Amigo Kripto, eu coloquei a foto com a pagina em questao, mas nao sei porque nao aparece, este novo plug in do forum e mesmo uma treta, fica aqui o link para a foto do que eu estava a criticar:
AudiPT varias cenas :: Acordoortografico.jpg picture by Vitor_Faria - Photobucket
Sim, á bocado não dava para ver...
Mas qual é o problema de existir as duas formas? Afinal a nossa língua é tão diversa e rica que por isso é que existem estas duas formas.
Como Portugal sempre foi um país de analfabetos, e desculpem falar desta forma mas é verdade porque só agora conseguimos atingir os 90 e tal % de alfabetização. Nunca se soube dar educação àqueles que foram e ficaram no Brasil, mas isto antes do Brasil ser um país independente e entretanto ter recebido paletes de emigrantes da Itália, Espanha, Alemanha, Polónia, Hungria, Japão...
Óbvio que ao fim de 200 anos e separados por 6000 Km's de mar, sem existir internet, telefone ou televisão como agora, surge uma língua com duas ortografias diferentes de um lado e do outro do oceano.
Mais, em África só não existe outra grafia diferente da de Portugal, porque estivemos lá até há 30 anos atrás! Porque se não era mais uma. E depois com que base e razão teríamos nós agora para "obrigar" 190 milhões de Brasileiros a escrever e usar a pronúncia Portuguesa? Até mesmo em Portugal um país pequeno existem várias pronúncias, vejam lá se agora existisse uma ortografia para o Norte, outra para o Centro, outra para o Alentejo e Algarve, mais outra na Madeira e outra nos Açores, isto era uma festa que ninguém se entendia. Mas ninguém é obrigado a falar com a pronúncia de Cascais, ou Alentejana ou Nortenha.
Aliás eu acho que os Brasileiros é que deviam ficar chateados porque eles vão deixar de usar o trema ¨, e algumas acentuações do tipo Européia passa a ser Europeia, ou idéia passa a ideia...
Nós nunca usamos esta acentuação agora o que os Portugueses e Brasileiros vão ter que aprender é que o têm passa a ser teem ou dêm passa a deem... ou por exemplo deixa-se de escrever p
ára e passa a ser para, só teremos que entender quando se abre a vogal ou não, conforme a natureza da frase. Mas isso os Brasileiros também vão ter que aprender!
Sinceramente, o Acordo não é para os Portugueses, nem para os Brasileiros e nem para os PALOP's,
é para os estrangeiros que teem que aprender Português. J
á que não existe nenhuma língua que faça tanto uso da acentuação como o Português. E os estrangeiros não entendem isso nem sabem qual a diferença, só ficam a saber ao fim de muitos anos a viver num país de língua Portuguesa, já que o inglês não usa acentuação ou o Holandês, ou o Francês, ou o Alemão, que só usa o trema!
Portanto... Não se chateiem, porque não vão sentir diferença nem vamos falar "Brasileiro".
Agora uma coisa é certa,
existe muita mas muita desinformação!!!