Audi 80 Turbo D S2 B3 "Mais bonitinho"

A jantola n é facil! A mudar, mudo para 17`. Não vale apena andar a gastar € em jantes e pneus 15 só para dizer que tenho jantes "especiais" :p Até pq as 15 que tenho em ferro são mais leves que a maioria das especiais que sairam nos 80`s.

Bem eram umas BBS RS, Bolero ou Superleggera.. e ter homologação :D
 
E consegues montar bem 17's num B3? É que sempre ouvi dizer que não se conseguia por impossibilidade física, penso eu da suspensão de trás, daí nos B4 se poder montar sem nenhum problema ...

Se percebi correctamente as explicações que deram nos foruns estrangeiros, as jantes esbarram em algo atrás e para se pôr medidas abusadas em 17 é impossível sem andar a inventar... O que é certo é que apesar dessas histórias já vi alguns com jante 17 e até com jante 18, por isso mesmo que haja conflitos de espaço deve ser algo contornável jogando com os ET's da jante, largura e espaçadores ...

Tu que ja andaste com a jantola 16, viste algo de anormal ou que pudesse dar algum problema com 17's??

Abraços
 
E consegues montar bem 17's num B3? É que sempre ouvi dizer que não se conseguia por impossibilidade física, penso eu da suspensão de trás, daí nos B4 se poder montar sem nenhum problema ...

Se percebi correctamente as explicações que deram nos foruns estrangeiros, as jantes esbarram em algo atrás e para se pôr medidas abusadas em 17 é impossível sem andar a inventar... O que é certo é que apesar dessas histórias já vi alguns com jante 17 e até com jante 18, por isso mesmo que haja conflitos de espaço deve ser algo contornável jogando com os ET's da jante, largura e espaçadores ...

Tu que ja andaste com a jantola 16, viste algo de anormal ou que pudesse dar algum problema com 17's??

Abraços


Boas! Jantes 17 nos B3 é possivel :) Tudo depende do diametro e dos guardalamas.

Por exemplo os 80 Cabrio usam exactamente a mesma suspensão que os B3 e no entanto podem usar 17, pois os guardalamas são mais largos que os dos B3 (4portas).

No meu caso, se reparares estou a utilizar um parachoques traseiro de um B4 (S2) que exigiu o alargamento dos guardalamas traseiros. Ou seja penso que não terei problema em utilizar 17.

Qdo andei com as 16 (195 55 R16) nunca tive qq problema, nunca raspou. No entanto com 195 65 R15 sempre raspou! Desde que alarguei os guardalamas nunca mais tive problemas, mesmo com o carro rebaixado e carregado (4 pessoas).


Parecendo que não o meu B3 e o do Hélder tem muito trabalho encoberto que só os mais atentos notam ;)
 
Ok, obrigado pela explicação, nos guarda-lamas é normal haver o tipico arrasto, em comparação com os B4, mas o que li pelos foruns eram mesmo problemas físicos relacionados com o interior da suspensão, penso eu que relacionados com a largura das molas Vs Jantes, mas é capaz de ser um pouco das 2 coisas, um pouco do que disseste também... Pode ser que essa gente tenha uma medida com um ET demasiado alto que esbarre por dentro, ou então jante demasiado larga a roçar na aba, e para contornar metem-lhe com camber para deixar de roçar na aba e assim já roça na mola por dentro, não sei ...

É bom é saber que se consegue por 17's apenas com alteração da aba, são jantes bem mais fáceis de arranjar baratas do que 16's, por incrível que pareça... Não que eu vá pôr 17's ( Não tenho motor para puxar isso, nem ideias de andar a alterar as abas agora :D :D ) , mas é sempre bom ter essa informação para o futuro :p

Abraço
 
Acho essa história da suspensão muito mal contada. Basta pensares que os coupés e os Cabrio utilizam o mesmo tipo de suspensao, mesma mola, mesmo eixo. Diferenças estão nos guardalamas.

Pode acontecer o que falas, caso as jantes não respeitem o ET de origem estabecido pela Audi.

Tenho quase a certeza que uma RONAL BOLERO 17 do 80 cabrio se encaixam lindamente no meu B3 ;)

Cumprimentos
 
Penso que mais facil do que arranjar as jantes Bolero 4x108, sera arranjar uma Bolero 5x112 e converter a furação.
Esse trabalho fica a volta de 200€. É feita nova furação, e a antiga furação é cheia.
Mas é um brincadeira para dispender logo uns 600€ na boa, pois as Bolero mesmo em 5x112 tem alguma procura!
 
Penso que mais facil do que arranjar as jantes Bolero 4x108, sera arranjar uma Bolero 5x112 e converter a furação.
Esse trabalho fica a volta de 200€. É feita nova furação, e a antiga furação é cheia.
Mas é um brincadeira para dispender logo uns 600€ na boa, pois as Bolero mesmo em 5x112 tem alguma procura!

Concordo!

Arranjar umas bolero é muito dificil para além de caras. Será uma opção alterar a furação, mas será que a versao 5x112 tem o mesmo ET que as 4x108?
 
Concordo!

Arranjar umas bolero é muito dificil para além de caras. Será uma opção alterar a furação, mas será que a versao 5x112 tem o mesmo ET que as 4x108?

Possivelmente variam tambem no ET e uma questao de pesquisares... Mas no entanto julgo eu que a diferença nao devera ser muita apenas mesmo a furação
 
O ET não sei por acaso! Mas posso tentar saber se varia.

há dias troquei umas jantes OEM 15" de uma Audi A6 1.9TDi de 1995, por umas jantes 16" de uma Audi A4 B5. Ambas eram 5x112, e o ET era o mesmo!

Existe a possibilidade daqualas "bolachas" conversores, mas são caras, e mesmo fazendo cá fora, sao sempre uns 100€de torneiro na boa. e não gosto muito da ideia! são muito largas, vai esforçar transmissoes, rolamentos etc. A modificação das mangas de eixo etc como ja vi la fora, parece complicada fazer em PT, pois a lista de peças necessárias, nao são de carros muito comuns em PT.
Tem a sua vantagem...pois depois podes por qualquer jante 5x112, em vez de andar a alterar jantes e dispender de 200€ de trabalho
 
Eu n vou muito à bola com "espaçadores" ou "bolachas".. Depois implica alterar pernos e é sempre uma chatice cada vez que se tira uma roda.

Se arranjasse uma Bolero não mudava mais de jantes :)

Por enquanto rola com 15 de ferro pneu DONUT! Fufinho :D
 
E comprares umas Bolero em 5x112 (ainda a dias vi umas baratas em Pt, é uma questão de procura) e em vez de alterares o material no carro, para 5x112 ou alterares furação nas jantes, porque não vais a um torneiro e pedes para fazer nova furaçao no cubo e discos no carro...?
Penso que essa ainda será a solução mais barata e viavel. ;)
 
E comprares umas Bolero em 5x112 (ainda a dias vi umas baratas em Pt, é uma questão de procura) e em vez de alterares o material no carro, para 5x112 ou alterares furação nas jantes, porque não vais a um torneiro e pedes para fazer nova furaçao no cubo e discos no carro...?
Penso que essa ainda será a solução mais barata e viavel. ;)


e é possivel fazer só nova furação dos discos... e voila!?
 
Back
Top