1.8T - "The Topic"

voces vejam la se estudam bem a situação do erro da "mixture" que eu ja tou a ficar fartinho, ja á 4 anos que ando de volta disso e ainda não consegui dar com o gato, e com a resolução do problema, o bom, é que a pála disso, ja conheço o meu motor de traz para a frente :green:
 
Vick mete o carro a trabalhar, e vê os valores de lambda regulation, lambda learned add e mul, tanto a quente como a frio, e posta aqui :)

A partir disso devemos conseguir descobrir o que se passa, basta vermos o que se passa com a mistura para dar com o gato, tu já tinhas mostrado da outra vez, mas mostra esses 3 parâmetros outra-vez sff :)
 
Vick mete o carro a trabalhar, e vê os valores de lambda regulation, lambda learned add e mul, tanto a quente como a frio, e posta aqui :)

A partir disso devemos conseguir descobrir o que se passa, basta vermos o que se passa com a mistura para dar com o gato, tu já tinhas mostrado da outra vez, mas mostra esses 3 parâmetros outra-vez sff :)
assim que tiver oportunidade faço isso, mas so fim de semana ;)
 
assim que tiver oportunidade faço isso, mas so fim de semana ;)

Ok :), assim devemos ver o que se passa, mas como a tua mistura estava positiva.

Assim muito brevemente uma lista do que pode ser:

The code is for a system that cannot add enough fuel to maintain balanced air/fuel control. This can be caused by
1) Vacuum leaks
2) POSSIBLE MAF failure
3) Restricted fuel filter
4) Failing Fuel pump
5) Thermostat or ECT sensor
6) Failing oxygen sensor.
7) Exhaust leak before the oxygen sensor

1)Tinhas Verificado - OK
2)Já testaste - OK
3)Meteste novo - OK
4)Este podes testar, mas acho que se fosse isto notavas também em andamento - Maybe
5)Penso que tenhas o termóstato bom assim como o sensor de temperatura - OK
6)Pode ser mas acho que se estivesse estragado tinha erro - Maybe
7)Este é o que aponto mais - Maybe

4,6 e 7 - São os mais prováveis, aponto para o 7 porque, se tiveres uma fuga antes da sonda lambda pode induzir a centralina em erro, colocando mais oxigénio "falso" e assim pensa que a mistura está pobre devido ao oxigénio extra.
 
Ok :), assim devemos ver o que se passa, mas como a tua mistura estava positiva.

Assim muito brevemente uma lista do que pode ser:

The code is for a system that cannot add enough fuel to maintain balanced air/fuel control. This can be caused by
1) Vacuum leaks
2) POSSIBLE MAF failure
3) Restricted fuel filter
4) Failing Fuel pump
5) Thermostat or ECT sensor
6) Failing oxygen sensor.
7) Exhaust leak before the oxygen sensor

1)Tinhas Verificado - OK
2)Já testaste - OK
3)Meteste novo - OK
4)Este podes testar, mas acho que se fosse isto notavas também em andamento - Maybe
5)Penso que tenhas o termóstato bom assim como o sensor de temperatura - OK
6)Pode ser mas acho que se estivesse estragado tinha erro - Maybe
7)Este é o que aponto mais - Maybe

4,6 e 7 - São os mais prováveis, aponto para o 7 porque, se tiveres uma fuga antes da sonda lambda pode induzir a centralina em erro, colocando mais oxigénio "falso" e assim pensa que a mistura está pobre devido ao oxigénio extra.
tenho mesmo que ver se tenho fuga de escape, axo que é o que me résta..
 
Aponto para o 7 porque, se tiveres uma fuga antes da sonda lambda pode induzir a centralina em erro, colocando mais oxigénio "falso" e assim pensa que a mistura está pobre devido ao oxigénio extra.

É exactamente nisso que eu acredito. O meu quando tinha o erro permanente, era a tal fenda no colector de escape. Depois de soldar a fenda, o erro só passou a aparecer muito de vez em quando e era intermitente. Se calhar ainda tenho mais uma fugazinha no escape que não vi ou ã soldadura não tapou o buraco como deve ser.

Seja como for, quando meter aquele colector de escape GT logo descubro :)
 
É exactamente nisso que eu acredito. O meu quando tinha o erro permanente, era a tal fenda no colector de escape. Depois de soldar a fenda, o erro só passou a aparecer muito de vez em quando e era intermitente. Se calhar ainda tenho mais uma fugazinha no escape que não vi ou ã soldadura não tapou o buraco como deve ser.

Seja como for, quando meter aquele colector de escape GT logo descubro :)

Yah, é mesmo daqueles erros lixados de encontrar, e que se for preciso não fazem diferença, mas só por estarem lá ficam a remoer na cabeça :p
 
Acho que tenho novidades em relação ao erro!

Infelizmente para o Vick, isto não lhe deve adiantar de muito...

Então é assim, eu hoje fui ver os valores da lambda, e andavam por volta dos 2% +/-, e lembrei-me de fazer uma experiência, e carreguei no botão para ele ficar a trabalhar a gasolina, e os valores passaram para -2% +/-.

Lembrei-me que quando fizeram a instalação do GPL, eu pedi para afinar para uma mistura pobre.
Então o que eu acho que está a acontecer é o seguinte, a ECU dá ordem para os injectores abrirem por um determinado tempo, e depois fica à espera de uma certo resultado pela sonda lambda, vamos dizer uma mistura estequiométrica, e em certas situações, quando lhe dou mais carga, a ECU está dá ordem para um tempo de abertura de injectores maior, esperando uma mistura mais rica, mas pela lambda a mistura ainda está um bocado pobre, então a ECU vai dando ordem para abrir cada vez mais os injectores até que faz aparecer o erro.

Acreditando que me expliquei bem, o que acham desta teoria?
 
uiiiiiiiiiii :twisted:


o teaser..

turbo.jpg


e o post..

okaay...
long time no see, eh?
Soo..
Since the last video, of my first start alot have happened.

I started off with the GT3071 elim, went for a full standalone ECU (Nira i7x) (Nira Control AB - Advanced Electronic Control Systems Made Easy) and pump gas.
It did not go so well, did only get 240 whp on 1.4 bar, the tuner heard knock and didnt want to push the turbo further.
So I ran with it like this for 7 months :
ed4d05cb.jpg
d3c37f12.jpg

So then I got tired of the slow spool and only 1,4 BAR..
So I purchased a atpturbo vband manifold, tial v-band exhaust housing, and tial MVS external WG
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Customizing the new downpipe
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Took it out for a spin, and thought that the spool was still pretty BAD! (full boost around 4700 rpm. And I discovered that the Tial housing is ment for 60mm turbinewheel.. And the internal WG turbo`s have a 56mm wheel! So the 4mm gap caused alot of pain :screwy:
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But it produced 1.9 BAR, so I was partly satisfied :)
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5yqVdy6bz6E

But I had to do something about that gap on the turbine housing.. So I ended up selling my GT3071R eliminator, and bought a GTX3071R to fit in my tial housing :)
Im gonna run it on E85, with a Aeromotive 340lph pump and 810CC injectors.
Around 500 bhp should be reasonable

So then I started to strip down my interior.. Removed about 100 kg`s
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GTX arrived and installed :)
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GT3071 vs GTX3071
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So now im just waiting on a 4" inlet hose and air filter.. And then im ready for a new map at the dyno :D





penso que o homme está a preparar um AEB para drag
:D


BTW homme de raízes tugas :green:
 
Grande máquina, isso até vai levantar voou :p, só vejo um coisa mal, então o filtro de ar vai buscar ar quente logo ao lado do turbo, apesar da proteção aquilo ali fechado chega a uma temperatura..., já vi um sistema semelhante mas ia buscar ar cá à frente.

De qualquer forma está aí um grande projeto, embora goste do interior mais oem :p
 
Turbo a soprar a 1.9bar? 500cv? :o

Gostava mesmo de fazer um test drive nesse monstro...

Então, ninguém comenta o meu post anterior? :(
 
Não tinha visto trevas :p

Em relação á tua teoria, até nem está mal pensada, mas estás te a esquecer de um pormenor, é que o teu erro só funciona para relantim, porque é add, mul é que funciona para regimes de rotações mais altos.

Mas isso pode acontecer quando ele passa para GPL depois de aquecer e a mistura fica pobre do nada, e ele pense que é algum problema e manda o erro, quando na realidade até é normal :)

E quem sabe o vick tem o mesmo problema.

"Add" means additive trim, which is addressing an imbalance at idle. When the ECU is using additive trim, it is telling the injectors to stay open a fixed amount longer or shorter. The malfunction (e.g. vacuum leak) becomes less significant as RPM increase. For additive adaptation values, the injection timing is changed by a fixed amount. This value is not dependent on the basic injection timing.

"Mult" mean multiplicative trim, which is addressing an imbalance at all engine speeds. The malfunction (e.g. clogged injector) becomes more severe at increased RPM. For multiplicative adaptation values, there is a percentage change in injection timing. This change is dependent on the basic injection timing.

Já agora deixo aqui uma foto do meu teste rápido do vácuo, o trevas vai gostar da parte do reservatório :p

DSC_0527.jpg
 
Last edited:
em relação ao teu outro post Trevas...

afina isso em condições.. o meu não dá erro nenhum a GPL :p
só andas com esse stress porque queres... já experimentaste ligar ao FF e perguntar-lhe a opinião?
é que se o teu problema já aponta para o GPL nada melhor que falar com ele, sem entrares nas sopusições ;)
 
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