Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive | -novas mods- DIY botoes consola cen
Parte 2- Mod botões do quadrante, DIY
Bom, vamos lá então á parte 2 desta mod (tenham um pouco de paciência, que esta será bastante longa
)... Se leram a parte 1, já sabem que foi feito 3 dos 6 botões. Desta vez vou abordar os restantes 3. O do
nivelamento de farois automático, o do banco aquecido do condutor, e o do passageiro. Este DIY
NÃO é para pôr os botões com a aparência de origem, é para po-los com luz azul smd mais forte, o que implica muita bricolage interior aos botões e com essa bricolage os botões ficarão irreversivelmente "danificados", ou seja, nunca mais voltarão ao seu look original em termos de iluminação,
e não é esse o objectivo, é mesmo modificar
No entanto, se o vosso objectivo for apenas mudar as lampadas por estas estarem fundidas, podem na mesma seguir o DIY e poupam na bricolage.
Vamos então começar....
Retiram-se então os botões da consola, anteriormente esqueci-me de dizer que cada botão tem 2 patilhas, uma em cima e outra em baixo, que têm de ser premidas para que o botão deslize fora
Veremos mais á frente neste DIY que estes botões têm lampadas soldadas, e não de encaixe, como tal, temos de ver o que vamos usar para as substituir. No meu caso, e como ja foi referido na parte 1, usei smd azuis. Antes de avançar mais, convem explicar um pouco como são constituídos estes smd... Exteriormente têm uma protecção plástica que faz o formato das lampadas de encaixe, de modo a ser de substituição simples. Mas, como aqui é preciso andar a soldar, temos de "desfazer" o smd, ou seja, retira-lo do seu invólucro.
O que se verifica é que o smd é um pequeno quadrado branco, com 2 pernas (arames) com uma resistência em cada uma... Esse quadrado é soldado a essas pernas com umas soldas muito finas e fracas, pelo que é preciso cuidado ao manusear e ao retirar do invólucro... se não tiverem cuidado, acontece o que me aconteceu na foto acima, as pernas des-soldam e depois é preciso ter muita paciência e maozinhas firmes para os conseguir aproveitar de novo, mas isso fica para a
parte 3
Explicado o funcionamento dos smd, vamos então á desmontagem dos botões.
Destaca-se a cobertura frontal em 1º lugar, obtém-se algo como isto...
Essa parte vermelha é o que transmite a cor vermelha á face do interruptor, mas já lá chegaremos ... Para abrir o botão e chegar ao seu interior, usa-se uma faca ou chave de fendas para levantar o plástico preto por cima das patilhas laterais que estão ao fundo do interruptor, são bem visíveis na foto acima.
Depois é so puxar e o interior do interruptor sai para trás. Ai está ele ...
Agora começa o trabalho a sério, desmontar as componentes ....
a partir daqui convém trabalhar numa área limpa e com boa luz, para não perder nenhum dos componentes, pois alguns são pequenos
- Vai-se á traseira da placa de circuitos
Com uma faca ou x-acto cortar os círculos vermelhos da foto acima... Estes círculos são o que mantêm o plástico vermelho acoplado á placa de circuitos, e é o que permite o botão não se desmontar.
Após cortar estes círculos, cuidadosamente virem de novo o botão, sem retirar mais nada.
-Antes de mais, removemos uma pequena peça preta que permite o alinhamento da roda... é so puxa-la para cima... esta peça
Ok, agora já podemos desmontar o restante... ao cortar-mos os círculos vermelhos na traseira da placa, cortamos na realidade os "pés" da peça vermelha que a seguravam á placa, agora á só puxar essa peça e ela sai sem grande esforço.
MUITO CUIDADO ao puxar essa peça, pois por baixo dela encontra-se uma esfera minúscula que se insere em uns buracos na roda central, e é o que permite que o botão pare nas posições certas ( 0 , 1 , 2 , 3 , etc)... retiram essa peça muito lentamente e vejam se a esfera não vos foge. normalmente ela fica mesmo em cima da roda central, mas convém ter atenção de qualquer forma.
- com tudo desmontado temos algo deste género ...
NOTA: Os botões de aquecimento dos bancos e de regulação de faróis são iguais internamente, os componentes são os mesmos, só varia a placa de circuitos, mas isso não nos interessa para este caso ... A única diferença é que a roda central dos bancos vai ate á posição 6 e a dos faróis vai apenas até 3.
(interruptor acima é o dos faróis, dai ter o plástico de trás em branco, o das outras fotos em castanho é o dos bancos)
Na realidade, estes botões são bastante simples internamente, e apesar de parecerem confusos, até não o são de todo... os componentes são:
- Placa de circuitos (que contem a lâmpada)
- Roda central (é a que tem os números inscritos e que permite usar o interruptor)
- Peça plástica preta (serve como centrador da roda)
- Esfera muito pequena (permite ao botão parar nos sítios específicos... para verem quão pequena ela é, está na foto acima, em cima da roda central, no lado direito, aquele pequeno ponto brilhante)
- Plástico vermelho (segura os componentes todos juntos, e serve como difusor de luz)
Com tudo desmontado agora é so substituir a lâmpada... arranjar um ferro de soldar e derreter as soldas ao mesmo tempo que se puxa a lâmpada... inverter o processo para a nova lâmpada, e
pronto, remontar tudo de novo e.....
Está feito ... ... está feito se quiserem ter de volta o aspecto de origem, mas como eu não quero, continuemos então o trabalho
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A partir daqui começa a mod de transformação para azul, começa a bricolage a sério, e não há volta a dar depois de começar a cortar e partir
Bom, em primeiro lugar, temos de pôr o smd no lugar da lâmpada de origem. Como já sabem, o smd é constituído por 2 pernas, uma tem de levar corrente, outra leva massa. para descobrir qual é qual, a maneira é fácil, é ir ao carro e encaixar a placa de circuitos na ficha do botão. Não é preciso ter o botão todo montado para isto, pois so queremos testar a iluminação e não precisamos do botão a funcionar direito.
Puxem a ficha de ligação o mais para fora possível, para poderem ligar e desligar a placa de circuitos sem esforço (se forem á parte 1, verão que em muitas fotos as fichas estão para fora já por essa razão).
Liguem entao a placa á ficha e liguem a ignição, de modo a que a potencia chegue ao botão. Depois é so encostar as "pernas" do smd ao local onde a lâmpada estava... se ele acender, está na polaridade certa, se não acender, trocam-se as pernas uma com a outra (roda 180º) e a polaridade fica certa com ele a trabalhar.
Memoriza-se a polaridade e o sitio de cada perna e molda-se o arame das pernas de modo a que o smd aponte para a frente do botão. Agora é só solda-lo no sitio ... Sai alguma coisa deste género
NOTA: cuidado para que as pernas não toquem entre si ou farão contacto e queimam o smd ou o fusível
Agora, se voltarem mais acima e virem as fotos antes da desmontagem, verão que a nova posição do smd está no sitio onde o plástico vermelho costumava estar, logo, este tem de sair. MAS, como é este plástico que segura todo o botão, não pode sair...
Solução?? cortar apenas a parte que incomoda a projecção da luz do smd, basicamente, corta-se o canto frontal da peça vermelha
(eu não cortei, na realidade usei o ferro de soldar e derreti a parte que nao precisava, mais rápido e mais eficaz, corta o plástico como manteiga
)
Fica-se com algo deste género...
Remontei tudo e fui testar... o que vi foi que metade do símbolo dos bancos apanhava luz (metade de cima), e a metade de baixo não apanhava, logo, alguma coisa continuava a barrar o caminho da luz... era a peça preta centradora da roda central... novamente, a solução residiu em desgastar um pouco da parte superior dessa peça, usei de novo o ferro de soldar e derreti com cuidado essa parte superior numa forma redonda, de modo a não incomodar a projecção da luz (a foto em cima ja mostra tudo modificado, basta compararem com o que postei inicialmente antes de derreter)
e é basicamente isso, montar tudo de novo, voltar a verificar, derreter mais um pouco quando necessário e está quase concluído...
Se estiver tudo ok com a iluminação, então é só monta-los no sitio, mas já agora, que tal por um pouco de fita cola de alumínio para dispersar melhor a luz?
Agora sim, montar a frente...
Aplicar no sitio de origem... e apreciar o trabalho feito
FEITO!
NOTA FINAL: como devem reparar, a parte da roda central dos botões não ficou iluminada, isto foi tanto uma situação de preferência e de conveniência. De preferência, porque sinceramente prefiro ter apenas a parte superior acesa em todos eles e assim parecem simétricos, do que ter ali uns todos azuis em cima e am baixo a parecerem fora de sitio. Situação de conveniência também, pois para que pudesse iluminar a roda central (em azul), teria de fazer muita mais bricolage, junto a locais vitais dentro do botão, e trabalhar com um espaço quase inexistente... Preferi não o fazer, mas não é de todo impossível
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Resta-me apenas dizer:
- Não tenham medo de fazer isso, parece bem mais complicado do que é na realidade.
- Não se preocupem em cortar os "pés" vermelhos da peça plástica, o botão não se irá desmontar sem isso, mesmo que os partam não haverá problema nenhum, pois o botão entra muito justo dentro da peça que o encaixa e a pressão interior nunca permitirá que ele se mova nem 1 milímetro.
- Comentem, que este post levou mais de 3 horas a ser feito :roll:
ABRAÇO, Espero ter ajudado