BMW BMW 530d Touring E61 LCI ///M - Revisão

Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Eu tb gosto muito dessas máquinas embora não da versão tourer. se tivesse €€€€€€ tb ia directamente buscar uma á baviera... pax
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Mas que lindo aviao, essa carrinha e sensacional, o Colour concept tem uma, a Alpina e o JMPC tem o Coupe Alpina Bi-turbo, sao modelos muito bonitos.

Muito boa sorte e saude para disfrutares dessa bomba por longos anos ;)
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Boas.
Obrigado a todos pelos comentários e peço desculpa pelas parcas respostas. Não é por mal. É mesmo falta de tempo.

A máquina continua 5 estrelas. Está neste momento com 67000km e a 2000km de uma revisão. A manutenção é sempre mais cara que a A4, quanto mais não seja porque leva 7,7lt de óleo (a A4 levava metade!). O resto é tudo parecido. A revisão vai ser feita em estabelecimento próprio, pelo que os preços não vão assustar. Arrisco-me a dizer que em manutenção normal não é mais cara que a A4, até porque faz mudanças de óleo a cada 30kkm.

Tem uma vantagem clara face à Audi: distribuição por corrente. Não muda. Esta é a revisão mais cara da Audi. Apenas muda as correias dos acessórios e, eventualmente, as respectivas polies.

Acredito que em casos de avaria o estrago possa ser grande, mas isso depende sempre da avaria. Uma estalada grande é, por exemplo, a substituição do FAP: 1500 a 2000 biscas.

Entretanto levou uma pequena mod (para além dos leds interiores e de matrícula que já tinha): lâmpadas H8 xenon look para os angel eyes. Está longe do efeito espectacular dos novos angel eye em led do novo série 5 F10/F11, mas pelo menos não é tão amarelo como as lâmpadas originais.

Só vos digo é que este motor é absolutamente fantástico. E estou muito contente com a caixa auto, apesar de em pequenos percursos citadinos o consumo seja mais elevado. Em modo D faz as passagens de caixa de acordo com a pressão do acelerador, sendo possível passar de relação às 1800rpm em condução descontraída, ou às 4000rpm se estivermos a acelerar a fundo. Em modo DS é passagens de caixa imediatamente antes do red-line (quase às 5000rpm).
E a diferença entre um 4 cilindros e um 6 cilindros é enorme. Este puxa até às 5000rpm de modo igual, sempre com força.

A minha grande chatice até ao momento é com o raio dos pneus runflat. Não gosto daquilo nem por nada. Em piso seco têm uma aderência muito boa, mas em piso molhado já tive um susto: uma fuga para o lado em 4 rodas... Não gostei. Já tive uma traseiradas controladas em piso molhado, mas fugir às 4 rodas é mau. Em piso seco a aderência daquilo é brutal. É muito difícil, com as ajudas electrónicas ligadas, descolar a traseira. Neste aspecto (motricidade) a diferença entre um carro de tracção traseira e outro de tracção dianteira é muito grande, com clara superioridade para a tracção traseira. E a inserção em curva é também completamente diferente. Eu também julgava que a história da tracção traseira era só para os pilotos, mas a diferença nota-se. Só é preciso mais cuidado em piso molhado... Mas tem a sua piada também...

Abraço,
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

E uma maquina brutal sem duvida...
Que consumos tem isso a andar normal.
Tens de por ai fotos dos novos ledes em mínimos...Heee
 
Last edited:
Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Adoro estas carrinhas serie 5, e mesmo os carros..... :twisted::twisted::twisted:

Parabéns pela maquina ;)

Realmente a nível exterior depois de ter o kit M não há muito a fazer .

Muito fixe a carrinha :palmas:
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Boas.
Neste fim de semana fiz mais umas centenas de km's na máquina.

Velocidades normais, de quando em vez esticado um bocado mais, uma ou outra subida feita a puxar de baixo até lá a cima e com 5 pessoas e mala atafulhada de coisas (para cima de 100kg de tralha, com certeza).

Média do depósito: 8.4lt no CB e 8.2lt com cálculos à mão.
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Boas.

Esta semana foi tempo de revisão, neste caso dos 67700km.
Levou Óleo (8lt, Castrol Edge 5w30), filtro de óleo, filtro de ar do motor e filtros do A/C. Estes últimos foram mudados por mim próprio. A mudança do filtro de ar do motor foi uma trabalheira monumental. É preciso desmontar metade da tralha junto ao motor.
Impressionante a sujidade acumulada no filtro do ar. A BMW só recomenda a mudança a cada 3 mudas de óleo (~90000km), o que é claramente um exagero. Foi a primeira vez que foi mudado.

Custo global aproximado: inferior a 150€.

Próxima intervenção programada pelo iDrive (CB): mudança do óleo dos travões e IPO (Julho).
 
Last edited:
Boa tarde, sou novo por aqui neste fórum, e interessou-me muito este tópico, porque comprei recentemente um e60 530d 218cv de 2005 (caixa manual). Gostava de saber se o autor do tópico ainda tem o carro e quais as maiores de cabeça que lhe apareceram.

O meu carro está em excelente estado, e até agora sem problemas maiores (desde março de 2022). No entanto começo a pensar que mais cedo ou mais tarde deve aparecer algo… e ando na dúvida se o vendo ou não, porque aproveitava que ele está impecável (tirando algumas coisas por fazer mínimas).

quero manter o carro o mais original possível, não sou de repros nem nada do género e acho sinceramente que está aqui um futuro clássico raro. Que tendo em conta a fama que estes carros têm no mundo tunning, ainda para mais manual. A única coisa que fiz foi eliminar a egr, e ando a ponderar tirar a fap… mas como faço muita autoestrada.

cumprimentos
 
Boa tarde, sou novo por aqui neste fórum, e interessou-me muito este tópico, porque comprei recentemente um e60 530d 218cv de 2005 (caixa manual). Gostava de saber se o autor do tópico ainda tem o carro e quais as maiores de cabeça que lhe apareceram.

O meu carro está em excelente estado, e até agora sem problemas maiores (desde março de 2022). No entanto começo a pensar que mais cedo ou mais tarde deve aparecer algo… e ando na dúvida se o vendo ou não, porque aproveitava que ele está impecável (tirando algumas coisas por fazer mínimas).

quero manter o carro o mais original possível, não sou de repros nem nada do género e acho sinceramente que está aqui um futuro clássico raro. Que tendo em conta a fama que estes carros têm no mundo tunning, ainda para mais manual. A única coisa que fiz foi eliminar a egr, e ando a ponderar tirar a fap… mas como faço muita autoestrada.

cumprimentos
Le as regras.
Faz a apresentação.
Isto é um fórum e não o Facebook.
Desculpa a resposta fria, mas é o que é.
 

toda a razão também esse bicho é um futuro clássico. Ainda assim, para ser considerado um clássico não é necessário ser o topo da linha de uma versão.

para mim e para o mercado de clássicos, um carro para ser considerado como clássico, inclui outras coisas:

- fiabilidade do motor;
- IUC de 60 euros (para alguém pobre como eu, não poderia considerar comprar um carro futuro clássico em que pagas 500 e tal euros)
- não estar mexido, repros, e afins;
- totalmente original (sem marcas brancas);

agora lá está, existem aqueles carros clássicos que são e podem ser usados no dia a dia pelo cidadão comum, e depois há outros que são para estar apenas numa exposição (aí sim, esse M5 encaixa perfeitamente)
 
@Vítor Hugo Palma Rosa Estás num forum de audi's. Não seria melhor ires colocar essas questões no forum dos bmw's?
Depois, não considero que esse carro alguma vez venha a ser considerado classico.

O teu já não está totalmente original, como disseste, já lhe tiraste a fap.
Depois, se não fazes muita AE (que é onde esse motor tira melhor partido), pq compraste esse carro para andar em cidade?
É nonsense. O carro consome imenso em circuito urbano. Existem outro tipo de carros mais económicos/equilibrados para andar em cidade (a não ser que realmente fosse um desejo teu ter este modelo com este motor - mas para isso já não o estarias a equacionar a venda). O que me falha aqui?
 
Le as regras.
Faz a apresentação.
Isto é um fórum e não o Facebook.
Desculpa a resposta fria, mas é o que é.
toda a razão também esse bicho é um futuro clássico. Ainda assim, para ser considerado um clássico não é necessário ser o topo da linha de uma versão.

para mim e para o mercado de clássicos, um carro para ser considerado como clássico, inclui outras coisas:

- fiabilidade do motor;
- IUC de 60 euros (para alguém pobre como eu, não poderia considerar comprar um carro futuro clássico em que pagas 500 e tal euros)
- não estar mexido, repros, e afins;
- totalmente original (sem marcas brancas);

agora lá está, existem aqueles carros clássicos que são e podem ser usados no dia a dia pelo cidadão comum, e depois há outros que são para estar apenas numa exposição (aí sim, esse M5 encaixa perfeitamente)

A tua ideia de clássico é diferente da minha..
Uma coisa é um bom motor, bom pra mexer, num carro que depois desvaloriza e fica acessivel ao cidadao pobre. Aí há procura e o preço vai subindo no mercado. É o caso do 530D.
Outra coisa bem diferente é um M5, motor que serviu de base pro motor de F1 da BMW da altura, o V10, salvo erro o ultimo V10 atmosferico no M5, um carro com historia e interesse histórico, isso sim pra mim é um clássico.
Alias, basta ver la fora a procura que tem um M5 e a procura que tem um 530D.
Mas pronto, aqui em Portugal qualquer carro velho é clássico.
Um classico nao tem de ser acessivel, era bom
Sem desprimor pro teu carro que de facto é um bom carro, bom motor mas nao vamos misturar alhos com bugalhos.
E pra ir pra um museu um carro tem de ser mesmo, mesmo raro, nao é o caso do M5.
 
Back
Top