Cá está uma questão que pode levar a muitas discussões e no entanto sem qualquer conclusão, o conforto.
O conforto é muito subjectivo, quase tão subjectivo como a beleza ou a estética de um automóvel. Aquilo que para muitos pode ser um carro confortável, pode não o ser para outros tantos e vice versa.
Eu gosto que um carro seja um pouco mais 'rijo', sem exageros, no entanto, sei apreciar bem o conforto de uma berlina de luxo que passe em cima de empedrado sem transmitir praticamente qualquer vibração ou 'abanão' para o habitáculo, e adoro!!
No BMW tenho o pack desportivo ///M, e o carro é bem rijinho, ao que ajudam os pneus RFT, que têm as paredes laterais tipo pedra. É um carro bastante firme, em contrapartida é um devorador de curvas, com um comportamento dinâmico exemplar que proporciona um grande prazer de condução. Mais uma vez, até isto é subjectivo, o prazer de condução ou o 'handling' de um carro.
Apesar disso, não é um carro 'seco' e tem um bom pisar.
No meu Rover tenho amortecedores KYB Exel-G com molas Eiback Pro-Kit, barras estabilizadoras do MG ZR 160, etc etc, estando o carro num bom compromisso entre comportamento e conforto. Não é demasiado rijo, no entanto não adorna em demasia nas curvas rápidas, mas isso não é tudo!
Falando em conforto, e como disse, o mesmo é muito subjectivo, e porque? Porque, não são apenas as suspensões que contribuem para tal, ou os bancos, ou os pneus, há mais um grande conjunto de factores que influenciam o conforto de um carro.
Em primeiro lugar, se o carro não tiver ruídos parasitas, algo que eu não suporto seja em que carro for, é meio caminho andado para ser mais confortável ao transmitir uma maior sensação de solidez.
Em segundo lugar, temos a insonorização, factor que influencia, em muito, a sensação de conforto.
Quando passamos em buracos, ou seja o que for, o facto de não se ouvir aquele barulho das rodas a 'bater' nas coisas faz com que a sensação de conforto seja superior, bem como a sensação de solidez e de pisar 'bom'.
Quando insonorizei o meu Rover, anulando simultaneamente os ruídos parasitas, o carro ganhou conforto, e não mexi na suspensão nem nos bancos nesse processo, logicamente. Logo ai, as coisas passarem a ter uma percepção completamente diferente para mim!
Finalmente temos o derradeiro factor, a percepção que cada um tem de tudo dentro de um carro.
Já que se falou em carros Franceses, não nos podemos esquecer que o apanágio dos mesmos sempre foi o conforto, não estando com isto a dizer que não há melhor, mas, é um facto.
Mas, podemos falar naquele que deu muita dessa fama aos carros Franceses!
Quem já experimentou um Citroen DS? Se não experimentaram deviam experimentar, porque de facto é algo que roça o surreal, ainda por cima tendo em conta que estamos a falar de um automóvel dos anos 50!! A forma como o carro pisa a estrada é fenomenal, aliás, só experimentando, porque por palavras é complicado exprimir correctamente a experiência que é andar num Automóvel desses.
É dificil, mesmo pegando em carros muito mais modernos, encontrar um carro como aquele, no que ao 'andar' em cima da estrada diz respeito, e eu já conduzi alguns carros luxuosos de topo!!
Por fim, e com isto tudo eu quero dizer que não se deve afirmar que X carro é mais confortável que Y carro, deve sim dizer-se,
eu acho ou,
para mim, x carro é mais confortável que Y carro, porque, até o facto de gostarmos ou não de determinado carro influencia parâmetros como o conforto, acreditem.
Peace.