Viva camaradas
hoje acabei de montar os meus woofers e tenho-vos a dizer que cumpriram o meu objectivo.
A nível de montagem foi tudo tranquilo apesar de naquela zona, como é típico do meu carro, ficar tudo muito a tangente. quando alguém precisar de mudar as suas deve verificar o espaço disponível entre a falange de aperto da coluna e a grelha que está na chapeleira. Algo muito alto não vai caber.Tive só que fazer uma pequena limagem no adaptador para a coluna acentar convenientemente.
No amplificador oem tive que substituir os fios de saída para a coluna mais perto do amplificador porque o diâmetro do íman da coluna nova era muito maior que o da coluna oem. Na coluna oem o amplificador era montado directamente na parte de trás da coluna, mas como na nova o diâmetro do íman era maior, o amplificador não pode ficar no mesmo sítio e teve que ser fixado ao lado da nova, o que obrigou a ter maior comprimento dos fios . A fixação deve ser bem pensada se se quiser utilizar as fichas/ cabelagem originais. Eu na parte de cabelagem mantive tudo o que era original. A ficha que vem do rádio para o amplificador continua a ser a ligação do amplificador.
Na coluna que fica mais longe do amplificador, retirei o conector que estava instalado na coluna oem e estanhei-o na nova coluna garantindo assim que toda a cabelagem/ fichas eram mantidas e usadas.
Para já não liguei tweeters atrás porque quero testar durante um tempo só os woofers. No entanto já deixei a cabelagem para tweeters alinhavada...
O resultado ...
Neste momento sentado no lugar do condutor sinto o som mais cheio e os graves mais intensos e sem distorção e era isto que procurava. A sensação de som “seco” desapareceu. Estou completamente satisfeito com o som no carro. No meu lugar não me faz falta médios e agudos, provavelmente atrás deve sentir-se, mas eu não me sento lá. Vou deixar ao critério e apreciação da minha filha que ela é a dona daquele espaço. Eu perferia não meter porque tenho que os montar num sítio que não existe na forma original do carro e vou ter que criar o sítio. Mas quem vai decidir vai ser ela. Se ela quiser vai rolar e vai ficar bem.
Só quero acrescentar, que como o amigo
@zefern referiu que cada um tem os seus ouvidos e os seus gostos e a opinião que estou a dar é a apreciação dos meus ouvidos e os meus ouvidos agora estão felizes.
podia ser melhor? Podia... mas tinha que gastar muito mais do que gastei!
A relação do que recebi versus aquilo que gastei e claramente positiva.
mais uma vez não tenho palavras para agradecer a vossa ajuda, orientação e atenção que sem ela o resultado desta obra seria bastante pior, mais demorado e provavelmente mais dispendioso!
um grande bem haja para vocês.
abraco