Audi A4 1.8T de 163cv apenas aparecem 120cv ?????

Boas pessoal, isto não está nada fácil. No outro dia fui ter com outro rapaz da Audi, para uma reunião, ou seja, dois mecânicos da Audi de volta da máquina e até agora nada. Segundo opinião do mesmo o problema deve-se provavelmente a um dos dois factores:
1 - Medidor de Massa de Ar
2 - Bomba de gasolina

Como lhe disse que já tinha levado medidor de massa de ar ele disse-me que provavelmente era a bomba de gasolina a dar o berro, visto que ele nos TT´s disse já ter trocado muitas e que o sintoma era o mesmo do meu carro, ou seja, chegava um pouco acima das 4000rpm e começava a soluçar.
No entanto o problema do erro que dá no VagCom é outra questão, isto porque tá difícil descobrir de onde é que vem o problema.

Resumindo... Já me estou a passar da borboleta...
 
A ideia da Bomba de gasolina era o que eu tinha referido no inicio...
Falta de débito de gasolina, leva a que nao passes uma determinada rotaçao, porque nao tens potencia para tal.
Mas isso anda muito estranho... o erro do Vag também pode nao ter nada a ver....

Mas.. presumo que o sistema de vácuo seja o mesmo para todo carro, logo havendo uma fuga em parte do sistema
isso também te vai influenciar o comando da wastegate...
 
Mas.. presumo que o sistema de vácuo seja o mesmo para todo carro, logo havendo uma fuga em parte do sistema
isso também te vai influenciar o comando da wastegate...

eu sou leigo nestas coisas..
mas..
carros a gasolina tem TGV..??
ou a wastegate num é a valvula que faz "abrir e fechar" a geometria :S
 
A ideia da Bomba de gasolina era o que eu tinha referido no inicio...
Falta de débito de gasolina, leva a que nao passes uma determinada rotaçao, porque nao tens potencia para tal.
Mas isso anda muito estranho... o erro do Vag também pode nao ter nada a ver....

Mas.. presumo que o sistema de vácuo seja o mesmo para todo carro, logo havendo uma fuga em parte do sistema
isso também te vai influenciar o comando da wastegate...


Isso também é o que eu penso, ou seja, o problema no sistema de vácuo pode estar a interferir em algo e dai tirar potencia ao carro. O problema é que quando deixei o carro na Tecnauto o mecânico disse que tinha percorrido todo o sistema de vácuo e não tinha dado com nenhuma fuga. Agora estou mesmo à toa e não me apetece nada andar a gastar mais dinheiro em peças que possam não estar avariadas. Perguntei ao meu amigo da audi acerca da questão de por la o carro porque alguém disse aqui que só cobram as peças avariadas, no entanto parece que não é bem assim, ou seja, se houver em stock e o problema não ficar resolvido, põe outra vez a peça velha, se tiverem que mandar vir e o problema não ficar resolvido, o cliente tem que pagar..."UMA ESTUPIDEZ".
Talvez no Sábado, vou dar um salto à Autopamplona com um amigo meu que conhece lá a malta para uma segunda opinião.Ainda por cima não conheço ninguém com um carro destes para pelo menos podermos trocar peças e descartar hipóteses...

Obrigado a todos os que tentam ajudar.
 
eu sou leigo nestas coisas..
mas..
carros a gasolina tem TGV..??
ou a wastegate num é a valvula que faz "abrir e fechar" a geometria :S

Boas Xzone...
Nos carros a gasolina penso que apenas o Porsche 911 Turbo tem turbos de geometria variável de serie, e é o pioneiro nesta tecnologia no que toca a gasolina.
Sobretudo porque penso não ser muito viável aplica-los devido ao custo dos mesmos, é que um carro a gasolina produz temperaturas de escape mais elevadas, o
que implica que o turbo/geometria consigam suportar essas temperaturas de trabalho e rotação mais elevada, o que obriga a materiais mais nobres e logo mais caros!

Quanto á wastegate, é a valvula que comanda a pressão no turbo. Num gasolina não TGV apenas abre uma válvulazinha no turbo quando este atinge a pressão determinada
pela centralina, ou a pressão máxima estipulada.
Num diesel e gasolina TGV, comanda a abertura da geometria, fazendo dessa forma o aumento ou diminuição da pressão, por forma a aproveitar melhor os gases de escape, e logo
ter mais potencia/binário disponível mesmo a baixas rpm.
 
Isso também é o que eu penso, ou seja, o problema no sistema de vácuo pode estar a interferir em algo e dai tirar potencia ao carro. O problema é que quando deixei o carro na Tecnauto o mecânico disse que tinha percorrido todo o sistema de vácuo e não tinha dado com nenhuma fuga. Agora estou mesmo à toa e não me apetece nada andar a gastar mais dinheiro em peças que possam não estar avariadas. Perguntei ao meu amigo da audi acerca da questão de por la o carro porque alguém disse aqui que só cobram as peças avariadas, no entanto parece que não é bem assim, ou seja, se houver em stock e o problema não ficar resolvido, põe outra vez a peça velha, se tiverem que mandar vir e o problema não ficar resolvido, o cliente tem que pagar..."UMA ESTUPIDEZ".
Talvez no Sábado, vou dar um salto à Autopamplona com um amigo meu que conhece lá a malta para uma segunda opinião.Ainda por cima não conheço ninguém com um carro destes para pelo menos podermos trocar peças e descartar hipóteses...

Obrigado a todos os que tentam ajudar.

É que sinceramente já mudaste tanta coisa, que começo a pensar que avaria deve ser uma coisa tão estúpida e simples como um tubo fissurado/roto ou algo do género... (ás vezes são as mais dificeis de descobrir).
Em relação á cena da marca, fui eu que falei... e sim é como ele te disse... têm que ter em stock, pelo que te recomendo uma oficina Audi com muito movimento... pois é mais provável terem mais stock de peças, é
nestas coisas que com os Tdi é mais facil... eles têm sempre "N" peças para TDI. 1.8T são menos comuns logo....

Espero que a coisa se resolva...
 
Como disse só no próximo fim de semana é que vou testar a bomba de gasolina porque o mecânico não esta cá antes disso, vai para formação. Já agora a titulo de curiosidade, eu mudei o filtro de gasolina à cerca de 3 meses e como o carro não estava reprogramado não notei nenhuma diferença, o engraçado é que o meu amigo foi à máquina da Audi e imprimiu algumas fichas e numa delas está uma chamada de atenção à mudança do referido filtro nos 1.8T, que tem que ser montado com uns alinhamentos especiais... vá lá a gente entender estas magias... mas se está lá essa chamada é porque realmente se o filtro não for bem nivelado pode ter influencia.
Já agora e a titulo de antecipação se o problema não foi do filtro mal montado ou da bomba da gasolina, estou a ponderar comprar todos aqueles tubinhos de vácuo (que não são poucos) mas dizem que não é muito caro. Alguém tem ideia dos preços.

Abraço
 
Maudi...
Com tanta coisa que ja foste vendo/trocando nesse carro... ja arriscava tudo lolol, nao sejam mais uns tubos.
Mas acho que depende muito do que achas caro ou não... não acredito que sejam menos de uns 100euros todos.
Em relação ao filtro era muito estranho ser isso... mas se chamam a atenção de um promenor desses na montagem,
é de confirmar... mas notaste alguma diferença de rendimento no carro desde que mudaste o filtro? É que 43cv é muita coisa
se o problema viesse daí notavas logo mal arrancasses com o carro.....
 
Maudi...
Com tanta coisa que ja foste vendo/trocando nesse carro... ja arriscava tudo lolol, nao sejam mais uns tubos.
Mas acho que depende muito do que achas caro ou não... não acredito que sejam menos de uns 100euros todos.
Em relação ao filtro era muito estranho ser isso... mas se chamam a atenção de um promenor desses na montagem,
é de confirmar... mas notaste alguma diferença de rendimento no carro desde que mudaste o filtro? É que 43cv é muita coisa
se o problema viesse daí notavas logo mal arrancasses com o carro.....

Sinceramente já não me lembro se notei diferença ou não, mas o que acredito mesmo é que o carro provavelmente nunca esteve com a cavalagem toda lá. A única coisa que notei após ter trocado o filtro foi que o carro não passava dos 220km/h e antes passava com mais facilidade. Uma coisa é certa o carro depois de reprogramado não tem nada a ver com o que estava antes mas só quando estes problemas estiverem todos resolvidos é que o vou levar novamente ao banco para ver a diferença. Por 100€ do valor dos tubos acho que vou arriscar se o problema não for descoberto antes.
Obrigado
 
Boas a todos, após este tempo ausente, a saga continua. Vejamos: O problema do Vácuo esta resolvido, após testado todo o sistema eram apenas umas válvulas anti retorno pifadas e também a válvula de respiro do motor. A correia de distribuição apresentava sinais de desgaste prematuro pelo que decidi mudar todo o Kit de distribuição. Mandei vir da Forge Motorsport o tubo do turbo e digo vos, vale bem o dinheiro que custa. A máquina até parece que tem uma alma nova.
Infelizmente nem tudo são boas noticias uma vez que o problema de poço ás 5000rpm continua a manter-se, porem agora nem sempre faz. Explicando melhor: Se eu for a dar prego a fundo em quinta ele passa pelos 180kmh/h e nada acontece, no entanto se eu levantar o pé do acelerador e voltar a acelerar começam os soluços.
Duvidas que restam:
O medidor de massa de ar é novo mas está pifado;
Válvula N249 (poderá estar avariada?)
Dump Valve?
O turbo acho estranho estar marado porque penso que se estivesse penso que o carro nunca teria força e ele agora até está bom de arranque até chegar aos 180km/h.
Esqueci-me de dizer que quando começa a fazer poço, com o VagCom ligado nota-se os valores de pressão do turbo a oscilarem bastante do tipo 1.5 /0.6 (Atenção estes valores são meramente um exemplo, porque não me lembro dos reais.
Se alguém tiver mais alguma sugestão ou vontade de ajudar...eu agradeço muito.

Obrigado a todos os que já opinaram.

Marco Valente - Setúbal
 
Estive ao telefone com a malta da Tecnauto e eles disseram-me que a EGR poderá estar estragada ou mesmo suja e dai acontecer o poço de que me tenho vindo a queixar. O problema que se põe é que depois de ter lido alguns tópicos por aqui fiquei na duvida se nos 1.8T se pode fechar a EGR ou não. Eu já tive um 1.9TDI 110cv e nessa altura foi fechada agora neste estou mesmo baralhado. Já vi que na Forge Motorsport têm uma peça para fechar a EGR mas depois o resto do processo é que me estava a deixar confuso. Help a quem souber fazer isto correctamente. Já agora acham que a explicação da Tecnauto tem lógica?

Abraços
 
Last edited:
Back
Top