correia de distribuicao ate ficou barata

Apos um mês da compra do meu Audi a4 b6, como o antigo dono não tinha mudado a correia de distribuição resolvi que era hora de o fazer.
Como é uma revisão que tem fama de ser sempre muito dispendiosa resolvi fazer uma pesquisa do preço das peças na internet normalmente uso a mister-auto e posteriormente corri 3 casas de peças a pedir orçamentos.
o valor do kit distribuição que me apresentaram (correia+ 2 tensores + bomba de agua foi de 168 euros, 173 euros e 199 euros).
resolvi então comprar o valor intermedio 173 e comprei também as correia de alternador e AC 24 euros as duas, mais 2 litros de G12 7.80 euros.
total de peças 205 euros.
como a mudança foi feita na oficina de um conhecido e com a minha ajuda a mao de obra ficou por 60 euros.
Ficou a troca das correia por 265 euros.
Penso que as vezes com um pouco de pesquisa e bater perna se podem poupar alguns trocos.

Concordo plenamente contigo! Eu reparei agora que comprei um argolas, que uma boa e exaustiva pesquisa, leva à poupança de uns bons milhares de €uros! As diferenças nos orçamentos que pedi eram surreais!

Sim. outro exemplo é que andei a pesquisar também embraiagem e da luk o preço mais alto que me deram de material (bimassa e kit) nas lojas de pecas foi de 600 e tal euros. Orçamentos das oficinas kit embraiagem + bimassa 850 euros,o mesmo material da luk e depois 200 de mao de obra. as oficinas quererem ganhar 150 euros em peças penso que é um abuso.

Sim. outro exemplo é que andei a pesquisar também embraiagem e da luk o preço mais alto que me deram de material (bimassa e kit) nas lojas de pecas foi de 600 e tal euros. Orçamentos das oficinas kit embraiagem + bimassa 850 euros,o mesmo material da luk e depois 200 de mao de obra. as oficinas quererem ganhar 150 euros em peças penso que é um abuso.

@tjisenda se não é indiscrição trabalhas em quê ?

Last edited by a moderator:
Pois é tudo muito lindo e as oficinas querem ganhar tudo mas "quem sabe do convento é quem la está dentro".
Na situação da embraiagem por ex: Compra o cliente por 600€, a oficina vai a mesma casa comprar pelos mesmos 600 e cobra esses mesmos 600 ao cliente porque se cobrar mais está a "roubar", ganha 0 nas peças. Depois cobra só o dinheiro da mão de obra da substituição das peças e é com esse dinheiro de mão de obra que tem de obter lucro para pagar ordenados do funcionários, de todos os impostos agregados a eles,despesas da oficina ,energia, impostos, etc e ainda tem de dar lucro porque o patrão também precisa de dinheiro e qualquer empresa se não der lucro mais vale fechar e nem passa pela cabeça de muita gente para manter uma oficina aberta legal o monte de exigências a nível de impostos e de equipamentos que são necessários.

Agora imagina que a peça comprada vinha com defeito de fabrico, o cliente reclama na oficina que o carro não está bom, e com razão, a oficina reclama á casa de peças a peça defeituosa, a casa de peças fornece uma nova peça para repor a danificada mas nem cliente nem a casa de peças vão pagar a mão de obra de a substituir de novo por isso nestes casos em que clientes vão saber preços as casas de peças e lá lhe fazem o mesmo valor que fazem á oficina mais vale mandar o cliente ir comprar as peças que se houver alguma avaria na depois na peça fica o cliente a "arder" com a mão de obra

Já se sabe que hoje em dia é possível comprar peças a baixo custo para a pessoa comum e os mecânicos até compram as mesmas peças a um preço ainda mais reduzido na maior parte das vezes.Mas também não convém esquecer que para nós "comuns mortais" não basta comprar as peças.. há que ter o know how para fazer o serviço e se falhas por culpa própria estragas alguma coisa e aqui a garantia da peça não te vale de nada.Depois é necessário ter a ferramenta adequada e tempo.
Se entregas o serviço a uma oficina pagas mais mas lá está, tens a garantia do serviço e não sujas as mãos.
E depois quando se trata de mudar uma distribuição é precisa muita cautela.. ter em atenção a folgas radiais a axiais das polias que possam existir, tensores devem ser ajustados correctamente, etc, etc..
E cada motor é um motor, e por vezes no mesmo modelo de motor, um mês de diferença no ano de construção já implica várias diferenças, etc etc..

- - - - - - - - - -

Atenção, eu sou apologista do DIY e gosto de aprender e meter as mãos no lodo.Dá-me satisfação poupar uns euros, meter bom material e saber o que está lá.Mas respeito o trabalho dos mecânicos.O homem está ali a trabalhar para ti e como é óbvio não trabalha para aquecer.Ter uma oficina legalizada custa um dinheirão já para não falar em custos com pessoal.E um mecânico de 1ª não ganha o ordenado mínimo.Mudar uma distribuição sai caro mas também posso dizer-te que há carros em que para mudar a distribuição tens de tirar o motor fora.E mesmo no Audis (como a B6) ou tens mãos e braços fininhos ou tens de desmontar a frente toda.Quantas horas demoraram a mudar a distribuição na B6?

Pois é tudo muito lindo e as oficinas querem ganhar tudo mas "quem sabe do convento é quem la está dentro".
Na situação da embraiagem por ex: Compra o cliente por 600€, a oficina vai a mesma casa comprar pelos mesmos 600 e cobra esses mesmos 600 ao cliente porque se cobrar mais está a "roubar", ganha 0 nas peças.

Acreditas mesmo nisso que está escrito?!!!! :D :D

Achas mesmo que um mecânico ou pseudo-mecânico compra as peças ao mesmo preço que o particular? :D :D

Fora aqueles que compram uma peça de 500€ com 30% de desconto, esfolam os mesmos 500€ ao cliente e ainda lhe somam os 23% de iva ou lá quanto é... E passam-te um papelito da conta para a mão :D :D

Faz as contas :D

Pá, eu não critico... Cabe a cada um de nós saber lidar com isso... Ou não.

Apos um mês da compra do meu Audi a4 b6, como o antigo dono não tinha mudado a correia de distribuição resolvi que era hora de o fazer.
Como é uma revisão que tem fama de ser sempre muito dispendiosa resolvi fazer uma pesquisa do preço das peças na internet normalmente uso a mister-auto e posteriormente corri 3 casas de peças a pedir orçamentos.
o valor do kit distribuição que me apresentaram (correia+ 2 tensores + bomba de agua foi de 168 euros, 173 euros e 199 euros).
resolvi então comprar o valor intermedio 173 e comprei também as correia de alternador e AC 24 euros as duas, mais 2 litros de G12 7.80 euros.
total de peças 205 euros.
como a mudança foi feita na oficina de um conhecido e com a minha ajuda a mao de obra ficou por 60 euros.
Ficou a troca das correia por 265 euros.
Penso que as vezes com um pouco de pesquisa e bater perna se podem poupar alguns trocos.
Isso nem é grande poupança visto que ajudaste a trabalhar no carro.
60€ foi o que pegou um user ainda há 15 dias atras e não sujou as mãos.
Também importante é saber que marca de correias colocaste.
Una, Gates e outra que não me lembro costuma ser das melhores preço qualidade.
Mas também numa correia de distribuição não se pode poupar.

Acreditas mesmo nisso que está escrito?!!!! :D :D

Achas mesmo que um mecânico ou pseudo-mecânico compra as peças ao mesmo preço que o particular? :D :D

Fora aqueles que compram uma peça de 500€ com 30% de desconto, esfolam os mesmos 500€ ao cliente e ainda lhe somam os 23% de iva ou lá quanto é... E passam-te um papelito da conta para a mão :D :D

Faz as contas :D

Pá, eu não critico... Cabe a cada um de nós saber lidar com isso... Ou não.

"Ps: baseado em factos reais!!!!!" Já me aconteceu cobrarem iva numa folha de papel cavalinho escrita á mão

- - - - - - - - - -

Isso nem é grande poupança visto que ajudaste a trabalhar no carro.
60€ foi o que pegou um user ainda há 15 dias atras e não sujou as mãos.
Também importante é saber que marca de correias colocaste.
Una, Gates e outra que não me lembro costuma ser das melhores preço qualidade.
Mas também numa correia de distribuição não se pode poupar.

Ya, Gates e Ina têm boa fama!

Na situação da embraiagem por ex: Compra o cliente por 600€, a oficina vai a mesma casa comprar pelos mesmos 600 e cobra esses mesmos 600 ao cliente porque se cobrar mais está a "roubar", ganha 0 nas peças. Depois cobra só o dinheiro da mão de obra da substituição das peças e é com esse dinheiro de mão de obra que tem de obter lucro para pagar ordenados do funcionários, de todos os impostos agregados a eles,despesas da oficina ,energia, impostos, etc e ainda tem de dar lucro porque o patrão também precisa de dinheiro e qualquer empresa se não der lucro mais vale fechar e nem passa pela cabeça de muita gente para manter uma oficina aberta legal o monte de exigências a nível de impostos e de equipamentos que são necessários.

Agora imagina que a peça comprada vinha com defeito de fabrico, o cliente reclama na oficina que o carro não está bom, e com razão, a oficina reclama á casa de peças a peça defeituosa, a casa de peças fornece uma nova peça para repor a danificada mas nem cliente nem a casa de peças vão pagar a mão de obra de a substituir de novo por isso nestes casos em que clientes vão saber preços as casas de peças e lá lhe fazem o mesmo valor que fazem á oficina mais vale mandar o cliente ir comprar as peças que se houver alguma avaria na depois na peça fica o cliente a "arder" com a mão de obra

Mas essa parte é muito dificil de fazer as pessoas perceber, depois quando da buraco é ao tio ao tio...

Tive cá uma B6 parada porque o cliente comprou a embraiagem na net e vinha com defeito, resultado carrinha parada 3 meses até que mandassem outra. Se tivesse mandado vir pela oficina no dia seguinte estava resolvido.

É natural que as peças na net sejam mais baratas, não há espaço fisico para pagar rendas, impostos etc.

30 % em alguns casos é noutros não, normalmente peças de origem têm 5 / 10 % desconto, e é preciso ir buscá-las a loja.

Por exemplo 30% de um filtro de óleo que custa 5€ fica em 6,5€, vale a pena o trabalho de ir á loja, perder tempo e combustivel, secalhar vale... :roll:

Mas gostava mesmo era de ver alguns a fazer contas na profissão que têm... :green:

Não me digas se a correia rebentar (ex.) passando uns 40 mil km o mecânico vai assumir a culpa e arcar com as despesas?!

Claro que não...e mesmo que seja passados 5mil... De quem é a culpa, da peça ou da montagem?

Este tipo de trabalho devem ser na minha opinião feitos no mecânico de confiança. É deixar o carro e levantar depois ponto...andar a levar peças a uma oficina não me parece bem...

Cada um faz o que quer...

Back