Sim, um motor a gasolina quando começa a ficar com a mistura muito rica, faz fumo preto igual ao de um motor a gasóleo.
Numa situação normal, ele daria erro no vag-com sim, mas neste caso em particular é a própria centralina que está a pedir mistura rica, daí não haverem erros.
O problema de ele gritar de falta de óleo, ao que parece, é de o óleo aquecer muito, e provavelmente fica fluido de mais, a modos que meter 5W-40 ou 10W-40 é irrelevante porque a viscosidades deles a quente é a mesma (o tal 40).
Quanto ao filtro, prefiro ficar com o grande pelos menos para já. Parece-me mais vantajoso.
Há uns tempos atrás mudei o sensor de pressão do óleo, que não me adiantou de nada, agora decidi apostar num óleo de qualidade, se ele mesmo assim continuar ao gritos, vou começar a meter um filtro de óleo de marca, estava a pensar na Bosch. E só se isso tudo falhar, aí pondero experimentar o pequeno.
Mas como raramente faço viagens grandes, este diagnóstico ainda é capaz de demorar.
Quanto à repro, sim, a diferença é monstruosa. Nota-se tanto e sabe tão bem que acho que já não conseguia andar com o carro de origem outra vez...