Alguma sugestão? Que pneus costumam trazer de origem os Q5's vendidos cá em PT?
O meu trazia de origem pneu Bridgestone Dueler H/P Sport (255/45) montados em jantes de 20" c/ 5 raios duplos.
Atualmente utilizo e recomendo os Michelin Latitude Sport (mesmas dimensões).
- - - - - - - - - -
Acontecimentos destes fim de semana:
Boas pessoal. Este fim de semana fui dar um passeio ao Porto... De Lisboa para o Porto, Sábado de manhã, bom tempo, cruise control a 130 km/h (uma paragem pelo meio) e um consumo de 8,2 l/100 km. Domingo à noite, Porto - Lisboa, alguma chuva pelo caminho, cruise control a 130 km/h (carro menos carregado do que quando foi para cima e viagem direta sem qualquer paragem) e fez um consumo de 8,4 l/100. Normalmente costumo gastar mais na ida ao Porto do que na vinda. (ar condicionado e outros sistemas a funcionar de modo indêntico em ambas as viagens, ou seja, desligados).
Entretanto, a razão do tópico não foi esta... foi só para partilhar... No Domingo de manhã comecei a notar que o carro estava com um barulho diferente. Só eu é que noto esse barulho (a minha esposa fez toda a viagem comigo e com quem já tentei partilhar, ninguém nota). O barulho de rotação do motor está igual, mas agora noto um barulho fixo (a frequência não muda com a aceleração) como se fosse o barulho do ventilador da sofagem. Desliguei tudo de climatização, rádio, aquecedor ou refrigerante de copos, e o barulho continua. Parado nota-se mais... Se acelerar o barulho mantem-se igual mas chega a uma altura que o barulho do motor faz com que se deixe de ouvir... Ainda pensei que fosse o ventilador do radiador (por vezes e sem nenhum motivo aparante, chego à garagem e o gajo está a bombar nas horas e o sinto o carro quente sem mostrar nada no painel nem andar com outro tipo de condução mais agressivo... da última vez até o capot estava gelado pois já era denoite e estava mais frio e aconteceu-me isso)... Mas não... também não era o ventilador do radiador... Ainda estou para tentar descobrir o que será... espero que não seja nada que me volte a deixar parado na berma... Parece o barulho de uma qualquer bomba ou algo do género...
De qualquer forma a viagem fez-se bem. Hoje o barulho mantém-se e o carro fez o consumo normal que costuma fazer de casa par ao trabalho.
Ainda assim aconteceu-me uma coisa estranha... Até hoje o carro só me foi abaixo 2 vezes (caixa automática). Uma vez foi aqui à porta do trabalho mas foi uma coincidência de fatores: pedra no chão que me prendeu o pneu, direção fez mais esforço, arranque em subida e o gajo lá se baralou e foi abaixo... A 2ª vez foi hoje, dentro da garagem... tudo normal, ligo o carro, saio de marcha atrás e quando começo a subir do piso -2 para o piso -1, na rampa... começa-me aos soluços (depósito a meio), acelerador sem resposta... e vai abaixo...
Esperei um pouco... voltei a ligá-lo e ligou com alguma dificuldade e aos soluços (como se estivesse com menos uns cilindros a trabalhar). Funcionamento completamente instável... algumas aceleradelas em "N" e lá retomou o seu funcionamento normal... Arranquei e sai dali e não voltou a acontecer mais nada...
Já alguém tinha tido uma experiência destas? Aconteceu-me duas ou três vezes com o A3... Ficava aos soluços e não tinha força nenhuma... Tinha de parar o carro... desligá-lo... esperar um pouco... e daí a um pouco já ligava e andava normalmente.
Vamos ver no que isto dá... vou mantendo o pessoal informado.