bicos 110 num 90 tdi

ToledoTDI disse:
Artur Costa disse:
345nm em maha n xegaram pa matar e minha velhinha embraiagem cm 303mil kms :wink:
380 continua a ser o "limite" normal destas embraiagens.

VNT17vb e bicos race sao umas junçao 5*.... talvez um IC melhor e escape se consiga xegar perto dos 200cv :wink:

Toledo: N tiveste ja esta junçao no teu?Cmo ficou?

Cumps
Então a minha embraiagem é mais fraquinha que a tua... :D Passei acima dos 350Nm quando montei os Race520, e ela começou logo a patinar. Andei mais uns kms, mas cheguei a um ponto que tive que a trocar por uma coisa à homem... dava para andar, mas já me estava a passar com aquilo. :p

Sim, tenho uma configuração dessas no meu actualmente... VNT17VB + Race520 + FMIC do Ibiza Cupra TDI160. Aínda não o levei ao banco depois de ter montado os Race520, pois a embraiagem começou a patinar e não valia a pena.
Mesmo com a repro completamente desajustada (foi inicialmente "projectada" para o carro 100% stock e só com o VNT17VB montado), a potência estimada são 190cv.


O problema com o VNT17VB e os bicos Race520 é ke estes bicos injectam uma quantidade brutal de gasóleo para o motor, e o turbo não tem caudal de ar suficiente para acompanhar. Isto se o turbo não estiver a fazer pressões acima do normal... Eu gosto de manter a coisa dentro dos limites para não perder fiabilidade.
O resultado desta "descompensação" (mais gasóleo do que ar), resulta em gasóleo não queimado, e é isso que dá origem às gigantescas nuvens de fumo preto quando se acelera a fundo. :p
Isto poderá ter consequências para o turbo se não se tiver cuidado. O excesso de fumo, pode não só prender a geometria do turbo, como também pode "derreter" toda a parte quente se o abuso for muito grande. É preciso ter algum cuidado, senão, KAPUTT. :)

No meu, se for a puxar a fundo, olho para o espelho e consigo perceber quando troquei de mudança (fuuuuuuuuumo... troca... fuuuuuuuuuumo... troca..... fuuuuuuuuuuuumo...) :oops:
Só o VNT20 é que já tem caudal de ar suficiente para que a mistura de ar/gasóleo fique equilibrada e não haja tanto fumo. Actualmente estou em fase de resulução deste problema - vou trocar de turbo... again. :twisted:

Sim , cm os race facilmente se keima um turbo por ter gasoleo a mais.

Qt a embraiagem... talvez sejam difrentes n sei... a caixa n tem nd a ver secalhar a embraiagem é melhor. Mas mesmo assim é conhecido k o valor maximo destas embraiagens é 380nm.
A minha nnc patinou... talvez em cima do banco o tenha feito (mas continuo a achar k foi os pneus). O facto é k so faxo AE logo os 300mil kms do carro n deram tanto desgaste cmo isso a embraiagem.

Cumps
 
Ah espera... tinha-me esquecido desse pormenor... Pois é, tens razão... A tua caixa é diferente da minha. A minha é super curta...
Para além disso, eu andava com um disco Sachs que me custou há uns 3 anos 150€. :D
 
ToledoTDI disse:
carlucci disse:
humm...temos entendido no asusnto :wink:

então sendo assim com tantas mods não ficaria mais barato ir comprar isso tudo usado de um Tdi de 130cv? esses já vêm "reforçados" pros 130cv não?

abraços!
eheh... :p :oops:

Entre um TDI 90 e um TDI 130, há grandes diferenças a nível de injecção e turbo. As primeiras versões dos TDI90 vinham com turbo de geometria fixa (o TDI130 é de geometria variável) e o sistema de injecção é completamente diferente.

Na realidade não há "reforço" nenhum... o material do TDI130 é... maior. Isto é, debita mais ar e gasóleo. Basicamente é isso.

Para quem não sabe, o bloco 1.9 TDI é comum a todas as versões. Desde o já velhinho TDI 75cv passando pelos 90, 100, 105, 110, 115, 130, 150 e terminando nos 160cv. Entre eles existem apenas algumas alterações ao nível da injecção (uns tem bomba injectora, e outros são injector-bomba) e turbo (há uns 4 ou 5 tipos de turbos diferentes entre todos estes modelos). No caso dos TDI150 e 160, os pistons tem um tratamento diferente. Os "tamanhos" dos injectores também diferem de modelo para modelo... o resto é muito idêntico.

Há casos de motores TDI 110 devidamente alterados e a debitar 270cv com fiabilidade, e de TDI 150 a debitar mais de 250cv com fiabilidade também...
Este bloco é muito resistente, e desde que a coisa seja feita com pés e cabeça, o ceu é o limite. 8)

Não concordo... :)
O motor com injectores-bomba não tem nada a ver com os 90 e 110.
 
ToledoTDI disse:
Ah espera... tinha-me esquecido desse pormenor... Pois é, tens razão... A tua caixa é diferente da minha. A minha é super curta...
Para além disso, eu andava com um disco Sachs que me custou há uns 3 anos 150€. :D

Ainda mais? A minha ja é curta pa crl... pa dar 200 tenho de passar as 4mil rpm :shock:
O meu disco é de origem , so o volante de motor ja foi mudado aos 40mil kms em garantia. Ou seja , tem 303mil kms o disco e 263mil o volante de motor :lol:

Ahh, comprei hj uns PP502... vamos ver cmo fica agora :wink:

Cumps
 
Nuno Gomes disse:
Não concordo... :)
O motor com injectores-bomba não tem nada a ver com os 90 e 110.
Vamos lá ver uma coisa... O bloco é precisamente o mesmo. Não te deixes enganar pelo ruído do motor que pode ser alterado pela embraiagem, sistema de injecção, e diferença de diâmetro das tubagens...
Os motores PD são mais silenciosos que os VP (90 e 110) principalmente devido às diferenças no sistema de injecção, porque de resto é basicamente a mesma coisa.

Só a título de exemplo, aqui ficam as diferenças entre 2 motores com potências muito semelhantes:

1. TDI 110 (a.k.a. "bomba injectora" ou "VP")
- Tampa das válvulas mais "achatada" e de cor metálica
- Bomba injectora Bosch VP37 com injectores à parte
- Tampa plástica no topo do motor aparafusada ao motor
- Caixa de 5 velocidades

2. TDI 115 (a.k.a. "injector-bomba" ou "injectores piezo" ou "PD" ou "pumpe deuse")
- Tampa das válvulas mais volumosa e de cor preta (devido às diferenças do sistema de injecção)
- Injectores-bomba piezo-eléctricos
- Tampa plástica no topo do motor mais volumosa (devido às dimensões dos injectores-bomba - 2 a 3 vezes mais compridos ke os injectores dos motores "VP") de encaixe
- Sistema eléctrico e centralina diferentes devido à necessidade de gestão eléctrónica dos injectores-bomba
- Caixa de 6 velocidades

*derivado à diferença entre as caixas de velocidades, o diâmetro do disco de embraiagem, volante de motor, prensa e rolamento de encosto, são maiores nos motores com caixa de 6 velocidades.


São estas as diferenças entre estes 2 motores. O resto é 100% igual: turbo, IC, tubagens, sensores, eléctro-válvulas, etc etc....


Já agora... entre um VP 110 e um PD 130, para além das diferenças mencionadas em cima, variam os turbos (VNT15 contra VNT17VA), diâmetros de tubagens de admissão para o turbo (65mm contra 80mm), colectores admissão e escape de maior dimensão nos 130.

E por fim, entre um VP 110 e um PD 150, as mesmas diferenças que no 130 à excepção do turbo (VNT15 contra VNT17VB).


E pronto, é isto.

Continuas a achar que o motor não tem nada a ver? :wink:
 
Artur Costa disse:
ToledoTDI disse:
Ah espera... tinha-me esquecido desse pormenor... Pois é, tens razão... A tua caixa é diferente da minha. A minha é super curta...
Para além disso, eu andava com um disco Sachs que me custou há uns 3 anos 150€. :D

Ainda mais? A minha ja é curta pa crl... pa dar 200 tenho de passar as 4mil rpm :shock:
O meu disco é de origem , so o volante de motor ja foi mudado aos 40mil kms em garantia. Ou seja , tem 303mil kms o disco e 263mil o volante de motor :lol:

Ahh, comprei hj uns PP502... vamos ver cmo fica agora :wink:

Cumps
Isso é que é uma caixa curta?? AHAHAH!!! :lol: :lol: :lol:
Quem me dera... :cry:

Em 5ª às 4000rpm vou a 180, e dos 215 para cima é red line. Ah pois é... :D


Mete os PP502 que não te arrependes. :wink: No meu, sem mexer em mais nada ganhei 17cv só com a troca dos bicos de origem para esses (já a contar com o lag que ganhei com a montagem do FMIC).


Estou quase a fazer 220.000 kms, e meti um kit de embraiagem completo há cerca de 2500 kms. O volante de motor bi-massa, prensa e rolamento de encosto antigos, eram os de origem e fizeram uns belos 216.000 kms (a embraiagem de origem foi trocada aos 113.000 kms, e a 2ª só fez 103.000 kms por falta de "unhas" para agarrar os Nm). :D
 
ToledoTDI disse:
Artur Costa disse:
ToledoTDI disse:
Ah espera... tinha-me esquecido desse pormenor... Pois é, tens razão... A tua caixa é diferente da minha. A minha é super curta...
Para além disso, eu andava com um disco Sachs que me custou há uns 3 anos 150€. :D

Ainda mais? A minha ja é curta pa crl... pa dar 200 tenho de passar as 4mil rpm :shock:
O meu disco é de origem , so o volante de motor ja foi mudado aos 40mil kms em garantia. Ou seja , tem 303mil kms o disco e 263mil o volante de motor :lol:

Ahh, comprei hj uns PP502... vamos ver cmo fica agora :wink:

Cumps
Isso é que é uma caixa curta?? AHAHAH!!! :lol: :lol: :lol:
Quem me dera... :cry:

Em 5ª às 4000rpm vou a 180, e dos 215 para cima é red line. Ah pois é... :D


Mete os PP502 que não te arrependes. :wink: No meu, sem mexer em mais nada ganhei 17cv só com a troca dos bicos de origem para esses (já a contar com o lag que ganhei com a montagem do FMIC).


Estou quase a fazer 220.000 kms, e meti um kit de embraiagem completo há cerca de 2500 kms. O volante de motor bi-massa, prensa e rolamento de encosto antigos, eram os de origem e fizeram uns belos 216.000 kms (a embraiagem de origem foi trocada aos 113.000 kms, e a 2ª só fez 103.000 kms por falta de "unhas" para agarrar os Nm). :D

Pois, a minha A4 encosta o ponteiro na red line... ou seja 4700 225kmh +-.
Os PP520 cm injectores do 2.5TDI ate nem sao maus... mta força das 2000 as 3500rpm... o problema esta antes e dps dessa faixa que tanto faz vibraçoes cmo n faz potencia suficiente... podes ver na minha assinatura o grafico em maha que ate as 3200 é 5* mas dps podia ser melhor.
N sei ate k ponto vou notar os 232 que vao vir em corpos de injector stock... ja vi um MB (o ibiza do Tigas) cm esse material fazer a mesma potencia k eu :shock:

Eu tenho neste momento uns 300nm as 2000rpm... tirei gasoleo pa evitar estragar a embraiagem de vez, so tenho agora 335nm as 2500rpm e dai pa cima igual.

O meu problema é mesmo o hibrido cm a parte kente vnt15 k n da pa mto mais :evil:

Cumps

P.S. Os PD150 tem a cabeça do pistao difrente dos restantes 1.9TDI...
 
Artur Costa disse:
Pois, a minha A4 encosta o ponteiro na red line... ou seja 4700 225kmh +-.
Os PP520 cm injectores do 2.5TDI ate nem sao maus... mta força das 2000 as 3500rpm... o problema esta antes e dps dessa faixa que tanto faz vibraçoes cmo n faz potencia suficiente... podes ver na minha assinatura o grafico em maha que ate as 3200 é 5* mas dps podia ser melhor.
N sei ate k ponto vou notar os 232 que vao vir em corpos de injector stock... ja vi um MB (o ibiza do Tigas) cm esse material fazer a mesma potencia k eu :shock:

Eu tenho neste momento uns 300nm as 2000rpm... tirei gasoleo pa evitar estragar a embraiagem de vez, so tenho agora 335nm as 2500rpm e dai pa cima igual.

O meu problema é mesmo o hibrido cm a parte kente vnt15 k n da pa mto mais :evil:

Cumps

P.S. Os PD150 tem a cabeça do pistao difrente dos restantes 1.9TDI...
Pois... eu neste momento ando com Race520 nos corpos de injector stock + VNT17VB e não aconselho. Só estou a fazer 1,3 bar constante e 1,5 de pico, mas nota-se perfeitamente que o VB não tem capacidade para "lidar" com os Race. O coice dos Race é brutal, mas cada vez ke piso, o pessoal ke vem atrás tem ke levantar o pé por falta de visibilidade. :shock:
Mesmo a repro completamente desajustada, para o hardware ke tenho neste momento, a potência estimada anda na ordem dos 180-190 burros e 400Nm. A diferença entre os Race e os PP502 é bem grande.

Estou a tratar das coisas para ver se para a semana já faço o upgrade ao turbo. Vamos lá ver se não exagerei... Ou fica muito bom, ou fica uma m*rda. :roll:
A nível de embraiagem já estou safo. Tenho uma boa margem de manobra.
Com o reajuste da repro, alteração da tubagem de saída do IC e companhia Lda., só daqui a umas 3 semanas é que vou ter o carro em condições para ir ao banco. Pelas minhas contas, estas novas mods vão render uns burros à homem. :twisted:
Não queria mexer no êmbolo da bomba... :? vamos lá ver... Devo experimentar a Hammer Mod e os corpos dos injectores da Transporter como os teus para ver como fica... :roll:
 
O problema nos corpos da transporter é afinar akilo na eletronica e na mecanica.
Eu tenho tb cm hammer mod pa xegar a essas potencias mas é lixado tirar mais cavalos do carro. No teu caso tens a sorte do miguel estar habituado a trabalhar cm isso , por isso é so perguntar lhe o k fazer.
O TDI110 do Rui Augusto penso k teve estes injectores e dps pa xegar aos 250cv tirou :shock: Mas isso é melhor perguntar ao becas.

Cumps
 
ToledoTDI disse:
Nuno Gomes disse:
Não concordo... :)
O motor com injectores-bomba não tem nada a ver com os 90 e 110.
Vamos lá ver uma coisa... O bloco é precisamente o mesmo. Não te deixes enganar pelo ruído do motor que pode ser alterado pela embraiagem, sistema de injecção, e diferença de diâmetro das tubagens...
Os motores PD são mais silenciosos que os VP (90 e 110) principalmente devido às diferenças no sistema de injecção, porque de resto é basicamente a mesma coisa.

Só a título de exemplo, aqui ficam as diferenças entre 2 motores com potências muito semelhantes:

1. TDI 110 (a.k.a. "bomba injectora" ou "VP")
- Tampa das válvulas mais "achatada" e de cor metálica
- Bomba injectora Bosch VP37 com injectores à parte
- Tampa plástica no topo do motor aparafusada ao motor
- Caixa de 5 velocidades

2. TDI 115 (a.k.a. "injector-bomba" ou "injectores piezo" ou "PD" ou "pumpe deuse")
- Tampa das válvulas mais volumosa e de cor preta (devido às diferenças do sistema de injecção)
- Injectores-bomba piezo-eléctricos
- Tampa plástica no topo do motor mais volumosa (devido às dimensões dos injectores-bomba - 2 a 3 vezes mais compridos ke os injectores dos motores "VP") de encaixe
- Sistema eléctrico e centralina diferentes devido à necessidade de gestão eléctrónica dos injectores-bomba
- Caixa de 6 velocidades

*derivado à diferença entre as caixas de velocidades, o diâmetro do disco de embraiagem, volante de motor, prensa e rolamento de encosto, são maiores nos motores com caixa de 6 velocidades.


São estas as diferenças entre estes 2 motores. O resto é 100% igual: turbo, IC, tubagens, sensores, eléctro-válvulas, etc etc....


Já agora... entre um VP 110 e um PD 130, para além das diferenças mencionadas em cima, variam os turbos (VNT15 contra VNT17VA), diâmetros de tubagens de admissão para o turbo (65mm contra 80mm), colectores admissão e escape de maior dimensão nos 130.

E por fim, entre um VP 110 e um PD 150, as mesmas diferenças que no 130 à excepção do turbo (VNT15 contra VNT17VB).


E pronto, é isto.

Continuas a achar que o motor não tem nada a ver? :wink:

Continuo.
O bloco até pode ter o mesmo feitio. Agora o material com que é feito não é o mesmo e nenhum dos "periféricos", tipo bomba de água, etc, é igual.

E o motor PD é mais barulhento, razão pela qual, entre outras, deixou de ser fabricado, sendo substituido por um com injecção common-rail(mais silenciosa, mas menos poderosa).
 
Artur Costa disse:
Os PD tem taxa de compressao de 18,5:1 e os VP 19,5:1 :wink:
Exactamente!!
Isso porque o sistema de injecção não precisa de ar tão quente para criar bem a expansão do gasóleo.
É que a taxa de compressão não é só para dar mais rendimento. é para o ar atingir temperaturas maiores para o gasóleo inflamar melhor!!
PD engine rulezzzz 8)
 
Nuno Gomes disse:
Artur Costa disse:
Os PD tem taxa de compressao de 18,5:1 e os VP 19,5:1 :wink:
Exactamente!!
Isso porque o sistema de injecção não precisa de ar tão quente para criar bem a expansão do gasóleo.
É que a taxa de compressão não é só para dar mais rendimento. é para o ar atingir temperaturas maiores para o gasóleo inflamar melhor!!
PD engine rulezzzz 8)

N ia por ai , ia sim pelo facto de injectar volumes de Ar/gasoleo maiores e para diminuir o esforço do sistema todo seja melhor baixa a taxa.
Dai um PD ter menos força ao relanti e ate o sistema ter ar suficiente é mais fraco k os VP. Um sistema 18 vs 19:1 puxa mais ar o k tem a taxa mais elevada , logo se tem mais ar pode e tem mais gasoleo :wink:
Tu pegas num TDI110 stock e vais em 5a a subir de crl nas 1200rpm se kiseres... num TDI130 morre :wink:
A realidade é k a pressao interna do motor é reduzida, usa se mto isto qd se ker aumentar a pressao de turbo para o material n ceder.
Claramente um VP aguenta menos a força de 2 bars de pressao k um PD pois na realidade a pressao interna é menor.

Tanto qt sei o curso de pistao e diametro dos mesmos é igual , o k muda é a "valve clearence" na cabeça do motor.

Conheço um TDI110 cm bloco do TDI150 cm taxa de 18.5(pistoes modificados , pois se a cabexa for a do 110 teria na mesma 19,5) a fazer 2.2 de turbo estavel usando bomba 12mm e bicos race juntamente cm arvore de cames modificada... o dono antes tinha partido o bloco dum 110 por usar essa pressao... o bloco do 150 cm a taxa modificada ainda la anda cm cerca de 255cv :wink:

Cumps
 
... poix é ... com tanta coisa ke tenho ke mudar mais vale comprar um carro novo ... e mais potente ... poix esta claro ... apenas tenho bicos repro .... tenho cerca de 130 cv ... é verdade o turbo é o de origem ... veometria fixa ... tem neste momento 125000 km ... o carro tem 11 anos ..
 
BOas,

TENHO UM AUDI A3 1.9TDI 90CV(CAIXA CURTA) COM vnt 15 :lol:

UM VNT17VB E TIRAR UM E POR OUTRO???

ABRAÇO
 
Back
Top