O que para aqui vai de conversa fiada...
Como aqui já foi dito, já existem tópicos sobre o mesmo assunto, bastante completos, no entanto deixo aqui algumas ideias/informações:
1º A grande diferença entre um sistema de som OEM non BOSE e o sistema BOSE é que neste último, todas as colunas do carro são amplificadas,
para além de ter ainda uma coluna adicional na parte central do tablier. Nos sistemas normais com sub-woofer, apenas as colunas traseiras são amplificadas, sendo as frontais ligadas directamente do rádio. (isto está directamente relacionado com o facto de as cablagens de um e de outro sistema serem diferentes. No BOSE todos os cabos das colunas saem do amplificador até às portas, no outro, apenas os cabos das colunas traseiras)
2º A vantagem de um sistema se som OEM (BOSE e non BOSE) é que é desenvolvido especificamente para o modelo/carroçaria em questão, tendo em conta todos os aspectos a nível de formas e isolamentos. (No caso do sistema BOSE, o equipamento é desenhado e calibrado em função destas características, resultando numa qualidade e equilíbrio de som por todo o habitáculo)
3º No caso de se fazer um investimento a nível de som, optar por um sistema OEM é sempre uma óptima escolha. Se esse investimento (no caso da Audi) for num sistema Bose, melhor ainda.
4º Com isto tudo não pretendo dizer que apenas os sistemas OEM são bons, mas que por serem especilamente desenvolvidos para um modelo de carroçaria específico, tiram vantagem disso.
5º Existem marcas de sistemas de som aftermarket que também desenham/instalam sistemas de som específicos para cada modelo/carroçaria e nestes casos, a qualidade ficará igual, senão melhor, que OEM.
6º Tudo isto terá de ter em conta o investimento que se pretende fazer e adaptá-lo ao tipo de uso que se dá.
No meu caso, posso dizer que 90% da música que ouço é no carro, logo, se decidisse gastar 300/400€ num sistema de som, seria certamente num sistema BOSE para o carro e não, por exemplo, num sistema 5.1 para a sala...
Mas claro, cada um tem a sua opinião...