1.8T - "The Topic"

Estava a ler a vossa conversa sobre narrow e wideband.

A narrowband tem um campo de leitura de 0-1v oscilando numa onda.
A wideband por seu lado deve ser verificada em corrente pois o output para medição em volt nunca nos dirá nada...

Com uns 150 euros ja é possível encontrar manometros e sondas depois é so aplicar o que nem é difícil tirando o furo no escape.

Esqueçam ecm para este carro e os 1600 mapas do winols são irrelevantes porque somente mexendo nuns 5/6 o carro pode ficar muito bom mantendo as diversas proteções da unidade... é tudo uma questão de conhecimento vs objetivo.

O problema é encontrar mapas mal definidos como o Trevas encontrou, eu tentei usar o ECM para a minha e realmente os "drivers" que eles usam para a minha não adiantam de nada, existem mapas lá que usam valores de dois mapas juntos, e fica uma salganhada.

Pedrogbranco o mul e o add não te adiantam para nada, essa regulação funciona para situações fora de wot.
 
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não é bem assim, quando andas a fazer resizes de injectores e mafs, a simples correcção lambda ao ralenti da-te uma indicação do que estás a fazer bem ou mal.

como vos disse eu não uso ECM para mexer em nada, apenas para fazer comparações.

O problema é encontrar mapas mal definidos como o Trevas encontrou, eu tentei usar o ECM para a minha e realmente os "drivers" que eles usam para a minha não adiantam de nada, existem mapas lá que usam valores de dois mapas juntos, e fica uma salganhada.

Pedrogbranco o mul e o add não te adiantam para nada, essa regulação funciona para situações fora de wot.
 
não é bem assim, quando andas a fazer resizes de injectores e mafs, a simples correcção lambda ao ralenti da-te uma indicação do que estás a fazer bem ou mal.

como vos disse eu não uso ECM para mexer em nada, apenas para fazer comparações.


Normal....mas no resize da Maf ao relantim pode funcionar bem mas com o aumento do fluxo de ar pode não estar a ler correctamente, ainda por cima lendo 2.5/3 g/s de ar ao relantim e passando por valores de 120+, o erro pode ser grande e com valores baixos nem se manifestar....
 
O resize é à percentagem e portanto linear em todo o ciclo e o como referi apenas serve de ponto de partida, ou seja, se ao ralenti já tás com um trim a 20% por exemplo já vais muito mal.

Como o PedroSousa explicou, quem que ter um controlo mais preciso deve instalar uma sonda AFR externa para ter um log do comportamento do seu carro.

Normal....mas no resize da Maf ao relantim pode funcionar bem mas com o aumento do fluxo de ar pode não estar a ler correctamente, ainda por cima lendo 2.5/3 g/s de ar ao relantim e passando por valores de 120+, o erro pode ser grande e com valores baixos nem se manifestar....
 
Pois bem sei que o ECM é mais limitado mas mediante a ECU e o controlador podes mexer em quase tudo. Tens a garage edition?

Quanto ao wideband penso que estás limitado a instalar um manometro AFR externo (não são baratos os wide e também os há narrow) para veres os valores e depois ires fazer os ajustes necessários.

Sim, é o garage edition.
Os drivers do ECM tem poucos mapas, mas até poderiam chegar, mas infelizmente falta-lhe lá um extremamente importante, o mapa que limita as g/s de ar tendo em conta a rotação do motor.
Se ficares a alterar pressão do turbo e não mexeres nesse mapa, ele quando chega +/- a 0.7bar entra em safe e dá um erro no vag-com "boost pressure exceeded".

Pois, eu imaginei que que tinha de instalar um externo, mas a ideia de fazer mais um furo no escape assusta-me um bocado...
 
correcto.

mas é por isso, e apesar de existir muita documentação sobre como mexer nos 1.8t, que eu preferi deixar esta parte para um profissional. o preço do remap não justifica fazer eu nem comprometer algum componente.

Sim, é o garage edition.
Os drivers do ECM tem poucos mapas, mas até poderiam chegar, mas infelizmente falta-lhe lá um extremamente importante, o mapa que limita as g/s de ar tendo em conta a rotação do motor.
Se ficares a alterar pressão do turbo e não mexeres nesse mapa, ele quando chega +/- a 0.7bar entra em safe e dá um erro no vag-com "boost pressure exceeded".

Pois, eu imaginei que que tinha de instalar um externo, mas a ideia de fazer mais um furo no escape assusta-me um bocado...
 
pessoal, ultimamente o meu carro anda com um sintoma esquisito, ele sempre fez isto, mas era de tempos em tempos, mas agora faz sempre que pego nele, é o seguinte: sempre que na 1ª vez do dia vou para por o carro a trabalhar, ele engasga e vai abaixo, a 2ª tentativa pega de estalo, mas se andar com o carro todo o dia, este sintoma nunca mais volta, é só mesmo na 1ª tentativa de pegar do dia... alguma ideia??
 
experimenta fazer a primeira tentativa de pé no fundo. pode ser alguma coisa a ver com retorno ou assim.

pessoal, ultimamente o meu carro anda com um sintoma esquisito, ele sempre fez isto, mas era de tempos em tempos, mas agora faz sempre que pego nele, é o seguinte: sempre que na 1ª vez do dia vou para por o carro a trabalhar, ele engasga e vai abaixo, a 2ª tentativa pega de estalo, mas se andar com o carro todo o dia, este sintoma nunca mais volta, é só mesmo na 1ª tentativa de pegar do dia... alguma ideia??
 
pessoal, ultimamente o meu carro anda com um sintoma esquisito, ele sempre fez isto, mas era de tempos em tempos, mas agora faz sempre que pego nele, é o seguinte: sempre que na 1ª vez do dia vou para por o carro a trabalhar, ele engasga e vai abaixo, a 2ª tentativa pega de estalo, mas se andar com o carro todo o dia, este sintoma nunca mais volta, é só mesmo na 1ª tentativa de pegar do dia... alguma ideia??

Vick o mais provável é teres a válvula anti retorno que está na bomba estragada, e durante a noite perde a pressão que está no tubo :)

A bomba só trabalha quando se dá à chave, se arranjares forma da meteres a trabalhar fazendo um jumper no relé da mesma ficas logo a saber, se é daí.
 
Ricardo, tens a certeza que essa válvula existe no nosso carro, é que no ETKA não consigo encontrar essa válvula :S
 
Essa válvula penso que está agarrada directamente à bomba, no Etka não aparece.

DSC_2510.jpg


Aquele record na ponta da bomba é a válvula.
 
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