Eu para já não me posso queixarO motor 2.0 TDI é realmente um bebedolas no que se trata do óleo, mas também não é tanto
@ires segue aqui o conselho do RuiAires se isso não está a deitar fumo branquinho (dar passagem de óleo) então deve estar a pingar pá. Vai à garagem ver se não tens marcas no chão.
Abraço da Madeira.
Tira os 3 parafusos que seguram a EGR ao colector de admissão e vê o estado do o'ring que faz a vedação, com o tempo começa a ficar "pasmado" e não veda convenientemente originando a fuga mesmo com os parafusos apertados...ainda há uns tempos troquei esse o'ring por ter o mesmo problema..
Então é "comum" acontecer?... :S
Pode não ser necessário substituir a EGR?...
Desapertas esses 3 parafusos, tiras a EGR fora e vês o estado do o'ring, se estiver "à face" da "caixa" onde acenta, é porque está "pasmado", metes um novo e deves ficar com o problema resolvido...isto se o óleo vier mesmo daí (no meu caso vinha)..
O mais comum é o óleo saír de um furo que a EGR tem por baixo (julgo que é o respiro da membrana) o que indica que a EGR já não está a "vedar" convenientemente..e nesse caso só substituindo a EGR...
Analisa bem de onde sai o óleo..
Quanto metes-te de óleo no carro? meio litro? Voltou logo a seguir a apitar?
Atenção que carros com FAP muito possivelmente não vai fazer fumo branco/azul, fica é na FAP e destrui a FAP.
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P.S.: Já resolves-te a cena da tranca? hoje por acaso estive com um amigo da VW numa passat a desactivar o radar do CC que marou e falou-se desse problema, isso ao inicio dava muitos problemas pros 1200€, era coluna completa, mas agora já vendem só a tranca que custa 80€, o sintoma é chega-se ao carro e não destranca a direção.