BOSE vs ORIGINAL

sinceramente para mim um simples sistema 5.1 da creative para pc tem mais som que o Sistema Bose de origem :D e apenas custa 50€ NOVO :D
A brincar a brincar, sabes que um vizinho fez isso num sistema Logitec de 290€ e colocou no carro.
Não é que o gajo ficou com o som espetacular! É uma ideia. Eu se ele não me dissesse, nunca desconfiaria de ser
um sistema Logitec 5.1. Ha malucos pra tudo! Mas que resulta, lá isso resulta.
 
isso e verdade 300€ nao chega para fazer um aftermarket... quer dizer chega mas nao tens a qualidade mas se deres mais um pouco consegues passar a perna ao bose OEM.
 
isso e verdade 300€ nao chega para fazer um aftermarket... quer dizer chega mas nao tens a qualidade mas se deres mais um pouco consegues passar a perna ao bose OEM.

Mas a comprar um kit bose de 300, ainda gasta mais algum para modificar a cablagem e instalar. Por isso...
 
O que para aqui vai de conversa fiada... :D :D

Como aqui já foi dito, já existem tópicos sobre o mesmo assunto, bastante completos, no entanto deixo aqui algumas ideias/informações:

1º A grande diferença entre um sistema de som OEM non BOSE e o sistema BOSE é que neste último, todas as colunas do carro são amplificadas, para além de ter ainda uma coluna adicional na parte central do tablier. Nos sistemas normais com sub-woofer, apenas as colunas traseiras são amplificadas, sendo as frontais ligadas directamente do rádio. (isto está directamente relacionado com o facto de as cablagens de um e de outro sistema serem diferentes. No BOSE todos os cabos das colunas saem do amplificador até às portas, no outro, apenas os cabos das colunas traseiras)

2º A vantagem de um sistema se som OEM (BOSE e non BOSE) é que é desenvolvido especificamente para o modelo/carroçaria em questão, tendo em conta todos os aspectos a nível de formas e isolamentos. (No caso do sistema BOSE, o equipamento é desenhado e calibrado em função destas características, resultando numa qualidade e equilíbrio de som por todo o habitáculo)

3º No caso de se fazer um investimento a nível de som, optar por um sistema OEM é sempre uma óptima escolha. Se esse investimento (no caso da Audi) for num sistema Bose, melhor ainda.

4º Com isto tudo não pretendo dizer que apenas os sistemas OEM são bons, mas que por serem especilamente desenvolvidos para um modelo de carroçaria específico, tiram vantagem disso.

5º Existem marcas de sistemas de som aftermarket que também desenham/instalam sistemas de som específicos para cada modelo/carroçaria e nestes casos, a qualidade ficará igual, senão melhor, que OEM.

6º Tudo isto terá de ter em conta o investimento que se pretende fazer e adaptá-lo ao tipo de uso que se dá.


No meu caso, posso dizer que 90% da música que ouço é no carro, logo, se decidisse gastar 300/400€ num sistema de som, seria certamente num sistema BOSE para o carro e não, por exemplo, num sistema 5.1 para a sala...
Mas claro, cada um tem a sua opinião...
 
O que para aqui vai de conversa fiada... :D :D

Como aqui já foi dito, já existem tópicos sobre o mesmo assunto, bastante completos, no entanto deixo aqui algumas ideias/informações:

1º A grande diferença entre um sistema de som OEM non BOSE e o sistema BOSE é que neste último, todas as colunas do carro são amplificadas, para além de ter ainda uma coluna adicional na parte central do tablier. Nos sistemas normais com sub-woofer, apenas as colunas traseiras são amplificadas, sendo as frontais ligadas directamente do rádio. (isto está directamente relacionado com o facto de as cablagens de um e de outro sistema serem diferentes. No BOSE todos os cabos das colunas saem do amplificador até às portas, no outro, apenas os cabos das colunas traseiras)

2º A vantagem de um sistema se som OEM (BOSE e non BOSE) é que é desenvolvido especificamente para o modelo/carroçaria em questão, tendo em conta todos os aspectos a nível de formas e isolamentos. (No caso do sistema BOSE, o equipamento é desenhado e calibrado em função destas características, resultando numa qualidade e equilíbrio de som por todo o habitáculo)

3º No caso de se fazer um investimento a nível de som, optar por um sistema OEM é sempre uma óptima escolha. Se esse investimento (no caso da Audi) for num sistema Bose, melhor ainda.

4º Com isto tudo não pretendo dizer que apenas os sistemas OEM são bons, mas que por serem especilamente desenvolvidos para um modelo de carroçaria específico, tiram vantagem disso.

5º Existem marcas de sistemas de som aftermarket que também desenham/instalam sistemas de som específicos para cada modelo/carroçaria e nestes casos, a qualidade ficará igual, senão melhor, que OEM.

6º Tudo isto terá de ter em conta o investimento que se pretende fazer e adaptá-lo ao tipo de uso que se dá.


No meu caso, posso dizer que 90% da música que ouço é no carro, logo, se decidisse gastar 300/400€ num sistema de som, seria certamente num sistema BOSE para o carro e não, por exemplo, num sistema 5.1 para a sala...
Mas claro, cada um tem a sua opinião...

O sistema non Bose também tem essa coluna...
As unicas colunas que mudam são o sub e as colunas das portas (no caso dos 3 portas as de trás). Tweeters e coluna central são as mesmas.
O sistema Bose tem inclusive um pequeno mic no plafonier que detecta o ruído interior presente no carro para ajustar a instrumentalidade da música, conferindo uma excelente fidelidade musical.
O sistema bose AudioPilot:

http://www.bose.com/controller?even...NT&url=/automotive/innovations/audiopilot.jsp
http://worldwide.bose.com/axa/en_nz/web/popup_automotive_audiopilot/page.html


Cumps.
 
Last edited:
O som do meu 8P é 5.1 de origem. Inclusive nas informaçoes de transito,
aumenta o volume da coluna central afim de ouvir melhor a fala.
As colunas da frente e central do tablier vêm do radio. As de tras vêm
do amplificador assim como o sub.
Em relaçao a qualidade que se consegue no aftermarket, é na minha opinião
melhor que Bose OEM. Bose é bom sim senhor, mas há melhor.
Sistemas 5.1 car audio já são usuais em muitas marcas como a JBL.
Se pensam que com after market perdem a função 5.1, desenganem-se.
Quanto a despesas, dizem, ha compra no Ebay e tal, tens la sistemas OEM
da Bose em conta (como quem diz em 2a mão).
Ha com 300€ fazes a festa. Falta é investir na adaptação. Ha e tal aftermarket
até te sai mais caro. E então? Nao ha aftermarket em 2a mão tambem?
E quanto custa o Bose OEM novo? E quanto custa o aftermarket novo?
Será que se gasta muito mais no aftermarket?
 
posso dizer que no meu 8p tenho bose " d órige" e aquilo toca bem k se farta....e com um concert II...
cumps
 
Boas,

Na minha humilde opinião por 300€ ja consegues arranjar umas colunas bem melhores que as da bose, um radio caso queiras trocar pelo que ja tens e caso queiras um amplificador, em 2ª mão claro. É claro que que depende dakilo que queiras gastar e se gostares de ter um som muito mais agradavel no carro.

Eu pelo mesnos consegui fazê-lo para o meu A3 8P: 4 colunas, 2 tweeters, 2 crossovers e 1 amplificador (2ª mão), o radio ja o tinha comprado. De qualquer modo ele ja tem mais coisas que investi, nomeadamente um radio 2dim um amplificador e subwoofer tudo montadinho que parece que nem tenho la nada.

Mas tal como disse sou a dizê-lo que gosto de ter um bom som no carro.

Cumprimentos
 
ele quer ter um bom som tem que investir um bocado e vai compensar mas se quiser um som razoavel que sinta bem o BOSE chega bem
 
Boas,

Na minha humilde opinião por 300€ ja consegues arranjar umas colunas bem melhores que as da bose, um radio caso queiras trocar pelo que ja tens e caso queiras um amplificador, em 2ª mão claro. É claro que que depende dakilo que queiras gastar e se gostares de ter um som muito mais agradavel no carro.

Eu pelo mesnos consegui fazê-lo para o meu A3 8P: 4 colunas, 2 tweeters, 2 crossovers e 1 amplificador (2ª mão), o radio ja o tinha comprado. De qualquer modo ele ja tem mais coisas que investi, nomeadamente um radio 2dim um amplificador e subwoofer tudo montadinho que parece que nem tenho la nada.

Mas tal como disse sou a dizê-lo que gosto de ter um bom som no carro.

Cumprimentos

Com 300e consegues comprar isso tudo de qualidade superior à do boose mesmo que em segunda mão?!?!

LOLOLOL

Eh pah, desculpa mas tenho que ser honesto!
Ou tens mesmo uns grandes contactos, ou não tens a mínima noção do que tás a dizer e apeteceu-te apenas acrescentar um post à tua lista....LOLOL

Importaste de me dizer apenas algumas referencias dos componentes que adquiriste?!

Obg e cumps
 
Nao pah eu nao escrevo so para ter mais um post simplesmente dei a minha humilde opinião e disse akilo que consegui arranjar por um bom preço.
Nao sou nenhum expert no som mas achei o meu som bem mais agradavél que o do sistema boose! Mas é tudo uma questão de ouvido e gosto.
Tal como disseste é uma questão de contactos!:D

O sistema de som que tenho ja foi alterado depois disso,neste momento os componentes que tenho o que te posso dizer é que tenho 4 colunas, 2 tweeters da Focal (as colunas da frente estão ligadas a crossovers) estão ligados a um amplificador da Vieta de 5 canais, o meu radio é o Alpine IVA W505R.

Cump
 
Boa noite,
Mundo do car audio, tem muito que se lhe diga, cada um de nos tem um gosto, e mm cada carro toca reproduz as frequencias diferentes , as x usando o mm tipo de equipamento...
Em relação ao som boose, eu pessoalmente tive tirei e vendi...alguns componentes ate foi para alguns users...eu talvez seja um pouco exigente, gosto de ter som com muita qualidade, o sistema boose, desiludiu-me um pco...não justifica o preço que se paga a mais quando tamos a comprar o carro...
Com 300e consegues comprar isso tudo de qualidade superior à do boose mesmo que em segunda mão?!?!

LOLOLOL

Eh pah, desculpa mas tenho que ser honesto!
Ou tens mesmo uns grandes contactos, ou não tens a mínima noção do que tás a dizer e apeteceu-te apenas acrescentar um post à tua lista....LOLOL

Importaste de me dizer apenas algumas referencias dos componentes que adquiriste?!

Obg e cumps

Por 300€ se arranja, componentes superiores ao sistema boose??? SIM, por experiencia propria, consegue se for aos locais certos, e seleccionar os componentes conforme, o seu gosto pessoal.. o meu conselho, e acho que foi isto que o user THE_ZE quis dizer antes de ser satirizado, as vezes se alargarmos os nossos horizontes, conseguimos encontrar alternativas bastante viaveis ao oem..Eu no caso do user, tentava ouvir carros com bom sistema boose, e depois com sistema aftermarket...e depois por ti decidires pelo teu gosto o que mais se adequa... não sei de onde o user que pediu ajuda é, mas se quiser, ouvires um b7 com sistema aftermarket, envia pm...se quiseres ouvir um a3 cm sistema boose tb tenho um amigo que de certeza que não se importa que tu ouças... vai pelo teu ouvido nao pelo que dizem....

P.s. E por causa de alguns posts, como aqui estao, que sem conhecer as pessoas, se poem em causa os seus conhecimentos, e gozam...por isso e quando eu acho que posso ajudar envio pm..

abraço a todos, e um optimo 2011
 
Last edited:
Back
Top