Catalisador C/ Tubo?

A desvantagem é que ao tirar o cat o turbo fica mais livre e no caso das A4 130 nao é muito benefico pois turbo mais livre igual a mais pressao , mais pressao igual a menos durabilidade.
Se esta 100% de origem ainda passa despercebido , vai fazer mais picos e um pouco de pressao mais em altas , estando reprogramada mesmo soft so vai dar problemas com excesso de pressao.

Eu nunca tiraria o cat a um carro stock a nao ser que tivesse entupido.

Art,

Não era suposto haver mais pressão com o catalisador de origem? Estando lá o filtro obrigatoriamente exerce mais pressão...
É apenas uma duvida e nao uma afirmação!!
 
Boas!!!

Eu no meu B6 que está de origem já o comprei o carro com o cat vazio mas optei por colocar uma peça nova de fábrica com o flexível e no lugar do cat tubo mas vem assim de fabrica sem soldaduras depois apenas por causa da IPO que estão cada vez mais chatos foi soldado por fora o catalisador vazio"só para dizer que está lá" pois na IPO não acusa nada nos diesel quer tenhas ou não catalisador!!
Quanto aos benefícios ou não!!! não noto grande diferença no meu mas num amigo que fez exactamente o mesmo numa BMW 320d a carrinha ficou a sair mais sedo"mais solta" mas o certo é que é melhor ter o tubo directo do que o cat vazio pois pode fazer poço e enrolar os gases lá dentro!
 
A desvantagem é que ao tirar o cat o turbo fica mais livre e no caso das A4 130 nao é muito benefico pois turbo mais livre igual a mais pressao , mais pressao igual a menos durabilidade.
Se esta 100% de origem ainda passa despercebido , vai fazer mais picos e um pouco de pressao mais em altas , estando reprogramada mesmo soft so vai dar problemas com excesso de pressao.

Eu nunca tiraria o cat a um carro stock a nao ser que tivesse entupido.
concordo com o Artur, para quê andar aí a fumegar sem catalisador com um carro stock, será que dá assim tanta saúde? Secalhar até não ,acredito que tirar o cat para repros medium/hard seja necessário para baixar as egt"s, mas nesses casos há gasóleo com fartura a ser queimado.
A egr até acho bem que anulem, no meu caso agora ando com os coletores limpinhos e não noto mais fumo nem dificuldades em parar o carro.
Ainda se compreende, tens o cat lixado, sacas para não gastar guito agora assim não acho tão necessário.
tenho repro na minha A4 há 30.000kms e ando com cat passando a barreira dos 200.000kms sem nenhum problema derivado do cat, muitos deles diziam que ia partir o turbo e blablabla com o acréscimo de potência que tive, mas posso dizer que com o cat e 1749va como tu tenho uma linha direitinha na pressão do turbo a rondar os 1.5 1.55b
sem o miolo basta eles quererem e na inspeção conseguem implicar com isso, basta verem se está oco com um toque lá.

cumprs
a escolha final é tua...
p.s. worksounds o cat ajuda a estabilizar as pressões segundo me têm dito. mais fiabilidade do turbo a longo prazo, evita-se os picos desnecessários.
 
Last edited:
A desvantagem é que ao tirar o cat o turbo fica mais livre e no caso das A4 130 nao é muito benefico pois turbo mais livre igual a mais pressao , mais pressao igual a menos durabilidade.
Se esta 100% de origem ainda passa despercebido , vai fazer mais picos e um pouco de pressao mais em altas , estando reprogramada mesmo soft so vai dar problemas com excesso de pressao.

Eu nunca tiraria o cat a um carro stock a nao ser que tivesse entupido.

Oh Artur mas o problema está mesmo aí, se eles apontam da vida útil do catalizador ser de 80.000 kms, começa a ser dificil encontrar encontrar carros com essa kilometragem, ou seja maior parte deles já mal passa os gases em condições...
 
Oh Artur mas o problema está mesmo aí, se eles apontam da vida útil do catalizador ser de 80.000 kms, começa a ser dificil encontrar encontrar carros com essa kilometragem, ou seja maior parte deles já mal passa os gases em condições...
há aí bastantes carros com mais de 300.000kms com cat e não se notam grandes problemas, digo eu.
 
Last edited:
Oh Artur mas o problema está mesmo aí, se eles apontam da vida útil do catalizador ser de 80.000 kms, começa a ser dificil encontrar encontrar carros com essa kilometragem, ou seja maior parte deles já mal passa os gases em condições...

A questão é mesmo esta...
Se ele tem tempo de vida, ou se vai ficando sujo.. logo dificultando a passagem de dos gases.. a carrinha de origem ou reprogramada.. então porque não sacar aquilo fora?
 
tecno321

Mas então tens o cat de origem (com miolo).
cat de origem e 200.000kms só anulei a egr eletronicamente, não preciso de a tirar, não pesa assim tanto e ela está lá, apenas desligada.
se posso respeitar o meio ambiente, vou fazê-lo enquanto possa.
não me pretendo comparar com esses "ibizas fumarentos", se todos formos pensando assim há-de existir menos poluição, não?
também não tirei por outro motivo pessoal, não gosto de ver a carrinha a deitar fumo negro do escape como um 190d com 25 anos...
 
Last edited:
Art,

Não era suposto haver mais pressão com o catalisador de origem? Estando lá o filtro obrigatoriamente exerce mais pressão...
É apenas uma duvida e nao uma afirmação!!

Se ha mais pressao entre o turbo e o catalizador a turbina vai ter mais dificuldade a girar isso faz mais EGTs e nao deixa fazer tanta pressao.
Agora ter EGTs ao ponto de "derreter" o turbo 1o vai derreter outras coisas, por isso nao é por tirarem o cat que o turbo vai durar muito mais.
Como ja foi dito ,quando as potencias sao bastante mais altas que de origem convem tirar pois é um restritor muito grande quer para fazer potencia quer pela temperatura.
Quando se esta a "trabalhar" dentro da potencia para o qual foi criado nao vale a pena tirar salvo defeito do mesmo.

EGR ja é outra situaçao identica , o mal que faz ao mandar sujidade para a admissao vai fazer de bem ao ajudar o motor a aquecer fazendo menos condensação no oleo (menos tempo a rodar a frio) e mais longevidade nos internos do motor por rodarem mais tempo fora das temps ideais.
 
...
cumprs
a escolha final é tua...
p.s. worksounds o cat ajuda a estabilizar as pressões segundo me têm dito. mais fiabilidade do turbo a longo prazo, evita-se os picos desnecessários.

A minha B5 não tem o miolo do catalizador desde os 90.000 kms, tem 360.000 kms e o turbo nunca saiu do sitio que está á 17 anos...
 
A minha B5 não tem o miolo do catalizador desde os 90.000 kms, tem 360.000 kms e o turbo nunca saiu do sitio que está á 17 anos...
como disse, agora tudo são opiniões, eu assim ando bem e não tenho problemas no carro, para quê meter-me possivelmente pior?
talvez até um dia mude de opinião.
 
A minha B5 não tem o miolo do catalizador desde os 90.000 kms, tem 360.000 kms e o turbo nunca saiu do sitio que está á 17 anos...

A A4 130 do meu pai tem o cat no sitio desde fabrica e tem agora quase 300mil kms e nunca deu problemas.

Nao vejo muita logica neste tipo de afirmaçoes...
 
A A4 130 do meu pai tem o cat no sitio desde fabrica e tem agora quase 300mil kms e nunca deu problemas.

Nao vejo muita logica neste tipo de afirmaçoes...

Mas para evitar possiveis problemas e tendo em conta os kilometros que já tem nao seria melhor retirar o miolo?
 
Mas para evitar possiveis problemas e tendo em conta os kilometros que já tem nao seria melhor retirar o miolo?
para mim não, para outros talvez sim. apresentei o meu ponto de vista, mas se a tua ideia é tirar força.
o art e o pratinhol são dois gajos entendidos, mesmo assim cada um defende a sua opinião.
 
Last edited:
Back
Top