Acordo Ortografico! Estou desanimado

O pessoal gosta tanto de complicar...

Existe uma resistência à mudança que é uma coisa inacreditável... (olha escrevi duas frases, e nada mudou) :D
 
O pessoal gosta tanto de complicar...

Existe uma resistência à mudança que é uma coisa inacreditável... (olha escrevi duas frases, e nada mudou) :D

Tenho a certeza que se te mudarem as tuas coisas pessoais em casa ou no trabalho sem te consultarem primeiro que vais ficar lixado :D

Aparte as preferencias, os 2 erros cometidos foi a falta de consulta ao Povo, e o facto de nao deixarem em aberto as 2 formas de escrever, ou seja, o acordo podia ir avante mas manter as duas maneiras de escrever como correctas...
Nao sei se vou dizer uma bacorada, mas tenho na ideia de ouvir dizer que na altura em que o acordo ortografico que levou a instincao
da palavra pharmacia, que era correcto ambos os modos, ou seja, ambas as maneiras eram aceites como correctas, da maneira que
esta feito nem parece um acordo mas sim uma imposicao, practicamente um decreto de lei...
 
Mas consultar o povo para quê?

Então mas eu não vou votar, para eles tomarem decisões?
Se por cada medida tivessem de consultar o povo, tínhamos de andar em referendo diariamente! :p :p

E em relação a vir mexer nas minhas coisas sem antes pedirem.. ah sim fico bastante chateado mesmo :D
 
A ortografia e algo que incide pessoalmente conosco diariamente, logo sim, divia-mos ter sido consultados, entendo
que nao devem ser meia duzia de pessoas que devem decidir o modo que devo escrever ou falar, era um assunto
que de modo algum deveria ter sido tomado de animo leve...

Tive de copiar e colar para conseguir acentuacao :D

Cómico va passar a ser Cômico, isto nao so e absurdo como e claramente abrasileirado...

Ao que parece querem eliminar os ditongs ( os ães e os ões) e passar a ser tudo com terminacao em M
isto e terrivel... e perde-se um bocado o sentido da frase, Terminarão e Terminaram sao duas frases com
tempos distintos a 1a e futuro e a 2a e passado, e uma aberracao se for mudada nesta circunstancia...

Nao li ainda o acordo mas o pouco que vi numa peca jornalistica deixou-me boquiaberto, e mau de mais para
ser verdade... pois nao se limita a tirar as letras que nao usamos na fala, ha palvras que sofrem metamorfoses
inadmissiveis, chega a ser algo deslexico :p

Tambem nao vou opinar mais sobre o assunto poque ja fiz ver o meu ponto de vista.
 
Last edited:
Mas consultar o povo para quê?

Então mas eu não vou votar, para eles tomarem decisões?
Se por cada medida tivessem de consultar o povo, tínhamos de andar em referendo diariamente! :p :p

E em relação a vir mexer nas minhas coisas sem antes pedirem.. ah sim fico bastante chateado mesmo :D

Rodrigo,

Se tu tens determinada opinião, também tens de compreender quem tenha opinião contrária...

Aqui a questão não é resistência à mudança... acho que este tipo de mudança deve ser devidamente ponderada, sobretudo saber se os meios vale o fim... em suma, qual o ganho que iremos ter!

Quanto à questão de referendo, claro que há não se vai referendar tudo e mais alguma coisa, mas achas que isto não é importante o suficiente para no mínimo se referendar??? Alterar algo que mexe com todos não é importante? Estar a mudar uma forma de escrita que está instituida há anos assim sem mais nem menos.... Já vi refendos por coisas que têm menos importãncia a serem feitos....

Além do mais as cosias não foram devidamente bem feitas... exemplo, miúdos que na escola aprendem a escrever pelo novo acordo ortográfico mas que usam livros que estão segundo as regras anteriores... cabe na cabeça de alguém esta situação????????? Com tanta coisa importante a fazer neste país perdem tempo e dinheiroa com uma "mxrda" destas...
 
...

Cómico va passar a ser Cômico, isto nao so e absurdo como e claramente abrasileirado...

Ao que parece querem eliminar os ditongs ( os ães e os ões) e passar a ser tudo com terminacao em M
isto e terrivel... e perde-se um bocado o sentido da frase, Terminarão e Terminaram sao duas frases com
tempos distintos a 1a e futuro e a 2a e passado, e uma aberracao se for mudada nesta circunstancia...

...

Isso é falso! Se tu viste alguma notícia a dizer isto está completamente errada! Não leste o link que coloquei aqui, que é o acordo ortográfico!

As acentuações, mantêm-se conforme a pronúncia. Em Portugal continua a ser cómico e no Brasil cômico, ou topónimo/topônimo, o acordo apenas permite a existência das duas grafias!!!

Os ditongos continuam como sempre existiram!

Do acordo, pg 33:
3.º Os ditongos nasais, que na sua maioria tanto podem ser tónicos/tônicos como
átonos, pertencem graficamente a dois tipos fundamentais: ditongos representados por
vogal com til e semivogal; ditongos representados por uma vogal seguida da consoante
nasal m. Eis a indicação de uns e outros:
a) Os ditongos representados por vogal com til e semivogal são quatro, considerando-se
apenas a língua padrão contemporânea: ãe (usado em vocábulos oxítonos e derivados),
ãi (usado em vocábulos anoxítonos e derivados), ão e õe. Exemplos: cães, Guimarães,
mãe, mãezinha; cãibas, cãibeiro, cãibra, zãibo; mão, mãozinha, não, quão, sótão, sotãozinho,
tão; Camões, orações, oraçõezinhas, põe, repões. Ao lado de tais ditongos pode, por
exemplo, colocar-se o ditongo ui; mas este, embora se exemplifi que numa forma popular
como rui = ruim, representa-se sem o til nas formas muito e mui, por obediência à tradição;
b) Os ditongos representados por uma vogal seguida da consoante nasal m são dois:
am e em. Divergem, porém, nos seus empregos:
i) am (sempre átono) só se emprega em flexões verbais: amam, deviam, escreveram,
puseram; (quer isto dizer que apenas pode ser usado o ditongo -am em verbos)
ii) em (tónico/tônico, ou átono) emprega-se em palavras de categorias morfológicas diversas,
incluindo flexões verbais, e pode apresentar variantes gráficas determinadas pela
posição, pela acentuação ou, simultaneamente, pela posição e pela acentuação: bem,
Bembom, Bemposta, cem, devem, nem, quem, sem, tem, virgem; Bencanta, Benfeito, Benfi
ca, benquisto, bens, enfi m, enquanto, homenzarrão, homenzinho, nuvenzinha, tens, virgens,
amém (variação de ámen), armazém, convém, mantém, ninguém, porém, Santarém,
também; convêm, mantêm, têm (3.as pessoas do plural); armazéns, desdéns, convéns,
reténs, Belenzada, vintenzinho.

Leiam o acordo!!!
Acordo Ortográfico para Pais e Professores
 
Last edited:
vou deixar a minha curta posta... :D

estou-me pouco f0d€nd0 para esse acordo, e só o utilizarei se for mesmo obrigado.. ;)

Ponto.

peace.. :cool:
 
Rodrigo,

Se tu tens determinada opinião, também tens de compreender quem tenha opinião contrária...

Aqui a questão não é resistência à mudança... acho que este tipo de mudança deve ser devidamente ponderada, sobretudo saber se os meios vale o fim... em suma, qual o ganho que iremos ter!

(....)
exemplo, miúdos que na escola aprendem a escrever pelo novo acordo ortográfico mas que usam livros que estão segundo as regras anteriores... cabe na cabeça de alguém esta situação?????????

Miguel :p :p

Tens sim senhor e eu também tenho :D

Sinceramente acho que o pessoal anda a fazer um pé de guerra com isto de forma escusada.. A língua portuguesa tem sofrido alterações ao longo dos anos, e esta foi mais uma! Para mim, houve alterações excelentes, principalmente ao nível de sons mudos:

baPtizado: queres mesmo o P para que?
correCto: queres mesmo o C para que?
faCto: queres mesmo o C para que? ahhh aqui é por causa de não confundir com o fato da roupa... :p :p Agora quando falo com alguém avalio o tema de conversa, e não apenas uma palavra isolada.. Acho que com o contexto da frase depressa sabemos do que estamos a falar..

E por aí fora :D

Agora concordo contigo a 100% quando referes o problema no ensino... Mas também tens de perceber, e como estamos aqui tão bem a ver, a resistência à mudança e a dificuldade à mudança, OBRIGA a que esta alteração seja faseada até que o pessoal se habitue.

Ok podiam agora ter avisado por exemplo em Janeiro e diziam:
"Amigos a partir do próximo ano lectivo, vamos passar a usar o novo acordo ortográfico, no entanto podemos desde já dizer que as alterações são X, P, T, O, e dando um exemplo em vez de lectivo passamos a escrever letivo" :p :p :p

E como tu tão bem dizes, não temos coisas mais importantes com que nos preocupar, do que com o novo acordo ortográfico?

Eu tenho! ;) ;) ;)
 
Eu sou contra este acordo não a nível da mudança em si a língua para não morrer tem de se adaptar aos novos tempos e isso vai acontecendo.

O problema da resistência á mudança está no facto de passarmos a falar e escrever brasileiro cada vez mais.

Nós fomos os colonizadores nós é que os ensinamos a falar português, e agora na sei quantos anos depois e só por politiquices temos de deixar a nossa língua e passar para deles porque eles nem foram capazes de aprender o português que lhe ensinámos.

É triste ....
 
Eu sou contra este acordo não a nível da mudança em si a língua para não morrer tem de se adaptar aos novos tempos e isso vai acontecendo.

O problema da resistência á mudança está no facto de passarmos a falar e escrever brasileiro cada vez mais.

Nós fomos os colonizadores nós é que os ensinamos a falar português, e agora na sei quantos anos depois e só por politiquices temos de deixar a nossa língua e passar para deles porque eles nem foram capazes de aprender o português que lhe ensinámos.

É triste ....

Por acaso já leste o acordo? Não tem nada a ver com falar ou escrever "brasileiro"!
 
Por acaso já leste o acordo? Não tem nada a ver com falar ou escrever "brasileiro"!

Não li

mas a base da questão é a mesma temos de mudar para nos adaptar as palavras existentes nos outros países que supostamente deviam falar português e nunca o conseguiram fazer, e nós temos de mudar Mais pelo menos para ficarmos igual a eles.

Ora o mestre ensinou milhares de pessoas e como não conseguiram fazer como o mestre obrigam o mestre a fazer como eles.

Mas não há nada a fazer temos de mudar, e vamos mudar.

A mudança torna se difícil quando vamos comprar um livro e ele ainda vem escrito sem acordo ortográfico e o problema é que só esta situação dos livros vais demorar anos a ultrapassar.

Um dia destes ainda vou ver os putos a dizer que o Camões dava erros de ortografia. isto se lerem um edição antiga dos Lusíadas.
 
Back
Top