1.8T - "The Topic"

Eh pá, eu devia ter visto esse vídeo antes de começar a soldar... É que eu não sabia que a parte do meio do socket era para tirar :green:

Conseguir acho que consigo, tinha de vir se o teu chip está na lista de chips suportados pelo meu programador, mas de qualquer forma preciso é do adaptador para PSOP44, só tenho PLCCs.


podes ver se o teu programador suporta PLCC44 28F102?

Levei a banhada num geniuns g540 que afinal só suporta EEPROMs PCLL32
 
podes ver se o teu programador suporta PLCC44 28F102?

Levei a banhada num geniuns g540 que afinal só suporta EEPROMs PCLL32

Eu também levei igual banhada, mas consegui vender o primeiro programador que comprei.

Este que tenho agora suporta o M28F102 PLCC44, tenho a certeza pois é esse o chip que tenho andado a programar e que actualmente está na minha ECU.
 
Eu também levei igual banhada, mas consegui vender o primeiro programador que comprei.

Este que tenho agora suporta o M28F102 PLCC44, tenho a certeza pois é esse o chip que tenho andado a programar e que actualmente está na minha ECU.

então Trevas... e novidades! como correm a reprogramações?
 
então Trevas... e novidades! como correm a reprogramações?

Tirei um tempo para descansar porque isto estava a dar-me cabo do juízo.

Mas em principio voltarei à carga em breve de modo a aperfeiçoar e terminar isto.
Só me falta aperfeiçoar a mistura que me parece estar um bocadinho rica.
Ontem andei uns 15km a gasolina e quando parei o carro, ele tinha o escape um bocadinho "pintado" de preto à saída.

De resto ele está porreiro, está a fazer 1.5bar e anda sem problemas.
Isto é, às vezes manda um soluço se eu for a fundo e largar de repente o acelerador. Ainda não percebi em que circunstancias isto acontece, porque ele às vezes faz, outras não. Mas se largar o acelerador progressivamente ele já não faz nada.

Ah, e esqueci-me de referir que ele quando fazia viagens grandes, daquelas em que a temperatura de óleo chegava quase aos 120ºc, quando estava no fim da viagem, quando o motor ficava ao ralenti ou num regime muito baixo, ficava aos gritos de falta de óleo. Mas ele tinha óleo.

Decidi então fazer-lhe a revisão ontem e meti-lhe o Castrol EDGE 5W-40 para ver se ele gosta mais.
E uma coisa intrigante, quando tirei o filtro de óleo velho (dos grandes), tentei verte-lo para não cagar tudo de óleo, e saiu MUITO pouco óleo de lá de dentro. Mas notava-se claramente que ele ainda tinha montes de óleo lá dentro, mas não saia. Eu acho que das duas uma, ou o filtro estava completamente cheio de merdume, ou o filtro em si é mesmo uma bosta.
 
Tirei um tempo para descansar porque isto estava a dar-me cabo do juízo.

Mas em principio voltarei à carga em breve de modo a aperfeiçoar e terminar isto.
Só me falta aperfeiçoar a mistura que me parece estar um bocadinho rica.
Ontem andei uns 15km a gasolina e quando parei o carro, ele tinha o escape um bocadinho "pintado" de preto à saída.

De resto ele está porreiro, está a fazer 1.5bar e anda sem problemas.
Isto é, às vezes manda um soluço se eu for a fundo e largar de repente o acelerador. Ainda não percebi em que circunstancias isto acontece, porque ele às vezes faz, outras não. Mas se largar o acelerador progressivamente ele já não faz nada.

Ah, e esqueci-me de referir que ele quando fazia viagens grandes, daquelas em que a temperatura de óleo chegava quase aos 120ºc, quando estava no fim da viagem, quando o motor ficava ao ralenti ou num regime muito baixo, ficava aos gritos de falta de óleo. Mas ele tinha óleo.

Decidi então fazer-lhe a revisão ontem e meti-lhe o Castrol EDGE 5W-40 para ver se ele gosta mais.
E uma coisa intrigante, quando tirei o filtro de óleo velho (dos grandes), tentei verte-lo para não cagar tudo de óleo, e saiu MUITO pouco óleo de lá de dentro. Mas notava-se claramente que ele ainda tinha montes de óleo lá dentro, mas não saia. Eu acho que das duas uma, ou o filtro estava completamente cheio de merdume, ou o filtro em si é mesmo uma bosta.
escape preto é sinal de mistura rica? se tivesses mistura rica, teria que dar erro no VAG, penso eu de que!!!
já pensaste em meter o óleo 10w40?
quanto ao filtro, acho que seria boa ideia voltares ao pequeno...
com o tempo vais aperfeiçoando a repro, nota-se muito a diferença como o tens agora?
 
escape preto é sinal de mistura rica? se tivesses mistura rica, teria que dar erro no VAG, penso eu de que!!!
já pensaste em meter o óleo 10w40?
quanto ao filtro, acho que seria boa ideia voltares ao pequeno...
com o tempo vais aperfeiçoando a repro, nota-se muito a diferença como o tens agora?

Sim, um motor a gasolina quando começa a ficar com a mistura muito rica, faz fumo preto igual ao de um motor a gasóleo.

Numa situação normal, ele daria erro no vag-com sim, mas neste caso em particular é a própria centralina que está a pedir mistura rica, daí não haverem erros.

O problema de ele gritar de falta de óleo, ao que parece, é de o óleo aquecer muito, e provavelmente fica fluido de mais, a modos que meter 5W-40 ou 10W-40 é irrelevante porque a viscosidades deles a quente é a mesma (o tal 40).

Quanto ao filtro, prefiro ficar com o grande pelos menos para já. Parece-me mais vantajoso.
Há uns tempos atrás mudei o sensor de pressão do óleo, que não me adiantou de nada, agora decidi apostar num óleo de qualidade, se ele mesmo assim continuar ao gritos, vou começar a meter um filtro de óleo de marca, estava a pensar na Bosch. E só se isso tudo falhar, aí pondero experimentar o pequeno.
Mas como raramente faço viagens grandes, este diagnóstico ainda é capaz de demorar.

Quanto à repro, sim, a diferença é monstruosa. Nota-se tanto e sabe tão bem que acho que já não conseguia andar com o carro de origem outra vez...
 
Sim, um motor a gasolina quando começa a ficar com a mistura muito rica, faz fumo preto igual ao de um motor a gasóleo.

Numa situação normal, ele daria erro no vag-com sim, mas neste caso em particular é a própria centralina que está a pedir mistura rica, daí não haverem erros.

O problema de ele gritar de falta de óleo, ao que parece, é de o óleo aquecer muito, e provavelmente fica fluido de mais, a modos que meter 5W-40 ou 10W-40 é irrelevante porque a viscosidades deles a quente é a mesma (o tal 40).

Quanto ao filtro, prefiro ficar com o grande pelos menos para já. Parece-me mais vantajoso.
Há uns tempos atrás mudei o sensor de pressão do óleo, que não me adiantou de nada, agora decidi apostar num óleo de qualidade, se ele mesmo assim continuar ao gritos, vou começar a meter um filtro de óleo de marca, estava a pensar na Bosch. E só se isso tudo falhar, aí pondero experimentar o pequeno.
Mas como raramente faço viagens grandes, este diagnóstico ainda é capaz de demorar.

Quanto à repro, sim, a diferença é monstruosa. Nota-se tanto e sabe tão bem que acho que já não conseguia andar com o carro de origem outra vez...
O meu levou motul300v ja a contar cm a alta rotaçao e a verdade é que me parece mais suave mas vou deixar actuar o xado1. Sei que na direçao assistida funcionou bem q ta nova.

Para filtro foi k&n
 
O meu levou motul300v ja a contar cm a alta rotaçao e a verdade é que me parece mais suave mas vou deixar actuar o xado1. Sei que na direçao assistida funcionou bem q ta nova.

Para filtro foi k&n

Eu fui para o Castrol EDGE por causa da suposta inovação deles, o FST (Fluid Strenght Tecnology).
Pensei que tendo em conta que ele estando a GPL o óleo aquece mais (eu pelo menos notei que o ponteiro da temperatura do óleo passou a estabilizar nos 100ºC, pois quando ele estava a gasolina, estabilizava nos 90ºC, em andamento normal), e somando a isso, a repro que lá tenho também deve contribuir ainda mais para o aquecimento do óleo, que precisava de óleo "mais resistente".

Quanto ao filtro, acredito que o K&N seja bom, mas também é um bocado caro, não?

É que pelo menos o material da Bosch eu sei que é bom (eu pelo menos numa vi material da Bosch de má qualidade ou a falhar prematuramente, nem ouvi relatos disso até hoje).
 
Eu fui para o Castrol EDGE por causa da suposta inovação deles, o FST (Fluid Strenght Tecnology).
Pensei que tendo em conta que ele estando a GPL o óleo aquece mais (eu pelo menos notei que o ponteiro da temperatura do óleo passou a estabilizar nos 100ºC, pois quando ele estava a gasolina, estabilizava nos 90ºC, em andamento normal), e somando a isso, a repro que lá tenho também deve contribuir ainda mais para o aquecimento do óleo, que precisava de óleo "mais resistente".

Quanto ao filtro, acredito que o K&N seja bom, mas também é um bocado caro, não?

É que pelo menos o material da Bosch eu sei que é bom (eu pelo menos numa vi material da Bosch de má qualidade ou a falhar prematuramente, nem ouvi relatos disso até hoje).
Mandei vir de inglaterra mas n me recordo o preço mas n deve ter sido mais de 20 euros
 
Pois, lá está, isso ainda é um bocadinho caro....

Trevas tem cuidado com a situação da luz do óleo, já reparei que os nossos motores têm um sistema de arrefecimento muito eficiente, quando puxo por o meu a temperatura em vez de subir baixa.

Já algum tempo atrás a luz acendeu e na altura andavas com o óleo da Shell que é bom, não acredito que isso seja da temperatura do óleo :(
 
Re: 1.8T - "The Topic"

6 litros de motul por 90 é q foi esticado mas nos oleos, bobines, velas, filtros, pneus e pastilhas nunca me poupo.

Se bem q qq 5w40 100% sintético serve e o meu agu tinha um filtro da norauto.

Aqui ninguem anda em pista.

Pois, eu na altura poupava-me em muita coisa porque não tinha €€ e como tinha começado a trabalhar na SWAG/Febi, comecei a comprar montes de peças de lá, mas isso para mim acabou.
A partir de agora não vou poupar em peça mecânica nenhuma.

- - - - - - - - - -

Trevas tem cuidado com a situação da luz do óleo, já reparei que os nossos motores têm um sistema de arrefecimento muito eficiente, quando puxo por o meu a temperatura em vez de subir baixa.

Já algum tempo atrás a luz acendeu e na altura andavas com o óleo da Shell que é bom, não acredito que isso seja da temperatura do óleo :(

A temperatura do óleo do teu baixa quando apertas com ele? :S
Isso não me parece normal...

Tens a certeza que eu tinha o óleo da Shell quando a luz acendeu a primeira vez? Já não me lembro...
Eu só sei é que ele só se queixa de falta de óleo se estiver ao ralenti com o óleo a mais de 110ºC.
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Pois, eu na altura poupava-me em muita coisa porque não tinha €€ e como tinha começado a trabalhar na SWAG/Febi, comecei a comprar montes de peças de lá, mas isso para mim acabou.
A partir de agora não vou poupar em peça mecânica nenhuma.

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A temperatura do óleo do teu baixa quando apertas com ele? :S
Isso não me parece normal...

Tens a certeza que eu tinha o óleo da Shell quando a luz acendeu a primeira vez? Já não me lembro...
Eu só sei é que ele só se queixa de falta de óleo se estiver ao ralenti com o óleo a mais de 110ºC.

No meu caso é a temperatura do liquido de refrigeração, pelo clima quando começo a apertar com ele passa dos 92/93 para os 89/90, a do óleo normalmente anda nos 95º/100º.

Foi na altura que trocaste o o switch de pressão do óleo, trocaste porque acendeu, e na verdade não foi disso, e nessa altura andavas com o shell como eu.
 
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