BMW BMW 530d Touring E61 LCI ///M - Revisão

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Antes de mais parabéns pela carrinha ;)

Gosto bastante desse modelo:)


Agora tenho uma duvida...
Porque optaste por um alarme desses e não um OEM?!
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Antes de mais parabéns pela carrinha ;)

Gosto bastante desse modelo:)

Agora tenho uma duvida...
Porque optaste por um alarme desses e não um OEM?!

Obrigado.

Relativamente ao alarme, os alarmes OEM da BMW são complicados para montar à posteriori. Os sensores de movimento e led de aviso estão embutidos no retrovisor. Não digo que fosse impossível, mas era complicado arranjar quem o fizesse (nas marcas não costumam gostar de fazer este tipo de coisas - dizem que é inventar) e o custo devia ser a atirar para o assustador.
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Depois da conversa da treta anterior, vamos ao que interessa.

Primeiras impressões:
A carrinha já fez mais de 3000km nas minhas mãos, dos quais 2500km na viagem da Alemanha para cá. Com o deslumbramento inicial, esqueci-me de fazer reset ao CB e por isso não tenho uma média exacta do consumo. Mas no CB estava com 7,6l/100, só não sei desde quando lá estava essa média. A viagem foi feita na maioria do percurso às velocidades legais respectivas, dando para apertar de quando em vez mediante as condições da estrada e do trânsito. Ainda assim deu para levar o bicho aos 250km/h, sem stress ou dificuldade... (tudo a bem da ciência...)
Factos curiosos da viagem: estradas na Alemanha todas em obras; estradas na Bélgica um verdadeiro nojo; autoestradas em França caríssimas.

O comportamento requer alguma habituação, por ter características bem diferentes do meu carro anterior. Caixa auto, tracção traseira e direcção de amortecimento variável. Apesar do peso (1775kg) e do tamanho (4,85m de comprimento), tem uma entrada em curva muito precisa (mais do que a A4) e também sai melhor e mais rápido.
O conforto não difere muito da minha anterior A4, que também tinha suspensão desportiva. Nesta noto sobretudo o efeito dos pneus RFT: muito duros e "batem" forte em qualquer buraco ou pequena depressão. Primeira alteração programada (infelizmente, daqui a bastantes kms ainda): pneus RFT out.

Relativamente ao motor, simplesmente fantástico. Muito linear e sempre muito forte. Um barulho de funcionamento que faz esquecer o facto de ser a diesel (comparativamente a um 4 cilindros). Em conjunto com a caixa auto acho que funciona muito bem, pois esta aproveita bem o que o motor tem para dar, dependendo das situações. Nota-se claramente diferenças nos regimes de troca de mudança em modo auto, dependendo das condições da estrada (subir, plano, descer) e do tipo de condução (mais calma, ou mais agressiva).
O condutor é que ainda precisa de se habituar a algumas coisas, como seja o uso do efeito kick-down. Em diversas ocasiões me aconteceu, em estrada nacional, ir a 70/80km/h e, para fazer uma ultrapassagem, carregar demais no acelerador e a caixa reduzir de imediato duas relações. O carro dispara e rapidamente vamos nos 150km/h sem querer.

Neste momento, devido à montagem do alarme (que ainda não está concluída), a média no CB foi apagada. Só terei ideia da média de consumo deste depósito quando voltar a atestar.

E agora por uns tempos chega.
Cumps,
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Volto a dizer, isto é MAQUINA e uma das minhas favoritas, um vezinho meu tem uma mas a 535d mas a nivel estectico é igual a tua e nao me canco de olhar para ela é simplesmente linda.
E como tu dizes e bem esse motor nem precisa de apresentaçoes:)
Boa compra
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

O reestyling de que falei e do motor que falei foi do E39, pensando que soubesses qual era a minha anterior. Realmente o LCI é diferente e saiu depois, nem coloco isso em causa, apenas referi ao user que postou anteriormente que o modelo E60 - referindo-me à plataforma e inserção do modelo - saiu pelo menos em 08.2003

Realmente, o pior motor desta fase foi o 525D, que inclusive foi descontinuado actualmente, o que não aconteceu com o E39 ao qual me referi!

Vais com certeza continuar a adorar a máquina, sem duvida que tem tudo para te satisfazer!

Abraço ;D
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Rica maquina que ai tens. Muitos e bons km ao volante da mesma.

1 Abraço da Serrra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaa
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Linda maquina sim sr...
Esse tal sistema é mt útil só é pena a estética, pois tens um buraco no tablier com um vidro. Mas isso é o menos.
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

A questão das películas, até eu as ter, até dava o benefício da dúvida.

Hoje em dia tenho-as na parte traseira do A6 (e por acaso comentei isso há pouco noutro fórum) e na minha opinião... tirando o ganho em estética e privacidade extra, ou até mesmo alguma protecção ao interior do carro (sol) acho que estão muito sobrevalorizadas.

E se o motivo da sua colocação for a protecção de uma criança quando circula no carro, uma película com a opacidade máxima legal, não o consegue fazer de forma eficaz, aliás, qualquer cortina OEM é mais eficaz, ou no limite, uma inestética fralda ou pano do pó.

Além do mais, a película nem sempre fica bem colocada, e mesmo quando fica, a maior parte dos vidros têm o pontilhado no final, e nesses casos ainda "borra um pouco a pintura".

Amigo Bruno, ou eu li mal, ou então estou em desacordo completo contigo... uma película bem aplicada e com opacidade máxima (5%) é completamente eficaz como protecção solar para os passageiros traseiros e garanto-te que é muito mais eficaz que qualquer cortina oem... Eu olho para o meu caso... 5% nos 5 vidros de trás e aquilo é um espectáculo... e garanto-te que reduz claramente a temperatura no interior... além do mais ganhas uma protecção Anti-Estilhaço... por isso só vejo vantagens na colocação de película!
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Linda maquina sim sr...
Esse tal sistema é mt útil só é pena a estética, pois tens um buraco no tablier com um vidro. Mas isso é o menos.

É verdade, sim, sobretudo visto de fora para a zona interior do carro. Mas quanto a isso nada a fazer.
Mas acaba por ser um gadget bem útil.
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Boas.

Relativamente à máquina, nada de especial a apontar. Neste fds levou com mais 500km em cima e tudo a rolar impecável. Anda que é um tiro e a rolar tem um consumo perfeitamente aceitável. Nesta viagem, com pequenas deslocações pelo meio, fez 8,1lt/100 de média. Agora que voltei ao dia-a-dia, com mais cidade, a média sobe logo bastante.

Aproveitei algum tempo livre para fazer um tratamento à pele dos bancos, que ficaram visivelmente com melhor aspecto.

Entretanto, e finalmente, depois de várias peripécias em relação à montagem (o electricista não estava muito dentro da nova geração de carros e de alarmes can-bus), já tenho um alarme Cobra can-bus a funcionar no carro, através do sistema do carro (sem comandos adicionais). Eventualmente mais psicológico do que real, fico mais descansado assim.

Cumps,
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Boas.

Fica aqui apenas um pequeno update. A máquina continua saudável como se recomenda.
Está finalmente terminada a mod da alteração das luzes interiores e de matrícula para leds. Tinha na minha antiga A4 e já não me consigo habituar às luzes amarelas.

Ficam aqui duas fotos, nada de jeito (telemóvel, escuro e luzes do carro ao mesmo tempo) e a que tirei do interior não deu para aproveitar.

snc00006q.jpg

snc00008c.jpg


Cumps,
 
Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Era uma como esta mesmo motor e tudo que me fazia despachar a B5 num abrir e fechar de olhos
 
Back
Top