BMW BMW 530d Touring E61 LCI ///M - Revisão

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Boa sorte com o teu projecto!

Eu também virei a casaca uma vez, e realmente chegou! Espero que tenhas mais sorte do que eu (e todos os que me rodeiam com bmw's e39, 60, 61 etc) porque realmente... Bem, não te quero desanimar.
É um veiculo realmente incrível, e este equipado com o melhor motor Diesel da BMW que é o 3.0!

Gd abraço e toca a por as fotos da praxE!!!

Mas que carro era e que tipo de problemas tiveste?

Estas coisas são como tudo na vida: é preciso também ter sorte. A minha A4 nunca me deu problemas nenhuns e podia arranjar-te várias pessoas que tiveram imensos problemas com carros iguais...
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Claro que sim, eu não tenho duvidas de que é uma sorte. Eu falo pela minha experiência pessoal. À minha volta tenho 535D, 530D, 525D (que era a minha) dos modelos de E39 até ao teu em motores diesel. Desde colectores, bombas de gasóleo, injectores... até às coisas mais simples como a qualidade de determinados materiais, como borrachas, acabamentos... Coisas que a meu ver e em carros destes valores e destas gamas não deveria suceder.
Mas por ser da opinião que nem tudo pode ser negativo e mais, que cada caso é um caso, referi que o 3.0 é um excelente motor com provas dadas.

Falando de coisas melhores, é dar andamento ao projecto "as soon as possible" ;D
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Boas.

Obrigado a todos pelos comentários.

O HUD (Head-Up-Display) é daqueles gadjets típicos que, quando não temos, dizemos sempre que não serve para nada. Quando passamos a ter, não vivemos sem ele. É muito bom. Permite concentrar a atenção na estrada sem desviar o olhar. Projecta a informação da velocidade, cruise-control e instruções de navegação. Tem uma visibilidade muito boa mesmo de dia.

Mas para mim um dos gadjets mais fantásticos é a iluminação frontal. Faróis de xenon direccionais, com luzes suplementares (acendem quando se vira o volante para mais de um determinado ângulo), com máximos automáticos. Quando se colocam os máximos em auto, é o próprio carro, através de sensores que tem no vidro da frente, que liga e desliga os máximos consoante a luminosidade de frente. Comprovado o seu funcionamento, quer quando se entra numa zona da estrada iluminada, quer quando se apanha um carro de frente.

Cumps,

O meu A6 tem farois direccionais e também achava que não faziam grande sentido, mas hoje em dia acho-o um extra muito bem conseguido!! O B8 tem os máximos automáticos e também são úteis, mas já mostraram algumas "falhas" em ambiente real, mas o saldo acaba positivo.

Claro que sim, eu não tenho duvidas de que é uma sorte. Eu falo pela minha experiência pessoal. À minha volta tenho 535D, 530D, 525D (que era a minha) dos modelos de E39 até ao teu em motores diesel. Desde colectores, bombas de gasóleo, injectores... até às coisas mais simples como a qualidade de determinados materiais, como borrachas, acabamentos... Coisas que a meu ver e em carros destes valores e destas gamas não deveria suceder.
Mas por ser da opinião que nem tudo pode ser negativo e mais, que cada caso é um caso, referi que o 3.0 é um excelente motor com provas dadas.

Falando de coisas melhores, é dar andamento ao projecto "as soon as possible" ;D

Curiosamente tenho 3 amigos que compraram recentemente E61, mas todas (também curiosamente) de 2005.

2 deles tiveram o problema do fecho centralizado. Um não pagou porque estava em garantia, o outro desgraçado (compra particular) teve de pagar 650€ por um novo módulo e 2 chaves.

1 deles (535d) teve um problema no conversor dos turbos, e teve de gastar 850€. Este foi o mesmo que gastou 650€ no fecho central...

2 deles (535d e 530d) tiverem problemas no compressor da nivelação da suspensão traseira. Um comprou um compressor usado por 400€, o desgraçado da 535d comprou novo na BMW, e pagou 1100€.

Conclusão, o da 535d já gastou em 4 meses, 2600€... digamos que está um pouco chateado com a sua carrinha de sonho, a 535d.

Todos estes casos são de carros com menos de 100.000km e todos nacionais e com quilometragens reais (já comprovadas). Aliás, a 530d de 2005 "caiu-me nos braços", mas como não me apetecia vender o A6 ao desbarato para a agarrar (a excelente preço diga-se de passagem), passei o negócio a um amigo.

Há quem diga que é uma questão de sorte, mas hoje em dia já não acredito muito nisso. :)

No caso específico da carrinha do pmgoliv e eu acredito piamente que estas falhas que até podem ser "normais" em carros de 2005, já não existam nesta carrinha de 2007.

Boa sorte com a máquina! ;)
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Boas.
Aqui ficam mais algumas fotos:

3b862e6bce.jpg


732d41c6ef.jpg


10e8180e27.jpg


92d1616eab.jpg


0036b6fe06.jpg


Fotos adicionadas no primeiro post.
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

O meu A6 tem farois direccionais e também achava que não faziam grande sentido, mas hoje em dia acho-o um extra muito bem conseguido!! O B8 tem os máximos automáticos e também são úteis, mas já mostraram algumas "falhas" em ambiente real, mas o saldo acaba positivo.

Curiosamente tenho 3 amigos que compraram recentemente E61, mas todas (também curiosamente) de 2005.

2 deles tiveram o problema do fecho centralizado. Um não pagou porque estava em garantia, o outro desgraçado (compra particular) teve de pagar 650€ por um novo módulo e 2 chaves.

1 deles (535d) teve um problema no conversor dos turbos, e teve de gastar 850€. Este foi o mesmo que gastou 650€ no fecho central...

2 deles (535d e 530d) tiverem problemas no compressor da nivelação da suspensão traseira. Um comprou um compressor usado por 400€, o desgraçado da 535d comprou novo na BMW, e pagou 1100€.

Conclusão, o da 535d já gastou em 4 meses, 2600€... digamos que está um pouco chateado com a sua carrinha de sonho, a 535d.

Todos estes casos são de carros com menos de 100.000km e todos nacionais e com quilometragens reais (já comprovadas). Aliás, a 530d de 2005 "caiu-me nos braços", mas como não me apetecia vender o A6 ao desbarato para a agarrar (a excelente preço diga-se de passagem), passei o negócio a um amigo.

Há quem diga que é uma questão de sorte, mas hoje em dia já não acredito muito nisso. :)

No caso específico da carrinha do pmgoliv e eu acredito piamente que estas falhas que até podem ser "normais" em carros de 2005, já não existam nesta carrinha de 2007.

Boa sorte com a máquina! ;)

Um dos meus objectivos com a compra era que fosse já LCI, precisamente por causa de alguns desses problemas crónicos, que tendem a ser (não quer dizer que sejam sempre) resolvidos nos restyling que as marcas fazem.

Depois, a compra foi feita num concessionário oficial BMW, com garantia de estado do veículo, histórico de serviço e garantia europeia de 12 meses. Tudo isto vem incluído, com o adicional desta carrinha ter sido comprada no concessionário onde foi inicialmente vendida e sempre assistida nesse mesmo concessionário. E com apenas 57877km comprovados.

Agora de problemas, ninguém está livre verdadeiramente e nenhum carro é totalmente isento de problemas.
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

OT ON -

A minha era reestyling, a última a sair com os extras todos... e trouxe tudo de mau e mais ainda... (e essas carrinhas saíram antes de 2005 ;D )

OT OFF

Ao que está mais abaixo, a carrinha está mesmo linnnndaaaaaaa
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

pmgoliv,

Grande máquina... que tenhas imensa sorte com ela e te dê muitas alegrias...

Depois de ver fotos só me ocorre uma coisa.... esses vidros estão a precisar de ficar mais escuros... :)

Abraço!
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

OT ON -

A minha era reestyling, a última a sair com os extras todos... e trouxe tudo de mau e mais ainda... (e essas carrinhas saíram antes de 2005 ;D )

OT OFF

Ao que está mais abaixo, a carrinha está mesmo linnnndaaaaaaa

Se percebi bem o que querias dizes, estás enganado. Este modelo (E61) saiu em 2004/2005 (depende dos mercados) e as versões LCI saíram em 2007. Na Alemanha, a versão LCI ficou disponível a partir de Abril de 2007. As diferenças exteriores são muito pequenas, sendo a principal os farolins em led na traseira (luzes de presença com 3 linhas de led e leds também nos piscas). No interior há algumas diferenças, sendo que no caso da caixa auto, só com os LCI passou a estar disponível aquela manete que parece um joystick; na versão anterior a manete era mais convencional.

A nível de motor, o 530d distingue-se por ter 231cv na versão inicial e passou a ter 235cv na versão LCI.

Mas no caso do motor 525d, as alterações foram significativas. Nos carros até 2007, o 525d era o motor 2497cc que foi muito problemático. Na versão LCI, esse motor foi abandonado (por alguma razão terá sido) e o bloco passou a ser o mesmo de 2993cc para o 525d, 530d e 535d. Há diferenças nos componentes internos do motor para cada um destes motores (mas o bloco é o mesmo) e depois diferenças nos turbos: turbo mais pequeno no 525d, turbo maior no 530d e dois turbos no 535d.

Abraço,
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

pmgoliv,

Grande máquina... que tenhas imensa sorte com ela e te dê muitas alegrias...

Depois de ver fotos só me ocorre uma coisa.... esses vidros estão a precisar de ficar mais escuros... :)

Abraço!

Olá Miguel.
Ainda andei a pensar nisso. Pus a hipótese de tentar colocar logo películas antes de homologar a carrinha e tentar homologar aquilo já com películas, aproveitando a inspecção e a emissão do DUA. Mas tive receio, pois se os tipos descobrissem que a película já tinha sido posta em PT, tinha de a tirar, voltar a por e correr todos os passos novamente. Não quis correr esse risco.

Para já não vou mexer. Depois logo se vê, até porque a carrinha tem cortinas nas portas traseiras. Confesso que pensando nisso também fico com algum receio que, sendo a carrinha toda preta, fique um pouco "guna".

Abraço.
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Sim, as versões LCI (aliás, qualquer restyling) resolvem sempre alguns problemas crónicos, por isso, mesmo em novo, quando se pensa que podemos estar a poupar por trazer um carro pré-restyling pode ser exactamente o contrário, tanto em avarias como em valorização um dia mais tarde.

Eu só faria uma coisa à tua carrinha, que era remover a publicidade da matrícula da frente, de resto, excelente!

Olá Miguel.
Ainda andei a pensar nisso. Pus a hipótese de tentar colocar logo películas antes de homologar a carrinha e tentar homologar aquilo já com películas, aproveitando a inspecção e a emissão do DUA. Mas tive receio, pois se os tipos descobrissem que a película já tinha sido posta em PT, tinha de a tirar, voltar a por e correr todos os passos novamente. Não quis correr esse risco.

Para já não vou mexer. Depois logo se vê, até porque a carrinha tem cortinas nas portas traseiras. Confesso que pensando nisso também fico com algum receio que, sendo a carrinha toda preta, fique um pouco "guna".

Abraço.

A questão das películas, até eu as ter, até dava o benefício da dúvida.

Hoje em dia tenho-as na parte traseira do A6 (e por acaso comentei isso há pouco noutro fórum) e na minha opinião... tirando o ganho em estética e privacidade extra, ou até mesmo alguma protecção ao interior do carro (sol) acho que estão muito sobrevalorizadas.

E se o motivo da sua colocação for a protecção de uma criança quando circula no carro, uma película com a opacidade máxima legal, não o consegue fazer de forma eficaz, aliás, qualquer cortina OEM é mais eficaz, ou no limite, uma inestética fralda ou pano do pó.

Além do mais, a película nem sempre fica bem colocada, e mesmo quando fica, a maior parte dos vidros têm o pontilhado no final, e nesses casos ainda "borra um pouco a pintura".
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Tive pena que esta não trouxesse vidros escuros de origem, mas tendo em conta a extensa lista de extras, não me posso queixar. Não podemos ter tudo...

Quanto à publicidade da matrícula, vai sair. Antes da próxima inspecção (ainda falta), pelo menos, terá de sair, pois tem ser fixa por parafusos ou similares (adora esta lei; o vendedor da BMW alemão fartou-se de rir quando lhe contei).

Entretanto primeiro percalço, não por "defeito" do carro, neste fim de semana: montagem de alarme.
Acho o alarme um item importante, nem que seja do ponto de vista psicológico, pelo menos pelo efeito dissuasor sobretudo para pequenos assaltos.
Depois de alguma indecisão da minha parte, optei por um Cobra com activação pela própria chave do carro (não quero comandos extra da treta). Como este carro já tem Can-bus, tem que ser um alarme específico, programado para aquele carro.
Deixei o carro no sábado de manhã e fico a aguardar contacto para o ir buscar (supostamente ao início da tarde). Finalmente depois das 18:00 recebo uma chamada: pode vir buscar o carro. NÃO está pronto. O alarme arma e desarma, fecha e abre as portas, mas não toca.

Fiquei logo entusiasmado. Fui até lá e o homem diz-me que ficou tudo ligado como mandam os esquemas, mas que a central do alarme não devia estar bem configurada para aquele carro. Tem de vir o técnico da marca com o aparelho e reconfigurar a central. Uma pequena inspecção visual do carro descansou-me quanto a eventuais "danos colaterais" da montagem, pois estava cheio de medo que deixassem aquilo cheio de marcas e riscos. Estava impecável nesse aspecto.

Conformado, saí de lá. Verifico que o CB perdeu os parciais e as horas, fruto de terem desligado a bateria. Normal. Reponho. A meio caminho de regresso a casa, dá-me aviso de carga de bateria baixa. Mau... Chego a casa, fecho o carro e volto a abrir, verifico que perdeu novamente as horas. Está em modo de poupança de energia e como o motor não está a trabalhar, desliga tudo aquilo que é secundário. Pego no carro de volta ao electricista.

Explico o que se passa e ele diz-me que talvez estivesse a fazer retorno na central do alarme e que a ia desligar mesmo da ficha (só tinha tirado o fusível da central). Volto a experimentar, continua a dar aviso de bateria baixa. Viro-me para ele e pergunto-lhe o que pode ser. Ele não faz ideia. Depois de algumas voltas diz-me que houve uma coisa em que ele não seguiu o esquema: em vez de ligar o positivo directamente à bateria (que é chato pois está na mala), ligou num sítio do motor onde se pode dar encosto de bateria caso necessário (aquele plástico vermelho que se vê no compartimento do motor), mas que não devia ser disso. Eu como percebo pouco daquilo, sugiro se o sistema do carro não poderá interpretar uma perda da corrente naquele sítio (apenas usado para situações de arranque de emergência) como uma falha de bateria. Ele diz que não pode ser disso, mas depois de insistência minha, lá corta o fio.

Resultado: problema resolvido. Tudo OK, luzes a funcionar como suposto.

Agora falta a montagem do alarme - parte II, a ter lugar nos próximos dias. Espero que o técnico da Cobra perceba um pouco mais daquilo do que o electricista... só me saem cromos.

Cumps,
 
Back
Top