1.8T - "The Topic"

bem pessoal, turbinho novo a caminho :)
k03s.. fica a foto

s4umnt.jpg
[/IMG]

Não te quero rebentar a bolha. Mas tens a certeza que é um K03S? Todos os que vi têm a saida de ar como este

O actuador parece usado :(

E cuidado com estes até quem em PT há quem os vendo como sendo originais

este artigo e repara na última foto onde a wastegate tem o engraving da Audi. São neste pormenores que as réplicas costumam falhar.

bem pessoal, turbinho novo a caminho :)
k03s.. fica a foto

[url]http://i62.tinypic.com/s4umnt.jpg[/url]

essa 1ª foto é de um k03s para motores transversais, e o da 2º foto nota-se bem que é uma replica, para alem de não tero o "K" gravado da parte fria, tem outras diferenças, e também o letreiro azul não ter o K, e sim este é um k03s, porque é um k03-29

estar a ECU a corrigir o devido à leitura lambda já é sinal que algo não está bem, se bem que mistura rica (-3 ou -4% no fuel trim é normal nas repros quandio vais a puxar por ele). a grande diferença entre as duas é o espectro da amostra. numa narrow tens 0-1V (0 mto pobre a 1 mto rica) enquanto numa narrow band tens 0-5V nornalmente e assim consegues uma maior precisam em termos de AFR. No entanto se a repro já tiver sido testada e re-testada em banco (recorrendo a uma wideband) já não interessa tanto. Uma boa mod para quem quer andar com stage 2+ ou 3 e mesmo assim não obrigatória.

Já agora quem é que queria controlador para a m3.82?

Não uso winols porque não ando no detalhe mas tenho aqui o ECM Titanium Garage Edition e tem controlador para a me3.82

exemplo de kit de conversão

mas caso queiras corrigir a mistura, só mexendo na repro certo?

estar a ECU a corrigir o devido à leitura lambda já é sinal que algo não está bem, se bem que mistura rica (-3 ou -4% no fuel trim é normal nas repros quandio vais a puxar por ele). a grande diferença entre as duas é o espectro da amostra. numa narrow tens 0-1V (0 mto pobre a 1 mto rica) enquanto numa narrow band tens 0-5V nornalmente e assim consegues uma maior precisam em termos de AFR. No entanto se a repro já tiver sido testada e re-testada em banco (recorrendo a uma wideband) já não interessa tanto. Uma boa mod para quem quer andar com stage 2+ ou 3 e mesmo assim não obrigatória.

Não uso winols porque não ando no detalhe mas tenho aqui o ECM Titanium Garage Edition e tem controlador para a me3.82

no meu caso que estou a pensar em enviar a minha ECU para a Microchips, nunca saberei se a repro esta bem feita, neste caso se a mistura esta demasiado rica ou não..

podes ver no VAG-COM. não precisas de wideband para ver isso.

Measuring block 005/006/007 tens lá o que precisas. Já dei aqui o exemplo do meu sensor de temperatura estar marado e fazer o carro andar mais rico e foi por ai que apanhei a coisa.

Já não precisas de mandar para lá. A Microchips já tem representação cá desde este mês

no meu caso que estou a pensar em enviar a minha ECU para a Microchips, nunca saberei se a repro esta bem feita, neste caso se a mistura esta demasiado rica ou não..

Agradeço Pedro, mas também tenho aqui o ECM Titanium, mas o controlador deles é uma porcaria.
Para além de ter apenas uns 10 mapas em que se pode mexer (contra 1600 e tal no Winols), encontrei lá uma mapa mal definido.

Mas essa adaptação para wideband era algo muito útil, mas pergunto-me se a nossa ECU saberia o que fazer com o sinal da wideband. Por exemplo, assim que a centralina recebesse 2V, o quê que ela ia interpretar daí?
Cá para mim seria necessário alterar algum mapa...

Pois bem sei que o ECM é mais limitado mas mediante a ECU e o controlador podes mexer em quase tudo. Tens a garage edition?

Quanto ao wideband penso que estás limitado a instalar um manometro AFR externo (não são baratos os wide e também os há narrow) para veres os valores e depois ires fazer os ajustes necessários.

Agradeço Pedro, mas também tenho aqui o ECM Titanium, mas o controlador deles é uma porcaria.
Para além de ter apenas uns 10 mapas em que se pode mexer (contra 1600 e tal no Winols), encontrei lá uma mapa mal definido.

Mas essa adaptação para wideband era algo muito útil, mas pergunto-me se a nossa ECU saberia o que fazer com o sinal da wideband. Por exemplo, assim que a centralina recebesse 2V, o quê que ela ia interpretar daí?
Cá para mim seria necessário alterar algum mapa...

Estava a ler a vossa conversa sobre narrow e wideband.

A narrowband tem um campo de leitura de 0-1v oscilando numa onda.
A wideband por seu lado deve ser verificada em corrente pois o output para medição em volt nunca nos dirá nada...

Com uns 150 euros ja é possível encontrar manometros e sondas depois é so aplicar o que nem é difícil tirando o furo no escape.

Esqueçam ecm para este carro e os 1600 mapas do winols são irrelevantes porque somente mexendo nuns 5/6 o carro pode ficar muito bom mantendo as diversas proteções da unidade... é tudo uma questão de conhecimento vs objetivo.

podes ver no VAG-COM. não precisas de wideband para ver isso.

Measuring block 005/006/007 tens lá o que precisas. Já dei aqui o exemplo do meu sensor de temperatura estar marado e fazer o carro andar mais rico e foi por ai que apanhei a coisa.

Já não precisas de mandar para lá. A Microchips já tem representação cá desde este mês
estas a referir as leituras da lambda em "add" e "mul"???

Last edited:
Back