AUDI 80 AVANT 1.9 TDi+

Re: AUDI 80 1.9 TDi

A1z tira-los foi mais o menos fácil vou tentar explicar o melhor possível o primeiro centro do casquilho de ferro saiu bem estava completamente solto o segundo centro de ferro e a chapa de fora peguei na maquina de furar e fui furando a borracha a toda a volta e com um formao de trabalhar madeira mt fino fui rasgando a borracha ao longo dos furos ate ele sair a chapa de fora peguei num serrote de ferro cortei a chapa e com uma chave de fendas e uma pequena pancadinha e sai a chapa tira-los ate que foi relativamente fácil. para mete-los foi num torno dos bons ( daqueles antigos todos em ferro ) um pedaço de madeira grossa numa ponta e na outra ponta um bocado de tubo um pouco mais largo que o casquilho e depois de alguma forca de braços estavam os dois no sitio. claro que quem arranjar uma prensa num torneiro ou assim e mt mais fácil tanto pa tirar os casquilhos velhos como para meter os novos.
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

tenho que me safar A1Z depois de me dizerem ontem que para mudar os dois casquilhos do braço mais o topo do amortecedor eram 40€ e tendo na segunda feira a conta da mudança da distribuição pa pagar e na quarta o seguro e como não me importo de sujar as mãos ate gosto de me aventurar a fazer as coisas meti as mãos ao trabalho e fiz eu o serviço a ate levou rotula nova e td agora ta 5***** e foi dinheiro que poupei e claro fico contente por ter sido eu a arranjar a minha menina :lol:
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

A maneira para safar mais usada e que dá melhor resultado sem ter a prensa para tirar os sinoblocos, é a de usar um parafuso grande e robusto, e um par de anilhas, em conjunto com uma "chave de caixa" das enormes, As anilhas servem de base ao parafuso e porca, bem como a chave de caixa, e ao apertar o parafuso, o aperto puxa lentamente o casquilho fora. Para pôr o novo o processo é o mesmo apenas feito inversamente para puxar pelo outro lado.

Não se se me fiz entender, mas é a maneira que conheço, apesar de nunca o ter feito.

Ter em atenção que mexer nisso desalinha a direcção e convém depois ires alinhar isso para não te andar a gastar os pneus anormalmente.

Eu queixava-me que o 80, e os 80 no geral gastam muitos casquilhos, especialmente nos diesel devido ao peso dos blocos, e que a suspensão falha nesse aspecto, mas seja de que maneira fôr, minhas ricas suspensões do 80, em que a manutenção era barata e tinha pouco por onde estragar. Quem tem A4 sabe que trocam-se é os braços todos, e não tanto os casquilhos, e que um conjunto decente vai para cima de 500 maçarocas, é muita fruta. Trocava sinoblocos para uma vida toda com o 80 :p ... Carros de guerra os 80 :D

Vai dando mimos a isso que é o que precisa
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Para a primeira vez, tiveste muita coragem. Eu já tenho outros braços da suspensão que comprei em tempos para que, na altura de meter sinoblocos, monto tudo nos braços suplentes e depois é só tirar uns braços e meter logo os outros. Guardo os que tirei para mais tarde tornar a fazer este trabalho. Em suma, poupo tempo (30 minutos) está tudo mudado. Deixo este video para perceber como tiro, caso precise os sinoblecos, mas tenho o meu amigo mecânico que deixo os braços, casquilhos e rótula da suspensão para montar no torno. Depois eu mesmo mudo em casa.

[video]https://youtu.be/qhrY7clDIGE[/video]

Abraço
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Eu também troco sempre os sinoblocos com ajuda do torno e um bocado de tubo. ;)
@Reactive nem é bom em falar em braços para o B5.:p
Eu por enquanto no meu, vou apenas trocando os sinoblocos, só quando as rotulas ficam com folga é que meto o braço novo.
 
Last edited by a moderator:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

boas malta ultimas novidades hoje foi o dia de mudar a distribuição e que dia então o mecânico começou por desmontar toda a frente tirou as protecções pôs o motor a ponto trancou o motor e substituiu a correia e tensores voltou a montar a frente e antes de acabar a montagem qual não e a surpresa demos a chave e a carrinha pegar que era bom nada teve a ver td e mais alguma coisa e voltou a desmontar td trancar o motor e meteu o motor a ponto como se fazia antigamente através do primeiro pistão pois pelo que ele me disse a minha embraiagem e volante não pertencem aquele motor já devem ter sido trocados depois de por td direitinho ao ir montar o tensor da inna fugiu-lhe da mão caiu no chão e partiu o plástico e ele ficou pior que estragado mas comprou outro da skf e montou e deu-se a chave e a carrinha finalmente pegou ate acho que ouvi aquela musica aleluia aleluia lol... depois foi só montar a frente e pagar e vir embora levou-me 120€ de mão de obra mas teve de volta da carrinha durante 7 horas e foi este o meu dia estava a ver a minha vida a andar para trás lol... resumo levou correia contitech roleto de metal inna tensor skf bomba de agua termotek e anticongelante novo. esta mais sereninha e ta a andar bem agora espero ter um pouco de descanso na carteira durante uns tempos. obrigado a todos pela vossa ajuda na escolha do material

- - - - - - - - - -

pessoal já agora de quantos km em quantos km se deve mudar a distribuição nos nossos argolas?
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Grande filme Ricardo. Mas já passou. Não precisavas de desmontar a frente do Audi, pois trabalha-se bem e nem caí nada ao chão:S Estou a brincar, porque deves ter ficado azul com o susto. Pensa positivo, agora só mudas daqui a 90 mil Klms. Vai vigiando esse nivel.
Abraço
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

obrigado 1z e americooli pela informação. americooli ai azul eu acho que tava quase quase era a dar-me o vadagaio mas ainda bem que a minha menina no fim voltou a cantar :lol: mas ainda não acabou amanha e dia de alinhar a direcção e ir pagar o seguro
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

bom dia malta então venho cá dar mais umas novidades ontem de manha ao por a carrinha a trabalhar ela custou mt a pegar e quando pegou era uma fumarada branca que nem e bom então falei com um amigo meu que entende de mecânica e de motores tdi e expliquei-lhe que o mecânico tinha mexido na posição da bomba injectora e fui a casa dele e ele viu que a bomba estava mt atrasada e voltou a adianta-la e hoje pegou logo de estalo e o fumo nada voltou a vida a minha argolinhas esta impecável. como eu sei que vocês adoram fotos :lol: vou deixar aqui umas fotos de quando mudei os casquilhos e rotula no braço de suspensão e da muda de distribuição.

casquilhos no braço já montadosIMG_20150612_124339.jpg IMG_20150612_124343.jpg
rotula novaIMG_20150612_124346.jpg
aspecto finalIMG_20150612_124349.jpg
troca da distribuição

com a frente já desmontadaIMG_20150615_102156.jpg
aqui já tinha correia nova tensores e bomba de agua nova montadaIMG_20150615_111708.jpg
o meu mt obrigado a todos
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

boas malta ultimas novidades hoje foi o dia de mudar a distribuicao e que dia entao o mecanico comecou por desmontar toda a frente tirou as protecçoes pos o motor a ponto trancou o motor e substituiu a correia e tensores voltou a montar a frente e antes de acabar a montagem qual nao e a surpresa demos a chave e a carrinha pegar que era bom nada teve a ver td e mais alguma coisa e voltou a desmontar td trancar o motor e meteu o motor a ponto como se fazia antigamente atraves do primeiro pistao pois pelo que ele me disse a minha embraiagem e volante nao pertencem aquele motor ja devem ter sido trocados depois de por td direitinho ao ir montar o tensor da inna fugiu-lhe da mao caiu no chao e partiu o plastico e ele ficou pior que estragado mas comprou outro da skf e montou e deu-se a chave e a carrinha finalmente pegou ate acho que ouvi aquela musica aleluia aleluia lol... depois foi so montar a frente e pagar e vir embora levou-me 120€ de mao de obra mas teve de volta da carrinha durante 7 horas e foi este o meu dia estava a ver a minha vida a andar para tras lol... resumo levou correia contitech roleto de metal inna tensor skf bomba de agua termotek e anticongelante novo. esta mais sereninha e ta a andar bem agora espero ter um pouco de descanso na carteira durante uns tempos. obrigado a todos pela vossa ajuda na escolha do material

- - - - - - - - - -

pessoal ja agora de quantos km em quantos km se deve mudar a distribuicao nos nossos argolas?
Aos 90000 ou 5 anos o que acontecer primeiro,em relaçao a mudança da correia o mechanico" acho que e o termo mais correto", nao deve ser apenas fala com eles
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

ola boa tarde pessoal ora vamos cá dar uma actualizadela com as ultimas novidades hoje foi dia de desmontar a frente da minha argolinhas para substituir as correias de alternador e a correia de bomba de agua e bomba de direcção assistida então desmontei a frente ópticas parachoques e radiador e ao olhar bem para a bomba da direcção assistida apanhei o primeiro susto o mecânico tinha a bomba presa no apoio apenas com uma fêmea então la meti as duas fêmeas que faltavam e ao olhar para a polia da cambota vejo um parafuso desapertado mais um susto pois só tinha um parafuso bem apertado e todos eles estavam com a cabeça toda moída pois o mechanico que mudou a correia de distribuição desapertou os parafusos a pancada e em vez de comprar novos não voltou a meter os mesmos então tirei um parafuso e dirigi-me a uma casa de ferragens ( a ferrai ) e comprei 4 parafusos em aço novos pela enorme quantia de 0,86 cêntimos voltei a casa substitui todos os parafusos e montei as correias correias continental contitech voltei a montar tudo e a minha menina hoje levou mais esses miminhos guardei os parafusos velhos pois amanha vou a oficina do mechanico perguntar ao patrão se ele acha que aquilo e serviço e vai ter mt que aturar pois a carrinha saiu de la com a bomba injectora fora de ponto parafusos que nem apertados estavam parachoques desapertado chego a ter pena do patrão que amanha vai ter mt para ouvir. e prontos foi assim o meu dia foi um dia cansativo mas ao mesmo tempo um dia feliz pois fui eu que fiz o serviço como devia ser feito e não paguei mão de obra. só não tirei fotos desta vez mas caso queiram ver os estado dos parafusos digam que eu tiro uma foto para vocês verem.
 
Last edited:
Back
Top