Peugeot 106 XSi - O Restauro - Actualidade Pág.23!

Re: 106 XSi - O Restauro

E com isto tudo até me esquecia, querem-se rir mais um pouco?

Com esta historia da junta ter queimado, obviamente e uma vez que vou ter de desmontar a cabeça, leva já a distribuição juntamente com as juntas novas, e como tal fui pesquisar preços com a ajuda do grande Pratinhol, e então temos:

Kit juntas (cabeça, tampa valvulas e vedantes das valvulas) - 41€ tudo
Distribuição completa (correia, tensor e bomba agua) - 65€ tudo

O que vale é que no meio de tanta desgraça ainda há destas coisas pa fazer rir um gajo...:D
 
Re: 106 XSi - O Restauro

Estou aqui com uma ideia, era engraçado fazer um DIY, de um escriturário a mudar uma junta de cabeça, com as fotos todas... :D
 
Re: 106 XSi - O Restauro

Estou aqui com uma ideia, era engraçado fazer um DIY, de um escriturário a mudar uma junta de cabeça, com as fotos todas... :D

Assim nem daqui a um ano despacho isso, se tiver de andar a toda a hora a lavar as mãos pa pegar na maquina fotografica.:p:p
 
Re: 106 XSi - O Restauro

eu estive para fazer um DIY de como soldar um cabo vag-com com uma foto .. ui ui :D
 
Re: 106 XSi - O Restauro

Hoje pela 1ª vez vi alguém passar polis num carter do motor... e do lado de dentro... :'(
 
Re: 106 XSi - O Restauro

eu hoje vi essa maquina sim estavas a trabalhar hehe, força nisso para ficar a funcar bem, foi visita de medico mas deu para ver
abraço
 
Re: 106 XSi - O Restauro

Hoje pela 1ª vez vi alguém passar polis num carter do motor... e do lado de dentro... :'(

Oh meu amigo, ou se limpa, ou não se limpa!:p

E não passei com polish nenhum pa, so liquido dos motores e agua com fartura.:D

Já meto aqui umas fotos com o ponto da situação dele.:)
 
Re: 106 XSi - O Restauro

Ora então, começando pelo interior:

Alcatifa velha fora, forras traseiras, plásticos dos pilares e forra fundo mala, tudo fora e de molho antes de serem lavados.



Essas alcatifas laterais como estão coladas não as tirei, lavei-as mesmo no sitio.



O estado lastiimavel do isolamento por baixo da alcatifa, foi trocado tambem por um novo.



E aqui a unica que tirei do que ja estava lavado pela minha senhora, parte dos bancos.




Forro do tejadilho lavado
Volante trocado por um com a pele em condições
Alcatifa do chão nova
bancos e forras traseiras lavadas
Plásticos dos pilares lavados
Isolante por baixo da alcatifa novo
Levou ainda a aba frente direita que me faltava

E ficou assim:

A da aba que me faltava, pelo menos assim já fica mais composto até ser pintado e levar plasticos novos:



Uma do volante que comprei para substituir o meu que estava todo estalado, quem sabe não mando ainda forrar o meu á mesma:



O tejadilho, que agora já está mais lisinho, nesta foto ainda não tinha passado com a máquina de tirar borbotos:



E mais umas poucas do interior em geral:









Claro que ainda falta a ultima aspiradela como deve ser, limpeza de tablier, mandar forrar o banco condutor, manete das mudanças, uns tapetes novos etc, mas como está de boca aberta (cabeça fora) na oficina e volta e meia entra pó, só quando o tirar de lá pronto é que trato disso.

Vamos ao resto, passando para o coração dele, foi aberto pa ver como estava, resultado, a junta da cabeça não queimou mas apodreceu devido ao excessivo tempo que esteve parado e já que se abriu leva:

Oleo e filtro
Filtro gasolina
Velas de origem
correia alternador
Tampa radiador
termostato
Valvulas temperaura agua, oleo e pressão oleo
Limpeza de colectores admissão e escape
Distribuição e bomba agua
Cabeça po torneiro, testada e rectificada
Vedantes valvulas novos e valvulas rodadas e afinadas
2 foles transmissão lado caixa
1 fole caixa direcção
Retentores
Respectivo kit juntas de descarbonização
Reparação do suporte da bateria, rebentou la uma e estava tudo cheio de acido e ferrugem

E neste momento está assim, unicamente á espera de mecanico para o ir fechar e rolar novamente:

Bem, depois duma semana na oficina eis o ponto da situação:

O estaleiro:


Colectores admissão de molho:


Colectores escape de molho:


O estado dele debaixo do suporte de bateria:


Antes de ser lavado:


Depois da primeira passagem:


Aqui ja depois de lavado, infelizmente não saiu tanta porcaria como eu desejava. :(


Depois disso já se tirou tambem o carter para se limpar aquela pasta da agua que se andou a misturar no oleo, limpou-se tudo o que era tubos da agua pa tirar o maximo de ferrugem possivel, lavou-se o motor por baixo, e mais umas coisitas pra estar pronto a montar.

Depois de tudo isto é aguardar que durante a semana haja disponibilidade por parte de quem o vai montar e rezar para que fique bom de vez.
 
Last edited:
Re: 106 XSi - O Restauro

De salientar que tenho sido eu a fazer tudo isto, por vezes nas coisas mais complicadas ou que nunca tinha feito com a preciosa ajuda do Pratinhol, o que pra mim depois de feito ainda vai dar mais prazer e gozo.:)

Pra fechar o motor, tambem me atrevia, mas como felizmente conheço bem um rapaz que dava assistencia á citroen nos ralis, e conhece isto de trás pa frente, convenci-o a ir la ele pa ter a certeza que fica tudo em condições.:)
 
Back
Top