desabafo de um professor

Olha aqui em Braga, fez-se tanto investimento em centros comerciais, que é uma coisa absurda...

O centro da cidade estava carregado de comercio, entretanto surgiu o Bragashopping que já veio dar uma coça aos comerciantes, depois fizeram o BragaParque e o MinhoCenter (Continente), que aí é que veio mesmo acabar com muitos comerciantes do centro. O que vale a alguns é que já têm o negócio bem implantado e o centro da cidade movimenta muita gente, principalmente turistas, porque de resto ninguém vai ao centro de proposito procurar qualquer coisa, ainda por cima quando se tem que pagar parques de estacionamento e se estiver a chuver.

Entretanto veio a noticia de que iam abrir o DolceVita e então os sócios do BragaParque toca logo a aumentar ainda mais o centro comercial, agora têm lá um montão de lojas às moscas ou fechadas. Mas pelo menos atrasaram a abertura do DolceVita em 3 anos! (estava previsto para Novembro de 2009).

Isto para não falar de alguns pequenos centros comerciais que já existiam e outros que surgiram com alguns supermercados (Intermarché, E'leclerc, ...) todos às moscas...
 
Amigo eu tenho um perfumaria minha sei do que falo, sorte que consigo ter preços praticamente iguais aos dos centros comerciais. Mas no entanto abrir uma nos dias de hoje é um investimentos muito grande. So em perfumes tenho recheio avaliado em 78.000€ e agora dizme nos dias de hoje consegue ter este montante disponivel? ja nao falo no espaço e mobiliario.

Agora tudo o que é super-mercados, botiques, prontos a vestir, stands etc... nem vale apena tentar, achas que alguem consegue combater com as grandes centros comerciais? A resposta é claramento NAO.

E agora?

Por causa disso e que os Holandeses nao querem ca Shoping centers, para nao destruir o pequeno comercio, isso viria arruinar ainda mais a economia e era menos dinheiro para os cofres de estado... e eles tem razao, mas em portugal os Lobby's andam a solta, quantos mais freeports andarao por esse portugal fora?


Ja agora o Zukinha, a anos que ando a procura do meu perfurme favorito, o Minotaur da cacherel, disseram-me que a cacherel faliu e era impossivel arranjar, sei qua havia replicas,
uma delas acho que era da Tommy se nao estou em erro, consegues alguma info sobre este perfume espectacular, ou foi mesmo assassinado???????
 
Olha aqui em Braga, fez-se tanto investimento em centros comerciais, que é uma coisa absurda...

O centro da cidade estava carregado de comercio, entretanto surgiu o Bragashopping que já veio dar uma coça aos comerciantes, depois fizeram o BragaParque e o MinhoCenter (Continente), que aí é que veio mesmo acabar com muitos comerciantes do centro. O que vale a alguns é que já têm o negócio bem implantado e o centro da cidade movimenta muita gente, principalmente turistas, porque de resto ninguém vai ao centro de proposito procurar qualquer coisa, ainda por cima quando se tem que pagar parques de estacionamento e se estiver a chuver.

Entretanto veio a noticia de que iam abrir o DolceVita e então os sócios do BragaParque toca logo a aumentar ainda mais o centro comercial, agora têm lá um montão de lojas às moscas ou fechadas. Mas pelo menos atrasaram a abertura do DolceVita em 3 anos! (estava previsto para Novembro de 2009).

Isto para não falar de alguns pequenos centros comerciais que já existiam e outros que surgiram com alguns supermercados (Intermarché, E'leclerc, ...) todos às moscas...

Engraçado este ponto de vista.
Toda a gente é contra os centros comerciais, mas o facto é que principalmente aos fins de semana tá tudo lá batido. :)
É um facto que os Centros comerciais, Hipermercados, etc., tiram clientes ao pequeno comercio, mas a parte que ninguém quer ver, é que nomeadamente apenas 1 hipermercado emprega DIRECTAMENTE entre 300 a 500 pessoas (dependentemente do tamanho dele), fora depois das lojinhas do centro e também dos Fornecedores que por sua vez são obrigados a recrutar mais pessoas para responder á necessidades destes "gigantes".
Agora ponham na balança entre 600 pessoas (pelo menos) empregues num centro comercial, e 100 ou 200 comerciantes de rua.. o que é melhor ? termos 600 pessoas ou 200 pessoas no desemprego ?
Além de que a criação desses Centros Comerciais é que são responsáveis também pela baixa de preços do mercado, senão actualmente ja compravam artigos a mais do dobro do preço actual.
É verdade que a criação desses centros em portugal é exagerado, aqui á tempos saiu uma estatistica de que Portugal era o Pais da Europa com mais CC por habitante.
Eu falo por aquilo que sei, e na empresa onde trabalhava em Portugal, tinha cerca de 9.000 funcionarios, ora se essa empresa não existisse eram mais 9.000 no desemprego.


Ó Vitor e isso da Holanda não querer CC por causa do Pequeno Comercio, até acredito, mas que seja por causa de menos dinheiro a entrar nos Cofres do estado, isso é mentira, pk num CC vende-se muitooooooooo mais, portanto, retem muito mais impostos de tudo.

Voçês não tem ideia de quanto factura um CC num Sabado... Sabado final do Mes, ou na Semana antes do Natal... a sério que não tem... É muito mais do que voces podem sonhar.
Mas vá... abaixo os CC, viva o comercio da rua.... :duhh::duhh::duhh:
 
Nos centros comerciais tenho:

- restaurantes com fartura, bons baratos caros elegantes simples etc etc é so escolher
- casas de banho limpas de 30 em 30 minutos sempre pronta a utilizar
- roupas para todos os gostos
- ar climatizado
- estacionamento simples, rapido, perto e gratis
- supermrcados com todos os produtos de necessidade
- farmacias
- agencias de viagens
- lojas de desporto e conveniencia
- TODOAS AS RESTANTES COISAS QUE NEM ME LEMBRO

- No comercio de rua nao tenho quase nada disso para além de na maior parte dos casos ainda pagar mais por causa disso, a unica vanagem do comercio tradicional +e mesmo a alegria de dar um apsseio pela cidade, mas isso é só no verão e mesmo assim todas as contrariedeades complicam essa realidade

por isso nao estou a ver qual o problema. se o comercio tradicional quer melhorrar, em vez de criticarem os CC invistam e apertem com as autarquias para melhorarem as condições ;)
 
Nos centros comerciais tenho:

- restaurantes com fartura, bons baratos caros elegantes simples etc etc é so escolher
- casas de banho limpas de 30 em 30 minutos sempre pronta a utilizar
- roupas para todos os gostos
- ar climatizado
- estacionamento simples, rapido, perto e gratis
- supermrcados com todos os produtos de necessidade
- farmacias
- agencias de viagens
- lojas de desporto e conveniencia
- TODOAS AS RESTANTES COISAS QUE NEM ME LEMBRO

- No comercio de rua nao tenho quase nada disso para além de na maior parte dos casos ainda pagar mais por causa disso, a unica vanagem do comercio tradicional +e mesmo a alegria de dar um apsseio pela cidade, mas isso é só no verão e mesmo assim todas as contrariedeades complicam essa realidade

por isso nao estou a ver qual o problema. se o comercio tradicional quer melhorrar, em vez de criticarem os CC invistam e apertem com as autarquias para melhorarem as condições ;)

Concordo.

Mas é devido a estas condições de luxo todas que a maior parte das pessoas só lá vai passear, ver as montras...
 
Last edited:
infelizmente e uma realidade, as vezes temos que pensar e custa a aceitar.... tambem dou aulas de musica ao 1 ciclo e ha realidades bem diferentes do que se esta habituado.... miudos mal vestidos, cheios de fome, com falta de atençao, sobre tudo com um olhar triste que as vezes custa ter de os chamar a atençao....
 
Back
Top