1.8T - "The Topic"

mas eu axo que a tua sonda não tem o mesmo part number da minha, axo eu.. é verdade, como resolveste o erro da borboleta?

O erro da borboleta tinha a ver com a MAF, porque a centralina compara os valores da MAF e da borboleta para regular a N75 entre outras coisas, como a MAF mostrava valores mais altos, a centralina pensava que havia erro no sensor da borboleta e mandava o erro.

Mas o problema estava na MAF :)

A tua sonda pode ser uma destas, mas deve ser a 2º porque o teu carro é de 97.

058906265(esta é a minha)
lambda probe / F >> 8D-T-300 000

021906265AG
lambda probe / F 8D-V-000 001>>

Trevas tens toda a razão, de facto esqueci-me do pormenor que o gás é pulsado, como tal entre os pulsos cria-se vácuo, não me lembrei desse pormenor :)

Isso é me3.8 e a gestão pode reagir de forma diferente mas eu cheguei a ter uma entrada brutal, quando acelerava ouvia-se bem a fuga... Era um parafuso solto, nao me recordo de qualquer tipo de erro, mas é normal que a mistura fique maluca. Vick há tanto tempo que andas com isso, ja tinhas agarrado nas chaves e desmontavas isso tudo!!!!

Isso é me3.8 e a gestão pode reagir de forma diferente mas eu cheguei a ter uma entrada brutal, quando acelerava ouvia-se bem a fuga... Era um parafuso solto, nao me recordo de qualquer tipo de erro, mas é normal que a mistura fique maluca. Vick há tanto tempo que andas com isso, ja tinhas agarrado nas chaves e desmontavas isso tudo!!!!
tens razão pedro, mas a verdade é que me falta tempo, e ferramenta.. mas par a semana vai para o mecânico, vou tirar turbo, coletor de escape e katalizador fora, para revisionar, a ver se encontro algo de anormal..

tens razão pedro, mas a verdade é que me falta tempo, e ferramenta.. mas par a semana vai para o mecânico, vou tirar turbo, coletor de escape e katalizador fora, para revisionar, a ver se encontro algo de anormal..

Sábado tb vou meter o meu nas rampas e começar a trocar o colector

há uns tópicos acima, tinha dito que punha aqui o vídeo, como testar o modulo de ignição, ora aqui fica o vídeo :)

Last edited by a moderator:
Há tempos tive a fazer isso no meu, e estava a funcionar bem :)

Vick sabes alguns concelhos para dar um pouco de brilho há maquina, a minha pintura está gasta e foi mal tratada, estava a pensar dar um polish por cima e depois cera, visto que já o poli há uns tempos.

Há tempos tive a fazer isso no meu, e estava a funcionar bem :)

Vick sabes alguns concelhos para dar um pouco de brilho há maquina, a minha pintura está gasta e foi mal tratada, estava a pensar dar um polish por cima e depois cera, visto que já o poli há uns tempos.
por acaso não sei o que usares Ricardo, mas o AgA deve saber :)

Re: 1.8T - "The Topic"

Boas pessoal!
Também tenho um 1.8T a equipar o meu TT! É um TT de 1999, motor APX e AWD.
No início deste tópico falam deste motor com 150cv, no entanto o motor APX tem 225cv correcto? A diferença julgo que reside só no turbo (no meu caso K04) e na programação...

Tenho andado a pensar em tirar fora os catalizadores e a panela que está a meio da linha de escape e meter tubo directo até á panela final. Já alguém fez? O que acham?

Cumps

- - - - - - - - - -

Já agora... O meu carro foi reprogramado na PKE e fiquei satisfeito com o resultado quando saí de lá, isto á uns 2 anos. Entretanto nos últimos tempos, noto que há alturas em que me parece que o carro desenvolve menos! Não tenho erros com o Vag-Com, as velas estão boas (uso umas NGK Iridium), não tenho fugas no sistema de vácuo nem nos tubos de admissão de ar... O carro não soluça nem faz poço.
Aqui á umas 3 semanas atrás decidi substituir o sensor de oxigénio (sonda lambda) porque o carro de há algum tempo para cá que cada vez cheira mais a gases de escape (gasolina queimada) quando o ponho a trabalhar a frio e na última inspecção os níveis de CO estavam muito altos. Além disso também notava que o carro andava a gastar mais...
Montei um sensor de oxigénio universal, do mesmo tipo que o meu carro tem (4 fios, sensor de zircónio, sinal de saída de 0,1 a 0,9V).
Mudei o sensor de oxigénio, lavei o filtro de admissão e limpei o medidor de massa de ar mas continua a cheirar muito a gases de escape...
Alguém me pode dar uma ajuda? É que tou prestes a desmontar tudo para ensaiar componente a componente, electroválvula a electroválvula, substituir sensores de pressão, etc...

Obrigado desde já!
Cumps

Last edited:
Boas Djholtz

Em relação ao teu TT, para alem do turbo tens injectores com maior débito, um IC extra entre outras coisas :)

Podes tirar o cat, o problema vai ser a IPO, no meu já tive sem cat, e este corta muito o barulho do motor, uma vez coloquei-o directo mas faz muito barulho não gostei, penso que o ideal será com uma panela no final e a do meio directa, mas isto já depende dos gostos :)

Em relação ás velas que usas não são grande coisa para motores sem ser OEM, as melhores que recomendam são as de cobre, duram menos mas são mais eficientes, e atenção há folga (gap) das mesmas, está aqui um link que ajuda:

Best Spark Plug Explaination for 1.8t Incl. Heat Range Info

Cheirar a gasolina a frio é normal, a sonda lambda só começa a funcionar quanto estiver chegado há temperatura ideal para a mesma trabalhar, tanto que ela tem uma resistência interna que ajuda a chegar a essa temperatura.

Podes ter o motor com mistura rica, verifica os fuel trims ver o que se passa :)

Abraço ;)

Boas Djholtz

O teu motor se é o que eu estou a pensar, ele também tem variador de fase, o que também contribui para os 225cv.

Se o teu CO está alto é porque o catalisador já deve estar morto ou perto disso. Poderá ser esse o motivo do teu problema já que não tens nada a assinalar no vag-com.

Podes sempre avançar com a tua ideia de tirar o catalisador e veres se o problema fica resolvido.
Outras coisas que podes verificar para alem do que o Ricardo já sugeriu é fazer um teste de estrada aonde registas o valor da massa de ar e a pressão do turbo.

Abraço :)

Trevas penso que o 1.8t 225 não tem vvt, penso que os ganhos de potência não justificam, e segundo li em foruns existe muito debate á volta desse tema.

Lembras-te do tensor que eu mudei? O sistema de vvt usa esse tensor para fazer isso :)

Back