Ora mais uma artimanha feita!
Ora bem, como podem ver no meu projeto, a uma certa altura troquei o RNS 192 por um 193 PU. Para quem nao sabe, tem mais resolução de imagem, mais rapidez, suporta cartões sdhc de 32gb.
Só que nessa troca perdi um "extra", que é chamado de SDS (speech dialog system)
Como o rns mais recentes é bastante caro, e tinha uma versao de firmware que nao conhecia, pensei que poderia ter alguma espécie de hack ao sistema, e por isso nao quis andar a inventar muito.
Contudo esta semana descobri um site de um tipo inglês que alterou o firmware dos RNS-e, corrigindo alguns problemas de adaptações, ou acrescentado funções.
Entrei em contacto com ele, e afinal o meu rns ta todo de origem. Nao tem nenhuma "manhosisse" o que era seguro fazer o update do firmware do rns, para acrescentar os comandos de voz, que já tinha saudades.
O radio conta entao com sw700, que e o sw do seat exeo. E é o mesmo sw220 do rns 193 do audi a3 e do sw650 dos RNS ecrã tft.
Entao la gravei um cd com o ultimo firmware GRATUITO que o homem desenvolveu, (sim gratuito, pois ele tem uma versão a pagar cerca de 20eur que mete o rns 193 PU a ler mapas dos cartoes de memoria!) Para alem de ser mais rapido poupa a lente que quem conhece estes radios sabe que costumam dar problemas.
View attachment 70004
Gravei 2 versões, uma só com o SDS e outra com mais algumas coisas, mas no final acabei por gravar outro com uma versao beta que acrescenta ainda mais coisas.
La meti o cd no radio.
View attachment 70007 View attachment 70005
E no final de atualizar, o radio faz reboot.
Tem que se entrar no modo "engenheiro"
View attachment 70008
Para entrar é so clicar nas 2 teclas assinaladas durante 6 segundos.
Depois de entrar o ecrã aparece assim:
View attachment 70009
E depois as "new features" estão disponíveis para seleccionar dentro destas opções.
View attachment 70010 View attachment 70011 View attachment 70012
Podem ver o que está selecionado a um tom mais claro, que é
- SDS (speech dialog system )
- Lowercase DIS unit ( quando a utilização do gps, no display as unidades aparecem por baixo das indicações. Em vez de ser dos lados.
- scroll track names ( scroll das musicas no display do quadrante.
Esta nao tive opurtunidade de testar pois tenho o aviso de calços ativo que sobrepõem a tudo.
Quando ao SDS para quem não conhece, fica uma demonstração.