1.8T - "The Topic"

Tenho o msmo problema no S3, sobe a temperatura de óleo, e começa o alarme a tocar...., visto pelo Vag, o óleo quando quente começa a perder pressão a baixa rotação..., quando passo as 2 mil rpm, desaparece o alarme...., bomba de óleo nova é problema resolvido..., também não ando com os Cavalos de origem...

O teu também está a GPL?
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Mas ele pode ter um sistema de arrefecimento de óleo melhor que o nosso, provavelmente leva muito mais óleo que o nosso e pode ter uma bomba de óleo preparada para conseguir bombear o óleo a essas temperaturas.

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Mas já estava a GPL. Acho que o GPL é quem mais contribui.

Tenho ideia de ter lido em qualquer lado (não garanto que este valores sejam fidedignos) que os gases de escape à saída do cilindro a gasolina rondam os 800ºC e a GPL rondam os 1000ºC.
Ainda é uma diferença grande...
mas quantos 1.8T não há por ai a GPL e sem esses sintomas? eu sinceramente acho que tens por ai um problema que não é o do GPL
 
isso na minha opinião só se justifica, só se adotastes uma condução mais agressiva, se continuas com o mesmo tipo de condução, tenho duvidas que isso tenha tal efeito.. podes sempre usar o óleo 10w 60, o recomendado para motores mais potentes, e para quem tem condução desportiva...

Exactamente! Isto só acontece quando vou a dar-lhe calor a sério durante muito tempo seguido!

Eu pensei em usar um 5W-50, mas como raramente tenho essa condução, acabei por me ficar pelo 5W-40.
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Mas ele pode ter um sistema de arrefecimento de óleo melhor que o nosso, provavelmente leva muito mais óleo que o nosso e pode ter uma bomba de óleo preparada para conseguir bombear o óleo a essas temperaturas.

O óleo passa por um permutador de calor no radiador.

E vi o caso de um gajo com um 1.8 bem carregado a dizer que as temperaturas dele andavam sempre por volta dos 115º, sem radiador de óleo externo.

Sinceramente não acredito que seja da temperatura do óleo, pode nem ser da bomba de óleo mas sim das folgas internas do motor.

O óleo está preparado para manter a sua viscosidade ao longo de um grande leque de temperaturas, ele normalmente anda perto dos 100º, não acredito que mais 20º vão alterar a viscosidade a esse ponto, o óleo pode alterar mas o problema pode estar no facto de andar muito perto da pressão mínima.

Eu só digo isto para não te ver em problemas, e sei que tens estima por o teu carro, e já vi motores partidos e mete dó :(.

Se fosse a ti arranjava um manómetro de pressão do óleo, daqueles só mesmo para testar, e a partir daí tiravas as tua conclusões.
 
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O teu também está a GPL?
O meu agu chegou a estar cm cerca de 240cvs a gpl e a levar tareias de acelerador e nunca se queixou de oleo quente e tinha mobil super 3000.

Ha tambem que notar os agn e agu que tive nao gastavam oleo, nada mesmo e so mudavam a cada 20000.

Espero que o ajq va pelo mesmo caminho
 
Tenho ideia de ter lido em qualquer lado (não garanto que este valores sejam fidedignos) que os gases de escape à saída do cilindro a gasolina rondam os 800ºC e a GPL rondam os 1000ºC.
Ainda é uma diferença grande...

Tens de ter em atenção, é que ao contrário da gasolina que ao aumentar a mistura consegue-se baixar as EGT's, com o GPL é o oposto.
 
@vick_79, agora já não. ;)

Mas foi assim que em 3 dias de ter o carro estoirei o motor.
Ao segundo dia foi puxar um pouco pelo carro e acendeu a luz de pressão do óleo, fiquei preocupado, mas nem dei muita importância, pensei que poderia ser problema no sensor ou cablagem.
Ao 3 dia no fim de ligar a N75, foi á AE testar o bicho, sempre a dar calor, quando dei pela luz de pressão de oleo acessa novamente, ja estava, o motor a desfazer-se.
 
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fui informar sobre o óleo com quem é especialista em 1.8t

1º - nunca apertar com o motor com óleo abaixo dos 80º
2º - óleo deve andar sempre os 90º e 100º
3º - o óleo só conserva as suas propriedades até 130º
4º - confirmar sempre a temperatura com aparelho de diagnóstico especialmente nos motores AEB onde o mostrador faz leituras erradas em muitos casos

1.8T a rodar 300/350 cavalos conseguem segurar o óleo até aos 100 graus sem mods (dependendo do carro onde está o motor. no A6 até acho que vem um cooler de oleo)

quem meter um FMIC pode sempre aproveitar o desmontar do pára-choques e meter um cooler de óleo
 
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@vick_79, agora já não. ;)

Mas foi assim que em 3 dias de ter o carro estoirei o motor.
Ao segundo dia foi puxar um pouco pelo carro e acendeu a luz de pressão do óleo, fiquei preocupado, mas nem dei muita importância, pensei que poderia ser problema no sensor ou cablagem.
Ao 3 dia no fim de ligar a N75, foi á AE testar o bicho, sempre a dar calor, quando dei pela luz de pressão de oleo acessa novamente, ja estava, o motor a desfazer-se.
já me recordo desse filme...
 
Nos AEB a temperatura do óleo só é possível ver através do quadrante, o sensor da temperatura do óleo liga directamente ao quadrante e é totalmente analógico.

Um óleo de qualidade aguenta bem mais de 130º sem perder as propriedades, não é preciso ir muito longe, o 1.4 tfsi de 180 cvs tem um termostato a abrir aos 105º, agora imagina a que temperatura não trabalha o motor, o óleo facilmente chega aos 115º, para além disso tem um termostato para a cabeça e outro para o bloco, o da cabeça abre aos 85º se não estou em erro.

O que estraga o óleo é as variações de temperatura, aquece, arrefece, assim como turbos e os próprios motores.
 
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Parece que há uma normal ISO até 140º

achei isto com info muito interessante

Oil Viscosity Explained

ver secção "How does Temperature affect Viscosity?"

Nos AEB a temperatura do óleo só é possível ver através do quadrante, o sensor da temperatura do óleo liga directamente ao quadrante e é totalmente analógico.

Um óleo de qualidade aguenta bem mais de 130º sem perder as propriedades, não é preciso ir muito longe, o 1.4 tfsi de 180 cvs tem um termostato a abrir aos 105º, agora imagina a que temperatura não trabalha o motor, o óleo facilmente chega aos 115º, para além disso tem um termostato para a cabeça e outro para o bloco, o da cabeça abre aos 85º se não estou em erro.

O que estraga o óleo é as variações de temperatura, aquece, arrefece, assim como turbos e os próprios motores.
 
o meu por vezes também faz isso, pode ser falta de pressão no circuito, pelo que por aqui disseram, existe uma válvula anti retorno na bomba de gasolina, pode ser derivado a isso..
Bem, o problema foi descoberto agora na revisão que lhe fiz, tinha as velas encharcadas em óleo e já algo queimadas devido a ter a junta a deixar passar óleo.
 
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