Já andei cerca de 200 km desde que mudei a junta, e por isso já me sinto confortável em tirar algumas ilaçoes.
Os meus problemas
Uma da capas da arvore de cames estava partida. Na retificadora foi descoberto que o veio estava empenado. Tanto a capa como o veio foram comprados na lumapecas, em pombal. Foi o único sitio do país (e do mundo) onde consegui encontrar capas a venda.
As passagens de agua da cabeca estavam bastante corroídas, foi provavelmente isso a causa da passagem de gases para o circuito de refrigeração. Foram soldadas na retificadora. Deixei lá, incluindo o torneamento da arvore de cames, montagem de valvulas e facejamento ligeiro, 220 euros, já com desconto de 34 euros por eu ter andado para trás e para a frente para lhes arranjar as pecas todas.
O pior de tudo isto foi também haver corrosão no bloco.
Decidi encomendar JB weld (cuja temperatura máxima e superior as outras soluções no mercado), e para alem disso ainda meti em cima silicone de cobre. Honestamente, acho que se fosse um mecânico a mudar a junta não tinha tido o mesmo esmero que eu.
A junta que eu tinha no carro tinha três furos (era a mais espessa) mas mesmo depois de comprar uma igual mudei de ideias e meti uma de dois furos. O carro já tinha sido aberto, e devem ter metido a junta mais espessa porque é o recomendado nos motores com câmara de combustão na cabeca. Não é o caso do tdi, que a tem nos pistons. Medi como consegui com um paquimetro a altura dos pistons em relação ao bloco e por outro lado o carro custava muito a pegar de manha, o que a reduzida taxa de compressão também causava.
Já que estava com a mao na massa, achei que mais valia mudar também a correia de distribuição e a bomba da agua. Não mudei o tensor porque o que comprei não era o correto e não quis ficar a espera que chegasse outro. Fiz muito mal?
As minhas dificuldades
Tinha um parafuso do coletor de admissão moído, por isso a cabeca teve de sair com os coletores agarrados. Montei primeiro a cabeca e só depois os coletores. O acesso não é fácil mas é o suficiente.
Pus-me a mudar a junta da cabeca, mas nunca na vida tinha mudado sequer uma correia de alternador. Não estava a perceber como aliviar o tensor e um mecânico é que teve de me ensinar (duas vezes). Vocês devem saber, mas é com uma chave como se estivéssemos a apertar o parafuso (daí não fazer sentido na minha cabeca). Tirar a correia da bomba de agua também me obrigou a pensar um pouco.
Os meus erros
A primeira vez que liguei o motor a sensação foi de um enorme orgulho, mas depressa percebi que estava a saltar óleo por toda a parte. A tampa da cabeca ainda estava cheia de restos de silicone de uma montagem anterior. Limpei-os e meti novamente silicone e ficou a vedar bem
.
Já ia fazer uma viagem grande depois de tudo montado quando comecei a ouvir, e a seguir a sentir com a mão, compressão a sair por um injetor. Isto porque não lhes tinha mudado as anilhas.
O veredito
Não aquece, não ganha pressão, e pega a primeira de manha, mesmo com o sensor de temperatura ligado. Os que me disseram neste forum que é um trabalho para quem sabe têm razão, eu não diria melhor que vocês. Eu passei 5 meses a estudar meticulosamente todos os passos, e quando comecei a mexer, tirando os casos que referi acima, já sabia o que esperar e como proceder. Sei que o meu carro neste momento tem o motor em bom estado, incluindo junta, arvore de cames, taxa de compressão, bomba de agua e correia. Isso permite me saber que ele merece outros miminhos que vai ter, incluindo pintura e outros acertos. Mudar a junta da cabeça no meu audi foi de longe a coisa mais difícil que fiz num automóvel. Foi também a mais gratificante.