Vivas
Compreendo os vossos motivos para pensarem em trocar de viatura. Realmente, tratores destes tem os seus quês.
Eu adquiri à menos de 3 meses uma A4 B7 3.0 TDI Quattro Trip. O preço, devido à crise ou não, era muito porreiro, ligeiramente acima das 2.0, mas como tinha tudo aquilo por que sonhava, principalmente cx automática, RNS E, quattro, etc e tal, e tinha segurança ao nível de garantia, a carrinha seria entregue com revisão feita (Long Life) e pequenos problemas resolvidos na própria Audi, decidi arriscar. Mas claro que fiquei bastante preocupado com os custos de manutenção e consumos que iria ter, coisa que mesmo pesquisando intensamente neste fórum não consegui ver esclarecidos.
Mas como a vida são dois dias, decidi avançar. Assim não ficaria a remoer na decisão. Mais vale arriscar e correr mal (claro que com riscos controlados) do que ficar a lamentar eternamente a falta de decisão. Se tiver problemas, da maneira que veio é da maneira que vai.
Até agora, a única coisa que me preocupa e me surpreendeu mais do que estava à espera são os consumos em cidade. Como trabalho +- perto de casa, com a carrinha fria, os consumos são bastante altos. Em cidade anda sempre nos 2 dígitos, largos. Quando faço AE, aí baixam significativamente, mesmo a boas velocidades. Mas fiquei mais descansado quando uma amiga me disse que no seu Kia Ceed novo, a gasolina, com uso quase total em cidade, andava com uma média de 8,7. Actualmente ando com um consumo médio de 9,6.
Ainda não tive manutenções às minhas custas, excepto 3 lâmpadas fundidas. Mas já estou preparado para quando tiver que lá ir...... Mas é um prazer imenso conduzir uma coisa destas, ouvir aquele motor a assobiar
Se conseguirem manter as viaturas, tanto melhor. Mas claro que, basta andar atento às notícias, a vida não está fácil para ninguém, e em nenhum lado.
Abraços.