Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M
Boas.
Obrigado a todos pelos comentários e peço desculpa pelas parcas respostas. Não é por mal. É mesmo falta de tempo.
A máquina continua 5 estrelas. Está neste momento com 67000km e a 2000km de uma revisão. A manutenção é sempre mais cara que a A4, quanto mais não seja porque leva 7,7lt de óleo (a A4 levava metade!). O resto é tudo parecido. A revisão vai ser feita em estabelecimento próprio, pelo que os preços não vão assustar. Arrisco-me a dizer que em manutenção normal não é mais cara que a A4, até porque faz mudanças de óleo a cada 30kkm.
Tem uma vantagem clara face à Audi: distribuição por corrente. Não muda. Esta é a revisão mais cara da Audi. Apenas muda as correias dos acessórios e, eventualmente, as respectivas polies.
Acredito que em casos de avaria o estrago possa ser grande, mas isso depende sempre da avaria. Uma estalada grande é, por exemplo, a substituição do FAP: 1500 a 2000 biscas.
Entretanto levou uma pequena mod (para além dos leds interiores e de matrícula que já tinha): lâmpadas H8 xenon look para os angel eyes. Está longe do efeito espectacular dos novos angel eye em led do novo série 5 F10/F11, mas pelo menos não é tão amarelo como as lâmpadas originais.
Só vos digo é que este motor é absolutamente fantástico. E estou muito contente com a caixa auto, apesar de em pequenos percursos citadinos o consumo seja mais elevado. Em modo D faz as passagens de caixa de acordo com a pressão do acelerador, sendo possível passar de relação às 1800rpm em condução descontraída, ou às 4000rpm se estivermos a acelerar a fundo. Em modo DS é passagens de caixa imediatamente antes do red-line (quase às 5000rpm).
E a diferença entre um 4 cilindros e um 6 cilindros é enorme. Este puxa até às 5000rpm de modo igual, sempre com força.
A minha grande chatice até ao momento é com o raio dos pneus runflat. Não gosto daquilo nem por nada. Em piso seco têm uma aderência muito boa, mas em piso molhado já tive um susto: uma fuga para o lado em 4 rodas... Não gostei. Já tive uma traseiradas controladas em piso molhado, mas fugir às 4 rodas é mau. Em piso seco a aderência daquilo é brutal. É muito difícil, com as ajudas electrónicas ligadas, descolar a traseira. Neste aspecto (motricidade) a diferença entre um carro de tracção traseira e outro de tracção dianteira é muito grande, com clara superioridade para a tracção traseira. E a inserção em curva é também completamente diferente. Eu também julgava que a história da tracção traseira era só para os pilotos, mas a diferença nota-se. Só é preciso mais cuidado em piso molhado... Mas tem a sua piada também...
Abraço,