... Como disse anteriormente, as vezes vejo no gym gajos com o dobro do meu corpo a levantar o mesmo que eu... torna-se porreiro para mim que faço boa figura mas mau para eles porque um "palito" fez igual.. xD
O que eu estava a perguntar era se tanto esforço físico não trará problemas psicológicos?
Geralmente, quem não pratica musculação, ou quem pratica mas ainda é noob, critica quem pega em muito peso, ou porque faz mal o exercício, ou porque tem a put* da mania, mas na realidade o "pegar" em muito peso, ou o quebrar a barreira do limite anteriormente estabelecido, é uma boa forma de estimular e dar ânimo para continuar o treino, assiduamente, e com gosto e vontade...
Assisti a mtos amigos meus não passarem do 1º mês no ginásio, por falta de paciência de ir "puxar ferro", por desânimo de ver os outros a "pegar" em peso superior, ou mesmo por não ver resultados... Mas é mesmo assim, os 1ºs tempos são fodid**...
Posso dizer que, no meu caso, comecei cedo a praticar e no inicio não tinha vontade nenhuma, então praticava durante 3 meses, e faltava mais 3, voltava a praticar e voltava a faltar... E assim fui continuando até começar realmente a "botar corpo"...
Formas de motivação: Eh pah, de vez enquando fazia treinos de poucas séries e muito peso. Outras vezes, levada t-shirts justas ao tronco para me ver ao espelho, noutras vezes eram mesmo as gajas que lá andavam
Outra forma de motivação era também os culturistas mais desenvolvidos, dava sempre para sonhar um bocadinho e mentalizar-me que se treinasse como eles, poderia lá chegar...
Agora, não entendo o porquê de achares que tanto esforço físico poderá trazer problemas psicológicos... Aliás, até pelo contrário, se conseguires resultados só te deixará mais satisfeito contigo mesmo. Resultados terás sempre, mesmo que poucos, são sempre visíveis... É preciso é procurar alterar sempre algum aspecto do treino, descanso e alimentação para melhorares os resultados...