bicos 110 num 90 tdi

o motor 90cv/110cv são de 8 valvulas..... o de 130cv é de 16 valvulas... nao muda so o turbo e bicos...!!!
 
husky disse:
o motor 90cv/110cv são de 8 valvulas..... o de 130cv é de 16 valvulas... nao muda so o turbo e bicos...!!!

Ai ... ui ... ai :roll:
O TDI 16v é o 2.0 de 140cv.. foi o 1o a ser 16v.
O 130 é na mesma 8v... e nota se nas baixas :D

Cumps
 
Não sei se algum dia vou chegar a fazer isto, mas a ideia para o meu B5 de 90 cv de 1995 é a seguinte:

Bicos: 520 Stage 1
GT1852V (dos 220 CDI)
Embraiagem reforçada
Linha 60 mm
Repro

Ora não quero fumaradas, e quero poder ir daqui até ao Algarve sem problemas nenhuns, o que implica compromissos obviamente..se este material dá para ir até X cv e N nm de binário, eu vou ter que ter um pouco menos para garantir isso..

O segundo passo seria IC frontal, radiador de óleo..enfim uma boa maneira de gastar 1500€..

A minha questão é a seguinte, em relação à centralina... teria que aplicar a N75? Ou fazendo a repro à de 8 bits seria suficiente para controlar a geometria? Também já me falaram de arranjar centralina de 16 bits..é plug & play?

Com este setup e tendo em conta o que eu quero (no smock e fiabilidade) 170 cv é algo realista??

De momento tenho o meu argolas stock e devo meter os bicos de 110 a ver se chego aos 100...o resto prefiro ir comprando e montar tudo de uma vez..

Boas curvas
 
Digam m so uma cena por curiosodade.
Para o meu 8L 130, qt é q custavam esses injectores d q estão a falar (n os d 110, é claro..) ? E um turbo d um 150 (julgo q é o 17VB, visto q o meu é o VA)

Abr
 
Last edited:
... poix é ... com tanta coisa ke tenho ke mudar mais vale comprar um carro novo ... e mais potente ... poix esta claro ... apenas tenho bicos repro .... tenho cerca de 130 cv ... é verdade o turbo é o de origem ... veometria fixa ... tem neste momento 125000 km ... o carro tem 11 anos ..

boas ..
ficaste com baixas mais forte ? e nas recuperaçoes sendo de geo fixa ta mais rapido? e fumos ?
queria fazer isso ao meu colocar os bicos e dár um ajuste á repro... tens Pm..;D

para os mais entendidos : so com os bicos do 110 no de 90 e repro , posso andar á vontade a nivel de fiabilidade tenho que alterar mais alguma coisa?
se me puderem ajudar com estas duvidas , agradeço imenso..
 
Está aqui um tópico interessante..será que alguém entendido pode responder às questões que coloquei??

Boas curvas
 
Há algum problema em simplesmente retirar os bicos de 90 e meter os de 110 para o motor??

Sem levar para afinar nem nada?

No meu caso (se o teste de compressão não trouxer más noticias)..pretendia meter os bicos de 110 (já feito..falta a máquina para o teste de compressão) e depois repro pa cima..

Boas curvas
 
Há algum problema em simplesmente retirar os bicos de 90 e meter os de 110 para o motor??

Sem levar para afinar nem nada?

No meu caso (se o teste de compressão não trouxer más noticias)..pretendia meter os bicos de 110 (já feito..falta a máquina para o teste de compressão) e depois repro pa cima..

Boas curvas

Se os bicos de 110cv tavam a funcionar bem no outro motor, então podes tirar uns e por os outros sem fazer mais nada, mas mete pelo menos as anilhas de cobre novas...

Depois testas, e se o carro não tremer, nem acusar nada de anormal com o vag com, então tá a modos de andar...
 
Não sei se algum dia vou chegar a fazer isto, mas a ideia para o meu B5 de 90 cv de 1995 é a seguinte:

Bicos: 520 Stage 1
GT1852V (dos 220 CDI)
Embraiagem reforçada
Linha 60 mm
Repro

Ora não quero fumaradas, e quero poder ir daqui até ao Algarve sem problemas nenhuns, o que implica compromissos obviamente..se este material dá para ir até X cv e N nm de binário, eu vou ter que ter um pouco menos para garantir isso..

O segundo passo seria IC frontal, radiador de óleo..enfim uma boa maneira de gastar 1500€..

A minha questão é a seguinte, em relação à centralina... teria que aplicar a N75? Ou fazendo a repro à de 8 bits seria suficiente para controlar a geometria? Também já me falaram de arranjar centralina de 16 bits..é plug & play?

Com este setup e tendo em conta o que eu quero (no smock e fiabilidade) 170 cv é algo realista??

De momento tenho o meu argolas stock e devo meter os bicos de 110 a ver se chego aos 100...o resto prefiro ir comprando e montar tudo de uma vez..

Boas curvas

Só com repro na centralina não deves conseguir fazer nada na geometria do turbo, o que podes fazer é arranjar a n75 e as tubagens para fazer as ligações de vácuo necessárias, e arranjar alguem que te faça o sistema de controlo da geometria, que não é mt dificil até, e explico-te como podes fazer:

Pegas no sinal que vem do sensor map, e depois com um microcontrolador e um driver de corrente, actuas por PWM na válvula n75 conforme a pressão do turbo desejada...

O custo do microcontrolador e do driver de corrente não deve passar os 10 a 15 euros, e se arranjares alguem que te programe o microcontrolador, ficas com isso a bombar...
 
boas ..
ficaste com baixas mais forte ? e nas recuperaçoes sendo de geo fixa ta mais rapido? e fumos ?
queria fazer isso ao meu colocar os bicos e dár um ajuste á repro... tens Pm..;D

para os mais entendidos : so com os bicos do 110 no de 90 e repro , posso andar á vontade a nivel de fiabilidade tenho que alterar mais alguma coisa?
se me puderem ajudar com estas duvidas , agradeço imenso..

Podes andar a vontade amigo, não vais ter problema nenhum... Basta fazer o normal, verificando as temperaturas e o oleo e siga...
 
Só com repro na centralina não deves conseguir fazer nada na geometria do turbo, o que podes fazer é arranjar a n75 e as tubagens para fazer as ligações de vácuo necessárias, e arranjar alguem que te faça o sistema de controlo da geometria, que não é mt dificil até, e explico-te como podes fazer:

Pegas no sinal que vem do sensor map, e depois com um microcontrolador e um driver de corrente, actuas por PWM na válvula n75 conforme a pressão do turbo desejada...

O custo do microcontrolador e do driver de corrente não deve passar os 10 a 15 euros, e se arranjares alguem que te programe o microcontrolador, ficas com isso a bombar...
Sinceramente nunca ouvi falar do que sugeres.. na prática falas de aplicar o sistema de controle de geometria num turbo de geometria fixa..ou seja.. com isso poder alterar a pressão do turbo..continua a ser de pressão fixa, apenas funciona a uma pressão mais elevada.. penso que entre isso e trocar apenas a válvula do turbo por outra com maior pressão.. não sei o que justifica mais.. até porque sn me engano dá para alterar a pressão do turbo no próprio turbo..pelo menos no meu golf td dava..

Meu mecânico (não é preparador atenção).. disse-me logo..vais meter bicos sem os afinar..se der cabo de um pistão não assumo nada..e claro isso pos-me a pensar..

A explicação que deste sobre como fazer a coisa..parece-me excelente.. mas como pretendo trocar de turbo futuramente, não sei se vale a pena estar a ir por ai... e ainda tinha que encontrar alguém com unhas para fazer o que dizes.

Boas curvas
 
Last edited:
Sinceramente nunca ouvi falar do que sugeres.. na prática falas de aplicar o sistema de controle de geometria num turbo de geometria fixa..ou seja.. com isso poder alterar a pressão do turbo..continua a ser de pressão fixa, apenas funciona a uma pressão mais elevada.. penso que entre isso e trocar apenas a válvula do turbo por outra com maior pressão.. não sei o que justifica mais.. até porque sn me engano dá para alterar a pressão do turbo no próprio turbo..pelo menos no meu golf td dava..

Meu mecânico (não é preparador atenção).. disse-me logo..vais meter bicos sem os afinar..se der cabo de um pistão não assumo nada..e claro isso pos-me a pensar..

A explicação que deste sobre como fazer a coisa..parece-me excelente.. mas como pretendo trocar de turbo futuramente, não sei se vale a pena estar a ir por ai... e ainda tinha que encontrar alguém com unhas para fazer o que dizes.

Boas curvas

Atenção, aquilo que te falei não é para usar num turbo de geometria fixa, aquilo serve é para poderes controlar um turbo de geometria VARIAVEL num carro que não o faz... Ou seja, montas um turbo de geometria variavel, tipo um 1749VB, e consegues controlar a sua geometria para a pressão de turbo desejada, mesmo que o teu carro tenha originalmente um turbo de geometria fixa...

E com isto fazes o mesmo que uma repro faz num turbo de geometria variavel, basta programar o micro para a pressão desejada... Fica tipo uma mini-centralina para geometrias de turbo variaveis.
 
Atenção, aquilo que te falei não é para usar num turbo de geometria fixa, aquilo serve é para poderes controlar um turbo de geometria VARIAVEL num carro que não o faz... Ou seja, montas um turbo de geometria variavel, tipo um 1749VB, e consegues controlar a sua geometria para a pressão de turbo desejada, mesmo que o teu carro tenha originalmente um turbo de geometria fixa...

E com isto fazes o mesmo que uma repro faz num turbo de geometria variavel, basta programar o micro para a pressão desejada... Fica tipo uma mini-centralina para geometrias de turbo variaveis.
Ah então percebi mal..sim isso sabia que existia maneira de aplicar turbo de geometria variável num de fixa..pode ser feito trocando de válvula..ou aplicando a N75 (da maneira que disseste)..sabia que dava para fazer..só não sabia como..

No meu caso se quiser aplicar o 1852V..além da válvula N75..necessita-se colectores, outra falange..tubo de óleo..e não sei se algo mais.

Boas curvas
 
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