Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A evitar a Morte ....Pinturas?? **
Hoje, para fazer uma pequena pausa do tópico das pinturas, vou falar da suspensão e do feedback desta.
Bom, o conjunto adoptado no meu de momento é um conjunto Amortecedores TA-Techinx, com molas compradas separadamente, da marca GT-Cupline.
Ora, como sempre, não comprei as coisas sem fazer pesquisa, fui pesquisar o feedback das GT-Cup, e diziam ser uma molas com um andamento/conforto duro/bastante duro... As taragens das molas para os B3 geralmente têm 2 especificações, uma para motores a gasolina mais fracos, até 2000cc, e outra de maior taragem para motores diesel (1.6 e 1.9) e 2.2cc, e 2.3cc (gasolina) dos coupés. Comprei estas segundas, usadas mas practicamente novas, provenientes de um 90 2.2 ou 2.3cc a gasolina, agora não me recordo bem.
No entanto estas taragens não são concordantes entre marcas, pelo que umas dizem que a taragem é universal para todos os motores, e outras especificam pelos motores. Preferi escolher a taragem superior que fazia referencia aos diesel, e também devido ao peso acrescido que acarto devido ao sistema de som.
Esse foi um erro, se hoje soubesse teria escolhido molas de taragem inferior, mas tal como referi antes, de qualquer das formas sabia em que me estava a meter.
Bom, em termos de conforto, passei de 80 para 8, lol, tinha suspensão confort, com os amortecedores todos nas couves, por isso o carro era super suave e saltitão como um barco nas ondas
. Agora é bastante rijo, demais até, em estrada é bastante bom, mas em paralelo ou estradas em mau estado é muito agressivo, eu por mim nem me importo, mas com passageiros torna-se uma aventura, lool.
No entanto, em termos de comportamento desportivo, nada a ver com o que era, o carro já não tem aquela sensação de barco, parece bastante seguro e dá bastante mais gozo e segurança quando se quer acelerar e forçar mais um pouco.
Quanto ao rebaixamento, deveria ser de 40mm, ainda está a pouco mais de 30mm mas a diferença é imensa para o aspecto de origem.. As molas ainda devem ter de acamar mais um pouco, pois pouco uso tiveram no antigo dono, e pouco nas minhas mãos ainda, podem demorar algo como 6 ou 9 meses a acamar completamente. Mais tarde tratarei de voltar a tirar as medidas.
Vamos a fotos do antes e depois (estas fotos do depois já têm cerca de 2 meses tambem, foram tiradas pouco depois da montagem).
Antes e Depois
Frente
Traseira
Zonas baixas
Parachoques frente
Zona inferior (embaladeiras)
Como já disse, as medidas ai apresentadas são iniciais sem acamar das molas, e com o carro vazio de pessoas e qualquer tipo de peso. De traseira so com o peso do sistema tenho rebaixe de pelo menos mais 1 cm. O mesmo se diz para as medidas iniciais, so que neste caso a diferença deveria ser superior. Com as molas stock e o peso do sistema, deveria ser pelo menos 2 cms mais baixo do que a foto apresentada, mas para referencia ficam as fotos sem peso.
E por fim, recomendo esta combinação de suspensão/molas? Sim, se gostarem exclusivamente de condução desportiva sem olhar muito ao conforto, dado que as molas são mesmo bastante duras e o carro fica muito brusco e saltitão.
Abraços.
PS: nas fotos das partes baixas, nota-se o porquê de esta semana ter investido em dar-lhe uma pintura
PS2: Não liguem ao facto de os pneus serem diferentes entre fotos, pois eles foram mudando de posições entre frente e traseira.