Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive | -novas mods- DIY botoes consola cen
Parte 3 - Mod botões - DIY
Sim, eu bem avisei que era capaz de haver uma parte 3, e aqui a temos então... Desta vez vamos a um botão que nem todos têm, modificar o botão de espelhos eléctricos, que era o ultimo que me faltava "iluminar"
Tal como o aquecedor da maçaneta ter sido uma curiosidade descoberta por ter a porta desmontada, esta mod aproveitou também que a porta estava desmontada para ser efectuada de vez...
Porque estava a porta desmontada?? Isso será outra mod a mostrar posteriormente
Então vamos lá:
Primeiro de tudo, desmontar a forra interior da porta ... 5 parafusos a retirar, no caso do meu b3. Um na parte interior da porta (parte interior sendo a que está mais perto da dobradiça), um na parte exterior, um encontra-se por baixo do "manipulo" com que puxamos a porta para fechar. Este ultimo, após retirar, solta uma peça plástica, que ao puxar revela outros 2 parafusos, que são os que fixam de facto a quartela á chapa. Os parafusos são todos de estrela, exceptuando o da parte interior da porta que é de "torx" (uma espécie de estrela), mas pode ser removido facilmente com uma chave de fendas mais pequena.
Tudo desaparafusado, é só levantar a forra até passar por cima do pino de tranque da porta, e puxar, mas ter muito cuidado aqui, ao puxar ela deverá vir sem dificuldade, de não vier, é porque ainda tem de ser levantada ainda mais um pouco. Não forcem, senão arriscam-se a partir os "ganchos" que a prendem á porta, como o anterior dono teve a amabilidade de me fazer
Com a porta desmontada, então já podemos ter acesso ao botão... Aqui existe uma pequena nota a fazer ... O desenho das quartelas dos b3 é diferente das dos b4, e isso engloba também esta mod que irá ser mostrada... nos B3, a peça que contem os botões de controlo dos 4 vidros eléctricos e espelhos é uma peça única, e o desenho continua até ao ponto em que se encontra com o tablier, junto ao espelho... Nos B4, essa peça é separada, e o desenho não continua até chegar ao tablier
Esse é o desenho da minha quartela (B3) . Nos B4, o espaço assinalado pela seta amarela não existe, e a peça que contem os botões não é única, dividindo-se no local assinalado pela seta a vermelho. Mas não é importante pois o botão em si é igual entre os modelos.
Por consequência, nos B3, o botão sai do seu local puxando-o para baixo pela parte de dentro da quartela, e nos B4 sai retirando toda a parte que engloba o manipulo, e fazendo-o "deslizar" para fora do sitio (sai toda a parte que se encontra acima da seta a vermelho)
Ficamos então com isto .... Trabalho sujo, diga-se... Muitos anos de pó :lol:
- Vamos á desmontagem... Utiliza-se o processo de qualquer dos outros botões, chave de fendas ou ferramenta equivalente para levantar o plástico por cima das patilhas que o prendem
- Como sempre, ter cuidado depois de soltar todas as patilhas, na altura de separar os componentes... Afastar as 2 metades devagar para não perder nenhuma peça. Depois do desmanche tem-se algo como isto:
- Na foto acima, vê-se a parte interior
- e nesta, a parte exterior
Temos então neste botão:
- Carcaça exterior esbranquiçada (traseira) + carcaça preta (frontal)
- Placa de circuitos interna
- tapete de borracha
- peça plástica transparente difusora de luz
- 4 "pernas" transparentes, que são os actuadores para as 4 direcções
- Peça central esbranquiçada que permite a deslocação entre as 4 direcções
- Peça redonda frontal, por onde se regulam os espelhos
- As lâmpadas a substituir encontram-se na diagonal inferior esquerda, e superior direita (ver foto da parte interior do interruptor).
- Retirar o tapete de borracha, des-soldar as lâmpadas queimadas pela traseira da placa de circuitos, e soldar as novas ... reverter todo o processo de desmontagem (isto para o look OEM)
-Para o look azul smd ... bricolage
-Testar polaridades dos smd, memorizar, e solda-los no sitio (na
parte 2 destes diy mostrei um smd "desfeito", ou seja, com as soldas partidas, para que vissem os seus constituintes, e avisei para terem cuidado ao manuseá-los, pois senão depois seria preciso muito olho e paciência para refazer aquelas soldas minúsculas... Mas foi o que fiz. Parti 2 smd ao fazer os botões da consola, e reparei-os para serem usados neste interruptor
)
- após soldar os smd no sitio, já não é possível utilizar as peças de encaixe iniciais, pois os smd são maiores que as lâmpadas que lá estavam, por isso:
- Em primeiro lugar, retirar o aro vermelho da parte exterior do interruptor, já que agora quer-se é luz azul
- Em 2º lugar, aparar os cantos do tapete de borracha
- Em 3º lugar, aparar os cantos da peça plástica transparente
Algo como isto:
Feito isto, está o trabalho concluído ... é só fechar e montar, mas antes de fechar, não magoa nada passar as 4 "pernas" transparentes plásticas por agua e sabão, pois se estiverem como as minhas, estarão um pouco carbonizadas e escurecidas devido ao calor e desgaste das lâmpadas OEM, e como a luz é transmitida por estas "pernas", quanto mais límpidas estiverem, melhor.
- agora sim, re-montar o interruptor... e já agora dar-lhe uma limpeza exterior
- Montar no local
- Testar e desfrutar
- Reverter o processo inicial para por a forra de volta para o sitio
FEITO