aos 90º e por ali fca, mas da proxima vez que fizer uma viagem, vou estar atento ;)

No canal C49 aparece sempre o mesmo valor, 13. O C50 e C51 aparecem sempre com valores iguais, isto a mim.

ora tal como já falei, ando há mais de um ano com um erro na lambda de falta de positivo..

já troquei a OEM por uma BOSH, não deu, reclamei e mudei-as novamente..
há umas semanas abriram-me a centralina e verificou-se os 4 fios desde a centralina até á sonda.. tudo OK..

o problema no meu carro só se reflete a frio.. relenti instável, e se tocar no acelerador, quando largo, a rotação cai para 500rpm e quase vai a baixo.. se for a rolar e embraiar o carro para parar a rotação oscila das 600 até ás 1000rpm..
mas depois de o anti-congelante passar os 70ºC tudo fica normal..

se o carro estiver quente, apaga-se o erro e ele não aparece até o meter a trabalhar novamente com o motor 100% frio...

então comecei a matutar e decidi googlar por "AEB lambda short to plus" e encontrei este tópico:
VWVortex.com - AEB hesitation, stall, rough idle - No engine DTC's...

depois de carradas de dúvidas do gajo, respostas, trocas de material e afins... a solução dele foi:
"I fixed this months ago, but I wanted to post my fix for posterity.
My problem turned out to be a bad MAF.
Apparently that era of 1.8T didn't have a MAP sensor. Disconnecting the MAF on these cars will cause it to run like ****e and die.
I replaced the MAF and it runs like a top."

então pus-me a pensar.. já troquei a MAF mas foi no 8L.. a do B5 tem quase 17 anos de idade (ainda é a OEM :green: )
2ª feira a ver se meto uma recondicionada bosch e vejo se é de lá... se não for.. olhem.. há maneira piores de estoirar 60€ :p

só partilhar isto aqui.. depois também posto o resultado final...

ora tal como já falei, ando há mais de um ano com um erro na lambda de falta de positivo..

há umas semanas abriram-me a centralina e verificou-se os 4 fios desde a centralina até á sonda.. tudo OK..

o problema no meu carro só se reflete a frio.. relenti instável, e se tocar no acelerador, quando largo, a rotação cai para 500rpm e quase vai a baixo.. se for a rolar e embraiar o carro para parar a rotação oscila das 600 até ás 1000rpm..

se o carro estiver quente, apaga-se o erro e ele não aparece até o meter a trabalhar novamente com o motor 100% frio...

então comecei a matutar e decidi googlar por "AEB lambda short to plus" e encontrei este tópico:

depois de carradas de dúvidas do gajo, respostas, trocas de material e afins... a solução dele foi:
Apparently that era of 1.8T didn't have a MAP sensor. Disconnecting the MAF on these cars will cause it to run like ****e and die.

então pus-me a pensar.. já troquei a MAF mas foi no 8L.. a do B5 tem quase 17 anos de idade (ainda é a OEM :green: )
2ª feira a ver se meto uma recondicionada bosch e vejo se é de lá... se não for.. olhem.. há maneira piores de estoirar 60€ :p

amigo!! mas acende-te alguma luz no quadrante quanto a esse problema??

AgA, é curioso é ele dar erro na sonda lambda quando se liga o vag-com...

Eu no fim de semana passado quis limpar a minha MAF e acabei por dar cabo dela :green:
Mas quando liguei o vag-com, o erro era especificamente da MAF, dizia qualquer coisa do tipo: "Mass Air Flow - Input signal too high".
E os sintomas era custar a pegar, quando pegava o ralenti tinha umas oscilações para acabava por regularizar, e quando acelerava, ele hesitava a responder.
Já mandei vir uma MAF do ebay, mas não é original da Bosch, mas dizem que é de tão boa qualidade como a de origem. Estou para ver...
Ficou-me a 35€ com os portes incluidos. Deve estar quase a chegar.

amigo!! mas acende-te alguma luz no quadrante quanto a esse problema??

nopes, sem luzinhas, sem nada..
apenas o erro na centralina "O2 sensor - short to plus"

Eu no fim de semana passado quis limpar a minha MAF e acabei por dar cabo dela :green:
Mas quando liguei o vag-com, o erro era especificamente da MAF, dizia qualquer coisa do tipo: "Mass Air Flow - Input signal too high".
E os sintomas era custar a pegar, quando pegava o ralenti tinha umas oscilações para acabava por regularizar, e quando acelerava, ele hesitava a responder.
Já mandei vir uma MAF do ebay, mas não é original da Bosch, mas dizem que é de tão boa qualidade como a de origem. Estou para ver...

curioso não é..
se ela estiver a ler valores dentro do padrão, mas devido á idade dar valores errados, o que vai dar é uma info errada á centralina..
com o ar que a MAF mede espera por X de gases no escape.. e chegam lá Y, pensa que tem a lambda lixada..

até tem alguma lógica.. espero eu! :p

amigo eu acredito que seja muito bem da MAF, pois estes dois sensores estão inter ligados, se a MAF estiver a ler mal, vai dar valores errados a centralina, que por sua vez vai dar valores a sonda lambda diferentes do normal, esta por sua vez da informaçao a centralina que vai dar valores diferentes aos injectores, e no meio disto tudo, que pode levar com as culpas é a lambda, muitas vezes os erros que aparecem no VAG, não estão associados directamente ao que ele se refere ;)

basicamente, eu só não noto mais na condução do carro porque ando a GPL, e a injecção é +/- fixa..
isto é, não é tão corrijida como a injecção a gasolina..

mas o que é certo é que o carro anda mesmo mortiço a gasolina.. :p
se calhar também é disso...

amigo eu acredito que seja muito bem da MAF, pois estes dois sensores estão inter ligados, se a MAF estiver a ler mal, vai dar valores errados a centralina, que por sua vez vai dar valores a sonda lambda diferentes do normal, esta por sua vez da informaçao a centralina que vai dar valores diferentes aos injectores, e no meio disto tudo, que pode levar com as culpas é a lambda, muitas vezes os erros que aparecem no VAG, não estão associados directamente ao que ele se refere ;)

Vick, não leves a mal a correcção, mas a centralina não vai dizer nada à sonda lambda.

A sonda lambda e a MAF são ambos sensores, como tal, a unica coisa que fazem é leitura de valores e passam essa leitura à centralina. Ou seja a informação só tem um sentido, sensores->centralina, a centralina não transmite informação aos sensores, apenas aos actuadores. ;)

- - - - - - - - - -

curioso não é..
se ela estiver a ler valores dentro do padrão, mas devido á idade dar valores errados, o que vai dar é uma info errada á centralina..
com o ar que a MAF mede espera por X de gases no escape.. e chegam lá Y, pensa que tem a lambda lixada..

até tem alguma lógica.. espero eu! :p

Estou a perceber a tua lógica AgA, realmente se os valores da MAF estiverem errados mas dentro do padrão, não à razões para a centralina suspeitar da MAF, mas se a centralina não gostou dos valores da sonda lambda, seria normal que apareça um erro, mas daí à centralina ficar a acusar sensores...

É que esse teu erro "lambda short to plus" sugere-me que o sinal da sonda lambda está a ser constante, não sofre variações... Caso contrário, eu ACHO que ele daria um erro do tipo "implausible signal".

Eu sugeria-te fazer uma verificação, liga ao vag-com com o motor a trabalhar, vai aos canais que medem os valores da sonda lambda e vê se eles variam conforme dás uns toques no acelerador.

Pois aga, esse erro já eu tenho desde que meti a lambda nova, e nunca descobri o que era, verifiquei cabos, testei a sonda com o multímetro, estava tudo ok.

E de facto a minha MAF estava estragada, também tinha o erro "high input signal", mas nunca pensei que afeta-se diretamente a sonda, porque deviam ser circuitos separados, mas quando fui ver o circuito da centralina no Autodata e reparei que estes circuitos não estão separados, têm alguns fios em comum a nível electrónico, o que deve interferir com esta.

Trevas, eu penso que tem influencia a MAF com a sonda, porque a sonda lambda recebe um valor da centralina, neste caso uma tensão AC, e a partir da resistência que a sonda apresenta assim a centralina interpreta estes valores, como os circuitos da MAF e da sonda têm partes em comum a falta de valores da MAF deve influenciar os valores enviados pela centralina á sonda.

Penso que este problema deve ser comum nestas centralinas, quando a maf berra deve causar erros de sonda.

De qualquer forma desliguei a MAF e o carro ficou mais certinho, nota-se que consome mais um bocado mas pronto, a MAF nova do ebay também deve estar a chegar.

Assim fico descansado que não é um problema com a centralina, como não via ninguém com o mesmo problema que eu fartei me de pesquisar, até que achei melhor esperar até meter a MAF e ver no que dá.

Abraço

RicardoEV,

desculpa contrariar-te mas a sonda lambda não recebe valores da centralina, a sonda recebe uma tensão, não sei se é os 12V ou 5V e devolve à centralina uma tensão algures entre 0 a 1V.

De resto concordo contigo :)

Back