Isto é um assunto delicado de discutir de forma genérica...
Não podemos dizer que isto ou aquilo é mais ou menos correcto... Tudo depende de pessoa para pessoa, e principalmente o assunto envolvendo bancos, depende ainda mais de cada um...
Explicando a minha posição...
Vivo no campo...
Onde as coisas são muito menos lineares que nas cidades.
Se comprasse um apartamento na cidade, era dinheiro para o condominio... e pronto.. o resto era para juntar...
Mas neste caso não... O terreno envolvente exige grande investimento constante...
Portanto... Assumi um crédito habitação... e investi na altura de o realizar. Mesmo tendo alguma facilidade em movimentar-me dentro das instituições bancárias da região, optei por pagar a uma pessoa com competências para me auxiliar neste investimento. Para mim isto faz todo o sentido... pois estava a fazer possivelmente o maior investimento da minha vida (a nivel pessoal) e não podia correr o risco de fazer mau negocio!
Julgo ter feito um bom negocio na aquisição de crédito.. pelo menos na altura... portanto não lhe vou mexer.
Assumo prestação mensal como uma obrigação... e o dinheiro a ela destinado nem sequer faço conta com ele... Acho que nem o chego a ver dia nenhum no saldo da conta... LOLOL
Jamais liquidarei esse empréstimo... prefiro investir as poupanças, de imediato nos tais investimentos necessários no terreno envolvente e em melhorias na propria moradia...
Se por alguma razão, mesmo assim conseguir juntar dinheiro (NOT) prefiro investir em DP's ou outros produtos de maior risco (adoro)... e tenho a certeza que qualquer uma das opções, principalmente na conjuntura actual, me darão MUITO mais rendimentos que o liquidar do meu crédito... Alem de que assim fico com dinheiro sempre disponivel... Enquanto que se pagar o crédito habitação, jamais conseguirei outro semelhante...
A acrescentar a isto, tenho ainda outra filosofia......................
Eh pah! Jamais chegarei à idade de fim do crédito...
Nem sequer quero! Portanto... alguem hade ficar com a **** às costas.. e não serei eu
Esta é a minha posição relativamente ao crédito habitação... Pagar não! Alargar prazo sim! Boas condições e prestação o mais pequena possivel... e pronto!
Relativamente aos restantes créditos...
Sou uma pessoa que vive muito, mas mesmo muito à base de créditos...
Sempre tive facilidade de crédito... cartões com plafonds grandes.. bla bla bla...
Portanto, uso tudo! Oportunidades são para utilizar...
Agora, estes sim tenho atenção...
Estes são créditos caros... e raramente, mesmo com optimas condições, se conseguem bons negocios...
Como é logico, não gosto de perder o dinheiro... e então tento pagar todos estes com a maior brevidade...
Se quero construir um anexo, não espero por ter o dinheiro para ele... assumo um crédito e faço na hora...
Se durante a noite sonho com uma bicicleta, acordo, pego no cartão de crédito e vou comprar...
A hora de pagar é outro assunto... E tento sempre fazer com que seja o mais breve possivel sem que me gere mais custos...
Agora, viver sem créditos não é para mim... Vivemos num mundo em que podemos morrer a qualquer segundo... e não vou sujeitar-me a morrer antes de realizar uma ideia... Quando morrer, alguem que se aguente com eles...
Da volta a 180º que assusta toda a gente.... Dessa eu não tenho medo... Pois quando isso acontecer, faço como os mais... fujo... e pronto..
Claro está que estou a levar (como custume) tudo ao extremo... e estou a gabar-me em excesso pois na realidade não funciona tudo tão exagerado como estou a dizer... mas é so para fazer entender a minha filosofia...
Agora... não admito! E não admito mesmo! Que ninguem diga ou dê a entender que devo alguma coisa a alguem! Porque felizmente a unica coisa que devo neste momento são 10€ a um gajo a quem pedi para me trazer uma grade de minis ontem e ainda não lhe paguei...
De resto... não devo 1 cêntimo a quem quer que seja...
Crédito, jamais pode ser chamado divida...