DEM - Dispositivo Electrónico de Matriculas

Pronto, tão não tenho mesmo pena nenhuma, deviam la passar era o dia todo e quando chegasse a vez deles tivesse esgotado.:p

eu não tenho pachorra para isso...

mas tb uma coisa é certa, não tenho pachorra porque "não preciso" ... caso contrário já me teria mexido :green:

Não preciso, estava a ser sarcastico...

É que eu passei 5 minuntos numa loja via verde, fui atendido, comprei e fiquei despachado, portanto não consigo compreender a razão dessas filas que falei...

Compreender até sou capaz, alguns até tem desculpa, ou são mal informados, ou não tem mesmo tempo, mas pra maior parte dessas pessoas acho bem feito, é pra ver se deixam de ser tipicamente tugas e não deixam tudo pra ultima da hora.

Passas-te numa loja em Lisboa certo????

e que nao te esqueças que as scuts que vao começar a cobrar sao no norte do pais, dai terem feito a reportagem nas lojas do norte, pois serao essas pessoas que precisam do aparelho para utilizarem as AEs e nem tanto as do sul

e como conheço tanto a loja das antas como a da area de serviço de S. Romao posso-te dizer que sao muito pequenas para uma afluencia tao grande, na das antas em dia "normal" tinha 2 pessoas atender novos pedidos, agora imagina avalanche de gente e como deu na reportagem alguns com 4 pedidos diferentes ou ate mais

as pessoas tem culpa de ter deixado um bocado para a ultima, mas todo este processo, foi desde sempre mal conduzido e por isso e so invençoes de ultima hora

O problema é que só nesta segunda é que os DEM começaram a ser vendidos nos CTT,
Eu tenho tempo, e sempre tenho os 5 dias úteis seguidos a passagem nas scuts para pagar a dívida

A loja da via verde da Trofa na A3, tem estado um CAOS de há 15 dias para cá... fui lá 3 vezes, e das 3 vezes vim imediatamente embora.

Não preciso, estava a ser sarcastico...

É que eu passei 5 minuntos numa loja via verde, fui atendido, comprei e fiquei despachado, portanto não consigo compreender a razão dessas filas que falei...

Compreender até sou capaz, alguns até tem desculpa, ou são mal informados, ou não tem mesmo tempo, mas pra maior parte dessas pessoas acho bem feito, é pra ver se deixam de ser tipicamente tugas e não deixam tudo pra ultima da hora.

Em Lisboa existe Scuts?

Experimenta ir à loja da Av. Fernão Magalhães no Porto que tu vês o que é bom para a tosse.

Para teres uma ideia. Em Setembro desloquei-me lá para trocar uma pilha. Cheguei às 9.00 e saí às 11.45. E tava a ver que havia porrada com o pessoal que estava lá à espera. É que a seleção daquilo é por ordem de chegada independentemente do serviço que vás lá fazer.

O que diz no DR não é isso e transcrevo:

"Artigo 2.º
Regime de discriminação positiva
1 — As populações e empresas locais beneficiam de
isenções de pagamento de taxas de portagem nas primeiras
10 utilizações mensais da respectiva SCUT e de descontos
de 15 % nas utilizações seguintes da mencionada infra-
-estrutura rodoviária."

O que eu entendo por isto é que cada vez que ando naquela scut conta 1 vez.

Por exemplo: Se passar por 3 pórticos na A28 só utilizei essa via 1 vez.

Penso eu de que.:confused::confused::confused:
Atenção esta é a leitura que faço à lei, agora como irá ser não sei. Só quando vier a factura.

A ideia que tenho, é que para distinguir o nº de utilizações das vias é o nº de vezes que passas no mesmo pórtico.

Resumindo, pegando no meu exemplo e esperando que irá ser assim:

Resido na Póvoa de Varzim a menos de 10Kms duma Scut ( A28 ) portanto tenho direito a 10 utilizações grátis na A28 e 15% de desconto nas restantes utilizações.
Muito importante - Na A28, apenas 1 via.

Se for da Póvoa a Viana, e se não estou em erro tenho 3 pórticos. Portanto em cada Pórtico da A28 apenas passei uma vez logo tenho direito a mais 9 utilizações gratis em cada 1 dos pórticos. Quando ultrapassar as 10 utilizações começo a pagar mas com desconto de 15%.

Se for a pagar por pórtico, quem fizer a A28 do Porto a Viana apenas tem direito a uma utilização de ida e volta. Não tem lógica.

Last edited:
Eu ainda estou é à espera da m3rda do DEM...

Já o paguei no dia 22/Set e até hoje nada, e amanhã já começo a inchar!

Sim, tens de pedir isençao! Podes fazer isso na viaverde online ou na loja. Tens de apresentar uma copia do livrete, pois é a morada que está no DU que conta para a isenção. Caso o carro esteja em nome de uma entidade financeira, terás de pedir a essa entidade um comprovativo.

Outro ponto... no exemplo que deste dos 3 porticos... como é que se define que apenas utilizaste 1 vez????

Pelo tempo que demoras a percorrer a scut????

E se houver um acidente e demoras muito mais tempo? aí já pagas por portico??

Sobre isto das isenção ainda existe pouco esclarecimento... pelo menos que eu conheça.

Pegando neste quote , eu já tenho via verde e quando adquiri , já tinha o carro que tenho e a morada não se alterou nem o livrete, sendo assim eles já têm a minha morada associada ao dispositivo, mas tenho na mesma que pedir isenção e enviar o comprovativo do livrete? ou eles já tendo acesso a esses dados já não preciso me preocupar?

alguem sabe?

Back