COROLLA - Mudança do Auto rádio - JVC KD LH811

Lá fui buscar o motor e caixa..
É um 4EFE como o meu, mas é o motor de 1992 a 1995 (88 cavalos).. Julguei que era do ano do meu mas pronto.
O que interessa também era a caixa pra já..
175 euros tudo. Não tá mau.

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Veio quase completo, falta o distribuidor e o colector de escape..

Já o meu tá lá no elevador à espera da caixa.. Ainda vou ver o que vou fazer a esta embraiagem..

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Caixa de velocidades lavadinha, e já no sitio.
Na embraiagem ficou o meu disco que está bom e meti a prensa do segundo motor.
Mudei o vedante da cambota do lado da caixa, amanha, vou terminar de montar mais umas coisas.
Vou aproveitar pra mudar a distribuição, vedantes do lado da distribuição também, mudar o óleo e filtro de óleo, valvulina, anticongelante, tirar o cartér fora, lavá-lo, etc... Ufa!
O segundo motor, tirei o alternador e motor de arranque, vou tirar a colector de admissao e regua de injecao, e vou lavar o motor, mete-lo numa paletezinha, embrulha-lo e guarda-lo..
 
Tenho andado a pensar em "transformar" o meu motor de 75 cv pra versao de 88 cv..
Para tal preciso de:

colector de admissão √
centralina do motor √
colector de escape X
e provavelmente injectores √

No colector de admissão as diferenças são óbvias.. Além do pleno parecer ter maiores dimensões, as curvaturas dos canais à culaça são distintas, ora vejam:

Colector 4EFE 75cv:

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Esta curvatura longa obriga o ar a percorrer mais espaço.

Colector 4EFE 88cv:

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Esta curvatura mais fechada obriga o ar a entrar mais directamente percorrendo menos espaço.

A concepção de um colector de admissão é uma engenharia complexa, que foge aos meus conhecimentos, tenho umas luzes mas não tenho capacidade técnica para explicar a matemática por detrás disto.

Os injectores também são diferentes, pelo menos a cor deles, pode nao significar nada a diferenca de cor, talvez a unica diferença esteja na impedância e o débito seja exactamente igual.. Não encontro informações sobre isso. No entanto tenho aqui as duas variantes de injectores.

4EFE 75cv:

P_20211203_124437_1.jpg

4EFE 88cv:

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Basicamente as semelhanças cingem-se à cabeça do motor e ao bloco..

P_20211203_124527.jpg
 
E vamos tirar a valvulina da caixa usada...

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Não está nada má.. Boa cor, sem sinal de limalhas..
Agora vai levar valvulina nova.

Mais que altura de mudar a distribuição também... Vai levar um kit da INA.

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Uma curiosidade.. Todos os kits que já vi pra Toyotas, independentemente da marca, os rolos tensores são sempre da Koyo..

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Koyo é top.

Abri a tampa de valvulas pra mudar a junta da tampa e.. Assustei-me..

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Meu Deus.. Tanta borra de óleo.. :confused:
Vou tirar o cárter, lavá-lo e vou fazer mudas de óleo a cada 3000 kms pra limpar o maximo possivel.. o_O
 
E vamos tirar a valvulina da caixa usada...

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Não está nada má.. Boa cor, sem sinal de limalhas..
Agora vai levar valvulina nova.

Mais que altura de mudar a distribuição também... Vai levar um kit da INA.

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Uma curiosidade.. Todos os kits que já vi pra Toyotas, independentemente da marca, os rolos tensores são sempre da Koyo..

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Koyo é top.

Abri a tampa de valvulas pra mudar a junta da tampa e.. Assustei-me..

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Meu Deus.. Tanta borra de óleo.. :confused:
Vou tirar o cárter, lavá-lo e vou fazer mudas de óleo a cada 3000 kms pra limpar o maximo possivel.. o_O
Quando vejo borra assim, lembro logo de motor que mama óleo, o dono a repor a nível com frequência, e mudas de óleo só de 10 em 10 anos....
 
Quando vejo borra assim, lembro logo de motor que mama óleo, o dono a repor a nível com frequência, e mudas de óleo só de 10 em 10 anos....

Pois mas não é o caso..
Mudo de 10 mil em 10 mil kms, e nos ultimos anos tenho usado Shell Helix 5w40..
Agora é assim.. Eu tenho o carro há 14 anos.. E nos primeiros anos não o tratava muito bem.. Ainda assim acho estranho o Shell não ter limpo bem mais nestes ultimos anos..
 
Pois mas não é o caso..
Mudo de 10 mil em 10 mil kms, e nos ultimos anos tenho usado Shell Helix 5w40..
Agora é assim.. Eu tenho o carro há 14 anos.. E nos primeiros anos não o tratava muito bem.. Ainda assim acho estranho o Shell não ter limpo bem mais nestes ultimos anos..
Ah, pensei que fosse o motor novo com borra, não o teu
 
Resumo do dia:

Distribuição no sítio, ponto do motor mais que confirmado.
Vedantes da cambota mudados (dos dois lados) e vedante da árvore de cames.
Só estava a verter um dos vedantes mas mudei tudo.

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A bomba de água fica fora da distribuição e como não está a verter, não a mudei.
Mandam as boas práticas mudá-la mas a conta tá a ficar grande.
Fica pra mais daqui a uns meses.
O cárter saiu fora, foi limpo, por acaso tava melhor do que eu pensava... Não tinha quase borra de óleo nenhuma.
O cárter não leva junta, apenas silicone, se vertia algo por lá, ja nao verterá agora pois levou silicone novo obviamente.
Levou também a junta da tampa de válvulas.
Na embraiagem fiz uma mistura.. Prensa do segundo motor (ainda original, Toyota/Aisin), disco e rolamento do meu motor (Sachs). Montei o bombito e meti o pé ao pedal.. A prensa original está mais levezinha que a minha da Sachs com menos kms.. Arrisquei e parece que ganhei a aposta. Vamos ver depois em que ponto do pedal ela pega.

O que vai ficar por fazer:

A nível de braços, violetes, casquilhos e apoios está tudo ainda bastante aceitável à excepção do apoio do motor frontal. Esse tá a rebentar mas pra já vai ficar.
O conta tá a ficar grande.. :confused:

O que ainda vai ser feito nos próximos dias:

Óleo do motor e filtro novo.
Óleo da caixa novo.
Anti congelante novo.
Óleo de travões / embraiagem novo.
Pintar o guarda lamas esquerdo (o do carro tá amassado, já tenho um novo)
Vai levar ópticas novas e piscas laterais (igualmente material que tenho guardado à espera... Prái há quase 4 anos :rolleyes:)
Montar as jantes do MG ZR.
Jantes de 16 polegadas com pneus 195/55R16.

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O perfil deverá ser grande demais.. Mas os pneus estão muito bons, vou aproveitá-los e depois passar pra 195/45R16.
Tenho todas essas medidas homologadas e até mais.. Homologuei no tempo em que era fácil e barato :p
 
Resumo do dia:

O Toyota já trabalhou, mas deu conta de uma fuga no bombito da embraiagem.
Mandei vir um da Japan Parts.
Se eu deixasse o pé no pedal uns segundos, as mudanças encravavam um pouco.
Bombito no sitio:

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Entretanto retirei o guarda lamas, pra experimentar o novo a ver se encaixa tudo no sítio.
Reparei que a travessa frontal que suporta as ópticas também empenou.
Já veio uma nova, o guarda lamas novo tá no pintor..

P_20211209_163017.jpg

Quando tiver tudo no sítio vou meter as jantes da MG Rover..
 
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