AJUDA: temperatura liquido refrigeração sobe em alta velocidade!

nah, nada a ver admissão com o aquecer...
a unica opção possivel era teres uma vela marada q provocasse aquecimento, mas se assim fosse não faria só oscilações e custar a pegar, ele ia-te perder força em andamento e engasgava-se todo...

faz uma limpeza na borboleta, acho q deves conseguir fazer isso tu mesmo...
se usares filtros lavaveis a borbleta suja-se mais q o normal...
o problema inicial da borboleta é mesmo o ralenti, e ao começar a pisar puxar parece q o acelarador perde a sensibilidade... pois quando a borboleta está suja ela não fecha completamente deixando passar mais ar, logo quando tiras gás, ou ao ralenti ela está um pouco aberta quando devia estar fechada provocando as oscilações...

descreveste exactamente o que acontece com o meu carro! ao começar a pisar o acelerador perde sensibilidade e até parece que dá um pequeno ressalto. é exactamente isso
 
descreveste exactamente o que acontece com o meu carro! ao começar a pisar o acelerador perde sensibilidade e até parece que dá um pequeno ressalto. é exactamente isso

exactamente, sente-se um ligeiro ressalto... isso é uma coisa simples e rápida de resolver fazendo uma limpeza na borboleta... não sei como é o teu motor, mas se puderes limpar por dentro o tubo da caixa de filtro até à borboleta melhor...

mas um conselho q te dou, 1º vê a questão do aquecimento, q a borboleta tem tempo...
esses aquecimentos não são nada beneficos... certos materiais mudam de caracteristicas ao levar esquentamentos, podes queimar a junta da cabeça facilmente por exemplo, mas isso não é o pior...
se a bomba de agua der mt trabalho a tirar, 1º vê o radiador...
 
exactamente, sente-se um ligeiro ressalto... isso é uma coisa simples e rápida de resolver fazendo uma limpeza na borboleta... não sei como é o teu motor, mas se puderes limpar por dentro o tubo da caixa de filtro até à borboleta melhor...

mas um conselho q te dou, 1º vê a questão do aquecimento, q a borboleta tem tempo...
esses aquecimentos não são nada beneficos... certos materiais mudam de caracteristicas ao levar esquentamentos, podes queimar a junta da cabeça facilmente por exemplo, mas isso não é o pior...
se a bomba de agua der mt trabalho a tirar, 1º vê o radiador...
é exactamente isso que vou fazer! impecável. obrigado. quando estiver resolvido dou notícias!
 
Então?

Temos novidades?
Temos :)
Não me esqueci do post :)
Só levei o carro à Audi ontem. Tenho andado com ele assim pq no dia a dia faço percursos mt curtos e nunca aquece.
Mas ontem lá fui deixá-lo e ligaram-me hj.
E o diagnóstico do pessoal estava certo: bomba de água!
Vão substituir o termoestato também.
As palavras do homem da Audi foram "desmontámos a distribuição e o problema está na bomba de água, que nem mexe".
Só em peças são 280 eur... vamos ver a conta final... Axo que não fica pronto amanhã...
Quando estiver pronto meto aqui mais pormenores e a conta....
 
Last edited:
Não estás a dizer barbaridade, aliás na minha opinião ou é radiador entupido ou bomba de agua q já não faz a sua função...

se os niveis nunca baixaram, acho q fica de parte a junta da colassa... se as ventoinhas disparam e o termostato está bom, pra mim ou é radiador ou bomba de agua...
a bomba de agua pode ter algum problema na hélice q só provoca falta de circulação em altas rpms... ainda há dias mostraram-me uma bomba de agua q a helice descravou do encaixe, e e pequenas velocidades tudo normal, altas velocidade a helice empancava e o liquido aquecia...

eu disse... :D
 
SEM DÚVIDA! ACERTASTE EM CHEIO!
E quando explicaste e o resto da malta concordou ctg, também fiquei claramente convencido de que era esse o problema.

Um grande abraço de obrigado a todos!
Amanhã ou 2ª ponho aqui o valor do estrago na carteira... e espero que desta o problema venha mesmo resolvido! Falta o teste de estrada :D
 
Caros,
Mais uma situação com o meu recém adquirido argolas... Vi que já há muitos posts com este tema mas nenhum corresponde ao que me aconteceu.

Bom vinha agora mesmo na A2, vindo de setubal, a uma velocidade constante de +- 180/190 km/h quando de repente me acende aluz avisadora da temperatura do liquido refrigeração e reparo que a temperatura está quase nos 120º. Fiquei em pânico e abrandei para os 100km/h e passados uns segundos a essa velocidade o ponteiro da temperadura desce repentinamente, numa golpada, para os normais 90º.

Vim com calma para casa e verifiquei:
Nível do óleo (a quente): parece estar bom
Nível do liquido de refrigeração: é noite não consigo ver bem, mas parece-me estar ok. amanhã de manhã confirmo.
Ventoinha: não a ouvi a trabalhar quando deliguei o carro, mas a temperatura estava nos 90º por isso seria normal que não estivesse a trabalhar.

O que pensam disto? Posso ter queimado a junta da cabeça??? Mas será que a temperatura subiu mesmo? é normal descer abruptamente para os normais 90º??

Como posso saber se queimou a junta da cabeça??

Estou preocupado com isto, espero que o raio do carro não me comece a trazer problemas...

Obrigado desde já.

Boas :) isso é normal acontecer, visto que não tens um carro novo! as vezes em alta velocidade à uma tendência a aquecer, ja por isso tens os avisadores do quadrante! Mas aconselho-te a moderares a velocidade constante para os 160! O teu carro é 1.6 gasolina, certo? abraços
 
Boas :) isso é normal acontecer, visto que não tens um carro novo! as vezes em alta velocidade à uma tendência a aquecer, ja por isso tens os avisadores do quadrante! Mas aconselho-te a moderares a velocidade constante para os 160! O teu carro é 1.6 gasolina, certo? abraços

Sim é o 1.6 a gasolina motor AKL.
Porque aconselhas a não sair dos 160 km/h?
 
Ora bem companheiros desta vida das argolas, fui ontem buscar o carro à Audi e esgaçá-lo logo de seguida para a A2 e parece estar definitivamente resolvido!
Primeiro fui pra fila da A5 para o deixar bem aquecidinho e depois esgacei-o a 190 km na A2 para Setubal: ir, jantar e vir. E o ponteiro n mexe :)

Vamos a contas à factura que paguei na AUDI (é sempre útil para o pessoal ter preços de referência para os problemas q vão surgindo). Vou descriminar a factura:

Unid tempo
ou Quantidd.-|---DESIGNAÇÃO--|--PREÇO S/ IVA--|--% IVA---|--%DESC.--|--TOTAL S/ IVA

Mão de Obra:
-----0,20h----------Sist arref Exam-------43€ À HORA---------23------------20---------------6,88€
-----2,20h--------Bomba p/ lq arref.-----43€ À HORA--------23------------20--------------75,68€
-----0,90h--------Regul do lq arref-------43€ À HORA--------23------------20--------------30,96€

Material:
-------1-----------BOMBA DE ÁGUA----------123,60€-----------23------------15-------------105,06€
-------1--------------TERMOSTATO-----------39,78€-------------23-----------15---------------33,81€
-------1-------------------JUNTA-----------------1,96€--------------23------------15--------------1,67€
-------2-----------Anti-congel G13 DL--------5,65€---------------23------------15--------------9,60€

TOTAL DA FACTURA COM IVA: 324,30€

Se quiserem mais info apitem.

Mais uma vez obrigado aos que me ajudaram!
 
Last edited:
Ora bem companheiros desta vida das argolas, fui ontem esgaçar o carro para a A2 outra vez e parece estar definitivamente resolvido!
Primeiro fui pra fila da A5 para o deixar bem aquecidinho e depois esgacei-o a 190 km na A2 para Setubal: ir, jantar e vir. E o ponteiro n mexe :)
Vamos a contas à factura que paguei na AUDI (é sempre útil para o pessoal ter preços de referência para os problemas q vão surgindo). Vou descriminar a factura:

Mão de Obra:
Unidd de tempo ou Quantidd. | DESIGNAÇÃO | PREÇO S/ IVA | % IVA | %DESC. | TOTAL S/ IVA
0,20h SISTEMA DE ARREFECIMENTO EXAM 43€ À HORA 23 20 6,88€
2,20h BOMPA P/ LQ ARREFEC. 43€ À HORA 23 20 75,68€
0,90h REGUL. DO LQ DE ARREF. 43€ À HORA 23 20 30,96€
Material:
1 BOMBA DE ÁGUA 123,60€ 23 15 105,06€
1 TERMOSTATO 39,78€ 23 15 33,81€
1 JUNTA 1,96€ 23 15 1,67€
2 ANTI-CONGELANTE G13 DL 5,65€ 23 15 9,60€

TOTAL DA FACTURA COM IVA: 324,30€

Interessa é estar resolvido!... Mas...

DASSSS!!! :wow:

Por metade do preço tinhas feito essa reparação!... ;)
 
Interessa é estar resolvido!... Mas...

DASSSS!!! :wow:

Por metade do preço tinhas feito essa reparação!... ;)
Eh pa eu sei... hei-de acordar pa vida... mas sabes q eu comprei este carro há pouco tempo e quero deixá-lo num brinco pa poder andar descansado... qdo tiver a certeza q está fiável, dou um travão valente nas contas, senão viro Grego (teso)...
O que vale é a garantia de 2 anos do material e mão de obra... mas 2 anos tb passa num instante...
 
Eh pa eu sei... hei-de acordar pa vida... mas sabes q eu comprei este carro há pouco tempo e quero deixá-lo num brinco pa poder andar descansado... qdo tiver a certeza q está fiável, dou um travão valente nas contas, senão viro Grego (teso)...
O que vale é a garantia de 2 anos do material e mão de obra... mas 2 anos tb passa num instante...
ou seja!!
quem pagou a factura foi a garantia certo??
 
ou seja!!
quem pagou a factura foi a garantia certo??
LOL eu entendi-te!

Mas n te esqueças que eles da 1ª vez só verificaram... e não se estragou nada para além do que já tinha... o problema simplesmente continuou. Mas se me tivesse rebentado a junta da cabeça teria que puxar dos galões de jurista e meter aquilo tudo na barra do tribunal :)
 
Eh pa eu sei... hei-de acordar pa vida... mas sabes q eu comprei este carro há pouco tempo e quero deixá-lo num brinco pa poder andar descansado... qdo tiver a certeza q está fiável, dou um travão valente nas contas, senão viro Grego (teso)...
O que vale é a garantia de 2 anos do material e mão de obra... mas 2 anos tb passa num instante...

Mas então não pagas-te?

Pagou a garantia?

Outra coisa que não entendo, mas respeito claro ;), é a conversa do:

"queria deixar tudo impecável..."

Achas que só na marca é que trabalham bem?

Achas que as oficinas de "rua" não têm mecânicos capazes?

Ouve o que te digo...

Na "rua" além de melhores preços, inclusive de mão de obra, tens na mesma a possibilidade de montar material OEM até mais barato muitas vezes!...

Se tiveres um Mecanico de confiança que perceba da coisa, ainda melhor!...

Na marca muitas vezes encontras o comum Mecanico do "By the Book" e isso muitas vezes é muito mau!...

Os bons estão todos cá fora onde ganham pelo seu trabalho!... E são recompensados por isso! ;)

Se não pagas-te, prontes!... Melhor! :p

Não leves a mal o que escrevi, é só para te mostrar o meu ponto de vista!... ;)
 
Back
Top