1.8T - "The Topic"

Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

esse erro tambem pode ser derivado a MAF, é da concorrencia certo??

yah é, pensei nisso, mas se fosse erro da MAF dava me logo, e como o erro da MAF desapareceu só pode ser da sonda ou assim, e o carro desde que meti a MAF ficou com o relantim certo e mais poupadinho, esta deve estar a fazer o trabalho dela :p

yah é, pensei nisso, mas se fosse erro da MAF dava me logo, e como o erro da MAF desapareceu só pode ser da sonda ou assim, e o carro desde que meti a MAF ficou com o relantim certo e mais poupadinho, esta deve estar a fazer o trabalho dela :p
mas tambem é estranho esse erro nunca ter aparecido antes, e apreceu agora apos a troca da MAF..

mas tambem é estranho esse erro nunca ter aparecido antes, e apreceu agora apos a troca da MAF..

Pois, mas duvido que seja, tou mais virado para a lambda, de qualquer forma vou ver se limpo o corpo da borboleta para ver.

Alguem falou em mim? :p

Tou lixado com voces... Então voces não sabem interpretar os erros do vag-com? :p :green:

RicardoEV, o vag-com foi muito especifico no erro, ele diz que é o problema está no potenciometro da borboleta, não na borboleta.
Ele tem um potênciometro na borboleta que informa a ECU da posição da borboleta, é disso que o vag-com se está a queixar.
Esse potenciometro está dentro da caixinha de plastico ao lado da borboleta.

Já agora, a minha MAF da concorrencia nao me tem dado problemas, nao tenho erro nenhum no vag-com de momento.

Mais uma coisa, repara que os teus erros são intermitentes, quer dizer que só acontecem de vez em quando, por isso, eu apontava para mau contacto. ;)

Last edited:

Pois eu duvido que seja da MAF, porque antes já tinha este erro, mas nem reparei nele, porque pensava que era da sonda/MAF, agora com a MAF só pode ser da sonda, e daí não sei.

Quanto mais se arranja mais se estraga :p

- - - - - - - - - -

Alguem falou em mim? :p

Tou lixado com voces... Então voces não sabem interpretar os erros do vag-com? :p :green:

RicardoEV, o vag-com foi muito especifico no erro, ele diz que é o problema está no potenciometro da borboleta, não na borboleta.
Ele tem um potênciometro na borboleta que informa a ECU da posição da borboleta, é disso que o vag-com se está a queixar.
Esse potenciometro está dentro da caixinha de plastico ao lado da borboleta.

Já agora, a minha MAF da concorrencia nao me tem dado problemas, nao tenho erro nenhum no vag-com de momento.

Pois já pensei se pode ser sujidade, de alguma forma pode estar a bloquear a borboleta e indicar uma posição errada.

Eu já vejo tanto erro á minha frente que nem sei que pensar :green:

Pode ser falta de afinação através do vag?? :S

qual é a tua motorização? e resolveste o problema com a troca da MAF??

o meu é um simples 1.6, ainda não resolvi porque só encomendei hoje a MAF, mas tudo o resto está operacional, se não resolver com a MAF nova só pode ser problema de juntas, juntar tudo e deitar fora.

o meu é um simples 1.6, ainda não resolvi porque só encomendei hoje a MAF, mas tudo o resto está operacional, se não resolver com a MAF nova só pode ser problema de juntas, juntar tudo e deitar fora.
so ainda não entendi porque dizes ser da MAF, será possivel pores aqui o que o VAG escreveu relativamente a esse erro??

Pois eu duvido que seja da MAF, porque antes já tinha este erro, mas nem reparei nele, porque pensava que era da sonda/MAF, agora com a MAF só pode ser da sonda, e daí não sei.

Quanto mais se arranja mais se estraga :p

- - - - - - - - - -

Pois já pensei se pode ser sujidade, de alguma forma pode estar a bloquear a borboleta e indicar uma posição errada.

Eu já vejo tanto erro á minha frente que nem sei que pensar :green:

Pode ser falta de afinação através do vag?? :S

Hum, eu acredito mais que a sujidade esteja no potenciometro, não na borboleta.

Se a sujidade bloqueasse a borboleta, o potenciometro limitava-se a informar a ECU da posição da borboleta, não dando origem a um erro.

so ainda não entendi porque dizes ser da MAF, será possivel pores aqui o que o VAG escreveu relativamente a esse erro??

00561 - Mixture Adaptation: Adaptation Limit (Mult) Exceeded

ou seja, mistura muito pobre, chego a ter mais de 200% de correcção no tempo de injecção, e os valores lidos pela MAF estão um pouco mais altos do que seria normal, 95 g/s no pico de potência que dará algo como 118cv, 17cv a mais do que deveria ter.

baseado nisto: Fuel Trim Info - Ross-Tech Wiki

Last edited:

Hum, eu acredito mais que a sujidade esteja no potenciometro, não na borboleta.

Se a sujidade bloqueasse a borboleta, o potenciometro limitava-se a informar a ECU da posição da borboleta, não dando origem a um erro.

Pois não sei mesmo, ainda por cima aquilo para limpar o potenciometro não deve ser fácil, deve estar lacrado, hoje notei que o carro tinha um relantim mais baixo, depois subia, tenho de ver o que se passa com aquilo mesmo.

- - - - - - - - - -

00561 - Mixture Adaptation: Adaptation Limit (Mult) Exceeded

ou seja, mistura muito pobre, chego a ter mais de 200% de correcção no tempo de injecção, e os valores lidos pela MAF estão um pouco mais altos do que seria normal, 95 g/s no pico de potência que dará algo como 118cv, 17cv a mais do que deveria ter.

baseado nisto: Fuel Trim Info - Ross-Tech Wiki

Mas se fosse da MAF ele dava te o erro "Input Valor too high", e se calhar está a queimar mais combustivel logo suga mais ar, dando valores de MAF mais altos.

Pessoal tive agora de volta daquilo, tirei o corpo da borboleta, tinha óleo e um bocado de sujidade, testei o sensor da posição da borboleta e estava tudo dentro dos parâmetros, abri também a tampa que protege e estava tudo novo sem um pingo de oxidação nem nada.

Logo o erro deve ser devido á sonda, para a semana ver se compro a indicada e fica tudo resolvido :)

Pessoal tive agora de volta daquilo, tirei o corpo da borboleta, tinha óleo e um bocado de sujidade, testei o sensor da posição da borboleta e estava tudo dentro dos parâmetros, abri também a tampa que protege e estava tudo novo sem um pingo de oxidação nem nada.

Logo o erro deve ser devido á sonda, para a semana ver se compro a indicada e fica tudo resolvido :)

Não te esqueças que o teu erro era intermitente, pode ser apenas um mau contacto. Verifica a ficha do sensor de posição, se não tem verdete ou qualquer porcaria ;)

Não te esqueças que o teu erro era intermitente, pode ser apenas um mau contacto. Verifica a ficha do sensor de posição, se não tem verdete ou qualquer porcaria ;)

Yah verifiquei isso tudo, inclusive usei limpa contactos nas fichas, não tem nada, se calhar até podia ser a ficha mal ligada, outra coisa que reparei foi o cabo um bocado esticado, devia ser por causa disso que aparecia, passei o cabo por outro lado e agora vamos ver :), aproveitei e limpei o sensor de temperatura da admissão também :), para a semana leva sonda lambada.

Só falta afinar o acelerador, mas como não mexi na afinação do cabo não deve ser necessário, o relantim ficou igual de qualquer forma amanha ver se afino :)

Back