Índice de Cetano
Assim como o número de cetano, o índice de cetano está ligado à qualidade de ignição. O índice de cetano apresenta correlação com o número de cetano e é determinado pelas refinarias como substituto do mesmo, pela sua praticidade. É calculado a partir da densidade e temperatura de destilação de 50% do produto. A fórmula utilizada foi desenvolvida pela ASTM (American Society for Testing Materials), consta no método D976, e é representado pela expressão abaixo:
IC = 454,74 - 1641,416D + 774,74D2 - 0,554B + 97,803(logB)2
Onde:
D = densidade a 15o C, (g/cm3 )
B = temperatura da destilação de 50% do produto,( oC )
O método ASTM D4737 também fornece uma fórmula que pode ser usada para cálculo de índice de cetano.
Baixos valores de índice de cetano acarretam dificuldades de partida a frio, depósito nos pistões e mau funcionamento do motor. Valores altos de índice de cetano apresentam as seguintes influências:
Facilita a partida a frio do motor. Permite aquecimento mais rápido do motor. Reduz a possibilidade de erosão dos pistões. Impede a ocorrência de pós-iginição. Possibilita funcionamento do motor com baixo nível de ruído. Minimiza a emissão de poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e material particulado.
O indice de cetano tem uma norma para ser determinado não é como te dá na telha.
Isto aprendi não foi na cadeira de termodinamica foi na cadeira de sistemas de proporção no 2º ano de Engenharia automovel. Em relação ao estudo aqui vai:
Isto foi um estudo para a cadeira de tecnologia automovel 2 e o que se segue é as diferenças com e sem uma resistencia de cerca de 160 ohm no sensor de temp de combustivel no banco de potencia