Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - Novo dono - Helmaster

Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Ora vamos lá a uma "pequena" actualização... Vamos a ver se me lembro de tudo... é que tenho andado um bocado desiludido com a carrinha, e por isso nem tenho dito nada. Ultimamente tem-me dado algumas dores de cabeça....
Assim:
Da ultima vez que aqui postei, estava em vésperas de trocar o radiador da sofagem. Pois bem, grande aventura, um dia a desmontar todo o tablier da carrinha, andar à procura de parafusos mais escondidos que sei lá, tirar tudo fora para trocar uma peça de 20,00 euros... Mas troquei, lubrifiquei os mecanismos do sistema, forrei os flaps interiores com uma espuma de isolamento, que a que tinha estava já toda a desfazer-se, voltei a colocar no sítio, e até agora está a funcionar, aquece o interior em muito pouco tempo, menos uma dor de cabeça... Depois desta, e passados 2 dias de volta do interior, voltei-me para debaixo do capô: Trocar a bomba de água, pois também é uma peça barata (+/- 30 euros) e como estava com as mãos na massa, ou no circuito de arrefecimento, aproveitei, não imaginando o trabalho que me daria - é preciso desmontar toda a frente da carrinha, para facilitar, e como tenho o AC descarregado, tirei mesmo a frente completamente fora, tirei os radiadores fora, ficando assim com acesso mais fácil à frente do motor, para de seguida retirar as protecções da transmissão, descobrindo aí que é necessário mesmo tirar uma polia da correia fora para poder trocar a bomba de água, ou seja, é preciso desmontar mesmo a correia de transmissão (Aconselho a sempre que se muda a correia mudar a bomba de água, é barata e poupa-se na mão de obra). Passado isto, lá troquei a bomba, voltei a montar tudo, sangrar o sistema, e voilá, pelo menos ficou a trabalhar tudo ok, apenas para descobrir que umas falanges de plástico que ligam a tubagem ao motor estavam rachadas, tendo fugas de liquido por aí. Pelo menos essas eram de troca simples. Mais umas notas a sair do bolso, mais uns bocados passados com as mãos sujas, mas também se resolveu.
Depois, já tinha passado as dores de cabeça anteriores, começou com sintomas estranhos na iluminação: quando ligava as luzes, acendia-me o indicador da luz de nevoeiro traseira, sem que esta estivesse ligada, mas voltou ao normal sem que eu percebesse porquê... passados uns dias, voltou a acontecer o mesmo em andamento, mas voltou a desaparecer... até que um dia, estava numa garagem mais escura, ao abrir a mala reparei que a luz da mala acendia normalmente assim que abria a porta, mas quando levantava mais ele ficava muito mais ténue, e acendia o indicador do nevoeiro, como já tinha acontecido, e também as luzes traseiras, indicando falta de massa em algum sítio. Como isto acontecia ao abrir a porta da mala, virei-me logo para os passa-cabos que levam os cabos para a porta, em cima junto das dobradiças, e por sorte encontrei logo os problemas - vários cabos com o isolamento partido, e um mesmo quase cortado. mais umas horas passadas a estanhar fios (sim, porque já alguém tinha tido problemas ali, mas colocou uma junção daquelas de electricidade normais, que resolveu temporariamente, mas se fosse a fazer o mesmo para os cabos todoa que estavam em mau estada, nunca conseguiria voltar a fechar a mala, com os ligadores que eram necessários...) e a meter manga termorectráctil para os isolar convenientemente, para não me darem mais problemas. Ficou pronto, está resolvido, e siga para a próxima...
mais uns dias, mais uns problemas... o fecho central deixou de fechar a partir das portas, apenas fechava a partir da mala.... voltas para aqui, voltas para ali, descobri que o circuito da mala é completamente independente das portas da frente, por isso funcionava da mala e não da frente, sendo que o problema é da centralina da bomba de fecho central.... mais 100 euros da carteira para fora por uma bomba usada, de um A4, mas ficou este problema resolvido... este, porque ainda não ficaram por aqui...
Um belo dia, dentro de Oliveira do Bairro, estava parado num stop para virar num cruzamento, quando arranco só ouço CATRAPUM, e a carrinha a fugir para a direita bruscamente... "Bonito, rebentou um pneu", pensei eu... mas enganei-me... quando tentei fazer manobra para não ficar tão no meio da estrada, só ouço ferros a bater, e a carrinha sem se mexer, apenas abanou.... saí, e dei de caras com a roda do lado direito da frente encostada à frente, mesmo a bater no resguardo do guarda-lamas... partiu o braço da suspensão, numa soldadura!! Ao partir, como fez andar a roda para a frente, a junta homocinetica junto ao motor não foi suficiente para manter a transmissão no sítio, saíndo completamente do sítio, rasgando o fole e partindo um guarda-pós em alumínio que faz mesmo parte da caixa, cheguei a pensar que teria partido parte da caixa de velocidades em si, mas felizmente ficou-se pelo guarda-pós... Viagem de pronto socorro até casa, onde meti mãos à obra mais uma vez, tendo de desmontar completamente a suspensão, montar braço novo, foles e massa novos. (por sorte reparei que os rolamentos da junta tinham caído no chão e apanhei-os). Mais umas horas passadas debaixo da carrinha, mais umas notas fora da carteira, mais um problema resolvido... ou quase:
Reparei, um dia que a minha mulher estava a sair com ela, que ao fazer manobras, com a direcção toda virada, que a roda ia a "deslizar" lateralmente, colocando em esforço a suspensão. então olhei com mais olhos de ver para as rodas, e vi que a direita estava com um camber muito negativo (estava cerca de 2.5 graus diferente da esquerda), o que causaria uma deficiente geometria, e comecei a notar folgas algures ao passar em lombas/buracos. pedi a uns amigos de um centro de inspecções, e fui lá depois de fecharem para a meter nas placas, sem as protecções inferiores, para descobrir de onde viria a folga, e vimos que os cinoblocos do charriot estavam todos em péssimo estado, completamente desvulcanizados. 4 cinoblocos originais (não consegui da concorrência) depois, e 107,00 euros mais pobre, lá passei mais umas horas de suor para os trocar sem tirar o charriot fora.
Para não acabar por aí, também o braço esquerdo agora precisa de cinoblocos, que já tenho (os dois custaram-me 10,60 euros), e que espero ir trocar amanhã, se tiver coragem para isso....
Vamos a ver que mais me espera.... ainda tenho para colar o tecido das portas, que está a sair, e mandar estofar o volante, que a pele está em péssimo estado, e um volante praticamente novo que tenho não me serve... é para o 80 cabrio ou A4, e a conexão do airbag é diferente.....
Quando terminará esta novela? Eu gosto bastante do comportamento da carrinha, adoro os consumos, mas estou-me a cansar de gastar mais em peças do que em gasóleo... e nestas aventuras todas não paguei oficina, fiz tudo em casa, se tivesse de pagar oficina então........

Não sei se conseguirão ler tudo sem adormecer a meio, mas hoje ganhei coragem de vir aqui e despejar....
Outro dia virão algumas fotos, algumas, porque a certo ponto nem fotografias me apeteceu tirar....

Edit: Já me esquecia dos cabeçotes dos amortecedores da frente que tive de substituir, por estarem já completamente abandalhados, chegando já o amortecedor a roçar na chapa do chassis.... Ainda faltava isto... nem sei se me esqueço de outra coisa qualquer....

Boas, isso do braço, já me aconteceu o inverno passado, um belo dia foi passear para os lados do parque das nações á beira rio, onde faziam o Super Bock, e passo com o carro por cima de um buraco que estava coberto por agua da chuva(deveria ser uma cratera):lol:, e ouço e sinto o estrondo do impacto, mas o carro depois disso pareceu-me normal, a ir na vasco da gama, dá me uma vontade de pisar no acelerador, mas a Santa da minha esposa pede-me para ir devagar e eu aceitei. Já perto da minha casa vou arrancar dos sinais e ouço um estrondo e o carro baixou por completo do lado direito, quando saio do carro tenho a roda saída para fora e encostada ao para choques. Ainda bem que vim devagar, o filme podia ter sido bem pior.

Boa sorte com a maquina
 
boa noite.
depois de tanto tempo desaparecido, eis que volto para dar novidades.

A menina tem-se portado bem ao longo deste tempo, tendo sido alvo de umas quantas revisões e uns mimos ...
já levou um radiador novo, um termostato novo, um sensor de temperatura (radiador) novo, uns tubos de agua novos, embraiagem, foles... enfim... nunca está contente

agora também ela se tornou alvo de uma praga que tenho visto acontecer nos ultimos tempos...
custa imenso a pegar a frio ... será que anda aí uma epidemia ??
dos topicos que já li no forum, acho que tenho um sintoma diferente... a luz da resistencia não me acende e o relé que antes dava o click a indicar que estava pronta a trabalhar não faz qualquer barulhinho...
chego a ter de insistir uns 10/15 segundos para ela pegar...

alguém tem a referencia do temporizador das velas ?? (o respectivo fusivel na caixa já foi mudado apesar de estar bom).
está debaixo do volante, alguém me sabe dizer o numero respectivo dele ?

ah... depois de pegar o motor fica certinho, não oscila ou engasga sequer... e se o deixar trabalhar uns segundos e o desligar, de seguida já pega que é uma beleza
 
Last edited:

se o 202 é o que está na caixa de fusiveis, então não... esse foi trocado

- - - - - - - - - -

e já mudaste o sensor azul k esta ao pé das velas

o k esta debaixo do volante é o 217

[url]http://imageshack.us/a/img23/1306/velass.png[/URL]

Uploaded with ImageShack.us


ainda não explorei muito esta situação, vou-me dedicar um pouco mais no fim de semana...
ver desse sensor e do que referes 217 (é algures debaixo do volante, correcto ?) é esse que é designado de temporizador ?
alguém tem ideia do seu eventual valor ?

cumps.
 
Isso no ebay usado é barato, alias por cá acho que o alexandr tem 1 suplente, mas isso deve dar para testar para não gastares dinheiro em vão, o jet já trocou os 2 e continua com o mesmo problema, se puderes ir ao encontro experimentava trocar
 
parece que isto se anda a pegar, o meu ainda esta assim, troquei o sensor o dito azul, na mesma, troquei ambos os reles 202 e 217 e continua igual, não sei se tambem te acontece, mas no meu caso, quer esteja calor quer esteja frio o problema mantem-se.... so pega bem depois de trabalhar um bocado, acho estranho pois ja experimentei colocar as velas sempre com corrente e o problema mantem-se... ja experimentei gasoleo galp e bp e não sofre alterações, por isso não sei o que poderá ser....

Fikem Bem...JeT
 
Last edited:
por uma lado tenho pena
do meu problema ser diferente do vosso
a minha já esta boa mas a minha era a instalação
 
eu no meu caso acho estranho pois antes ouvia o relé a activar e acendia a luz da resistencia...
agora nicles...

o que me leva a crer no proprio relé... mas tal como referi, so no fim de semana é que terei hipoteses de lhe pegar um pouco e vasculhar as entranhas... irei testar o que li algures de desligar a ficha a ver se acende a resistencia...

- - - - - - - - - -

... não sei se tambem te acontece, mas no meu caso, quer esteja calor quer esteja frio o problema mantem-se....

no meu caso apenas acontece a frio... depois é impec... dar à chave e bombar
 
no meu caso tambem e so a frio, estava a falar e que mesmo que o tempo esteja quente acontece o mesmo, o motor quente não acontece.

Fikem Bem...JeT
 
O meu no Inverno passado também andou assim a pegar mal de manha, mas devia ser ar no circuito do gasóleo, porque assim que mudei as tubagens dos injectores ficou bom, agora deixa lá ver como ele se vai portar neste Inverno que se aproxima.
Espero que este problema não seja transmissível.
Assim que tiverem novidades digam alguma coisa, porque este problema tem se vindo a alastrar pelos 80s e sem sabermos porque?
 
Back
Top