Diário de Bordo A3 Sportback 30 TFSI

Eu não sei qual a dúvida quanto à resistência de im gasolina vs diesel.
Acho que 60 anos de experiência mundial deve chegar. Mesmo para quem nasceu nos 90s.
Ora em especial nos motores de hoje, segmentos e camisas rompido são mais que normal ao fim de 200.000. Não que o carro não se porte eventualmente bem, mas é sempre a consumir óleo, fumos, etc... é rendimento vs consumo a descer uns 15 a 20%. Não tão notório em motores gordos, mas vendo o que há no mercado desde os 0.9 turbo a 1.2 turbo, estão a querer milagres... pois...
É como comparar um 1.6tdi com um 2.0tdi. Ambos vão fazer muitos kms quando bem tratados, mas aos 300.000, o fosso de eficiência, e estado do motor não engana ninguém. Aliás, ninguém melhor do que quem anda num 1.9 ou 2.0 é passa a um 1.6, sabe a que me refiro. Começando pelas rotações/regimes ligeiramente mais altos para ter o que os motores maiores oferecem.

Mas qual a relação com a FAP nos carros a gasolina? A FAP só é obrigatória há 2/3 anos… ainda poucos carros a gasolina (com FAP) têm 200 ou 300 mil kms.

É demasiado cedo para dizer.

Eu não nasci nos anos 90. Do que tenho visto dos meus 20 anos a ter carros, a fiabilidade nos motores a gasolina é bastante melhor e muito menos coisas para avariar do que nos diesel. Claro que um turbo, num motor de baixa cilindrada, seja diesel seja gasolina, vai sempre ser uma pressão adicional sobre todos os componentes de desgaste face a um carro aspirado.

Por isso é que eu tenho um Suzuki a gasolina sem turbo que é virtualmente à prova de bala. Não espero menos do que 50 anos de fiabilidade ao mais alto nível. Claro que fazer revisões todos os anos, mesmo quando só fez 2 mil kms, ajuda e muito. Nem a própria Suzuki deve ter em museu um Vitara em melhor estado que este, mas isso são outros 500…

Ainda que, pelas novidades acima, infelizmente não devo ficar esse tempo todo com o Suzuki. Mas para 16 anos de carro, sim, já tive carros novos (ou menos de 1 ano) em muito pior estado e muito pior fiabilidade que este.
 
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Mas qual a relação com a FAP nos carros a gasolina? A FAP só é obrigatória há 2/3 anos… ainda poucos carros a gasolina (com FAP) têm 200 ou 300 mil kms.

É demasiado cedo para dizer.

Eu não nasci nos anos 90. Do que tenho visto dos meus 20 anos a ter carros, a fiabilidade nos motores a gasolina é bastante melhor e muito menos coisas para avariar do que nos diesel. Claro que um turbo, num motor de baixa cilindrada, seja diesel seja gasolina, vai sempre ser uma pressão adicional sobre todos os componentes de desgaste face a um carro aspirado.

Por isso é que eu tenho um Suzuki a gasolina sem turbo que é virtualmente à prova de bala. Não espero menos do que 50 anos de fiabilidade ao mais alto nível. Claro que fazer revisões todos os anos, mesmo quando só fez 2 mil kms, ajuda e muito. Nem a própria Suzuki deve ter em museu um Vitara em melhor estado que este, mas isso são outros 500…

Ainda que, pelas novidades acima, infelizmente não devo ficar esse tempo todo com o Suzuki. Mas para 16 anos de carro, sim, já tive carros novos (ou menos de 1 ano) em muito pior estado e muito pior fiabilidade que este.
Um vitara que não anda, não se desgasta.

Mesmo aspirado, um motor a gasolina não dura tanto quanto um diesel (especialmente sem turbo tambem)

Ter menos coisas para avariar num gasolina... bem, se for um motor de tecnologia mais antiga, aspirado, até concordo. Agora hoje em dia, quase tudo tem turbos e afins, e é tão complexo um gasolina, como um diesel. As reparações é que serão talvez mais caras no diesel. De resto...

E la está, quem somos nós para questionar durabilidade de diesel vs gasolina em 60 anos... basta ver. Não estou a falar de Jesus Cristo.
 
Um vitara que não anda, não se desgasta.

Mesmo aspirado, um motor a gasolina não dura tanto quanto um diesel (especialmente sem turbo tambem)

Ter menos coisas para avariar num gasolina... bem, se for um motor de tecnologia mais antiga, aspirado, até concordo. Agora hoje em dia, quase tudo tem turbos e afins, e é tão complexo um gasolina, como um diesel. As reparações é que serão talvez mais caras no diesel. De resto...

E la está, quem somos nós para questionar durabilidade de diesel vs gasolina em 60 anos... basta ver. Não estou a falar de Jesus Cristo.

Tenho ideia que o carro com o recorde de km feitos é a gasolina (Volvo 1800) mas sim, de modo geral tens mais carros a diesel a fazer mais km. Mas durante muitos anos quem pretendia (ou precisava) fazer mais km, só usava gasóleo, na Europa pelo menos, portanto não tens uma comparação totalmente justa. Isso traduz-se numa percepção que os diesel fazem mais km, mas na verdade, durante muitos anos (90 e 2000 sobretudo) quem fazia muitos km, usava só diesel. Poucas pessoas tentaram usar um carro a gasolina diariamente e fazer 200 ou 300 mil km com ele.

Os americanos dirão que nenhum motor faz mais km que um motor a gasolina. Assim como provavelmente os asiáticos.

É verdade que hoje em dia os motores a gasolina modernos, têm muito mais tecnologia e sistemas passíveis de avarias e desgaste, portanto, deve andar ela por ela atualmente.
 
Tenho ideia que o carro com o recorde de km feitos é a gasolina (Volvo 1800) mas sim, de modo geral tens mais carros a diesel a fazer mais km. Mas durante muitos anos quem pretendia (ou precisava) fazer mais km, só usava gasóleo, na Europa pelo menos, portanto não tens uma comparação totalmente justa. Isso traduz-se numa percepção que os diesel fazem mais km, mas na verdade, durante muitos anos (90 e 2000 sobretudo) quem fazia muitos km, usava só diesel. Poucas pessoas tentaram usar um carro a gasolina diariamente e fazer 200 ou 300 mil km com ele.

Os americanos dirão que nenhum motor faz mais km que um motor a gasolina. Assim como provavelmente os asiáticos.

É verdade que hoje em dia os motores a gasolina modernos, têm muito mais tecnologia e sistemas passíveis de avarias e desgaste, portanto, deve andar ela por ela atualmente.
Bem, queres contradizer a história automóvel. É teu problema é direito.
Porque uns andavam a gasóleo, outros não é isto é aquilo, etc... mas estamos a falar de quê? Filosofia? Ou de motores e comparação face aos kms feitos e independentemente das idades dos carros? São mais de 60 anos porra.

Compra um clio 1.2 a gasolina atmosferico, faz acima de 200.000kms com ele e depois anda cá dizer que o motor está 5☆. Vai lá vai. Nem vai fazer as médias que fazia, nem tão pouco vai ser motor para não gastar algum óleo e inclusive fazer um ligeiro fumo de escape nos arranques. Experimenta.
E experimenta fazer o mesmo nestes mais recentes turbinados. Vai ter uma surpresa se é o que pensas.
 
Bem, queres contradizer a história automóvel. É teu problema é direito.
Porque uns andavam a gasóleo, outros não é isto é aquilo, etc... mas estamos a falar de quê? Filosofia? Ou de motores e comparação face aos kms feitos e independentemente das idades dos carros? São mais de 60 anos porra.

Compra um clio 1.2 a gasolina atmosferico, faz acima de 200.000kms com ele e depois anda cá dizer que o motor está 5☆. Vai lá vai. Nem vai fazer as médias que fazia, nem tão pouco vai ser motor para não gastar algum óleo e inclusive fazer um ligeiro fumo de escape nos arranques. Experimenta.
E experimenta fazer o mesmo nestes mais recentes turbinados. Vai ter uma surpresa se é o que pensas.

Mas eu estava a contradizer a história? Portugal não é história. Portugal é um milionésimo de todos os carros vendidos no mundo nos últimos 30 ou 40 anos.

Podemos afirmar o que dizes em relação aos carros vendidos em Portugal, porque durante muitos anos os motores a diesel cá vendidos eram objetivamente melhores que os motores a gasolina que a maioria dos portugueses podia comprar. E o não comprar motores a gasolina melhores não era tanto pelo preço do carro (embora também dificultasse) mas sobretudo pelos consumos. No final dos anos 80, nos 90 e 2000, quem comprava diesel, comprava porque precisava de fazer km e os ordenados eram baixos e os motores a gasolina gastavam demasiado. E o que mais pesava na carteira não era o custo de aquisição mas sim os custos de combustível na utilização de um carro. Em 1985 um W123 240d era caríssimo novo. Eu sei porque esteve um cá em casa. Durante 31 anos. Mas a oferta a gasolina na altura mesmo neste modelo, andava menos e gastava mais. O diesel era a escolha óbvia. Fez + 500.000 km sem uma avaria digna de nome e nunca abriu motor.

Não quer dizer que não houvesse motores a gasolina bons disponíveis ou que fossem capazes de fazer imensos km. Eles não estavam eram disponíveis nos clio e puntos desta vida. E abaixo dos 1,6 litros não eram grande coisa na verdade.

Agora não podes comparar um motor diesel de 1,9 ou 2,0 litros com um motor 1,2 a gasolina e dizer que o diesel é melhor. Claro que é melhor. Tal como um motor V6 3,0 a gasolina é melhor que um diesel de 1,5 litros. Não são motores rivais nem estão em modelos de segmentos rivais.

Se queres um motor a gasolina duradouro que faça frente a um diesel de 2,0 litros 4 cilindros provavelmente tens de ir para um 2,4 ou 2,5 litros de 4 ou 6 cilindros a gasolina aspirado. Que é o que tens mais em outros mercados que não o europeu (como o americano ou asiático) e la tens muitos motores a gasolina a fazer 200 e 300 mil km. Por cá eram uma raridade.

Agora um motor 1,2 a gasolina é feito para ser barato, andar meia dúzia de anos e menos de 100 mil km e ser vendido e trocado por outro. Por isso não tens motores 1,2 a gasolina em modelos do segmento D ou superior. Porque estes segmentos são modelos usados para fazer mais km.

Tenho muitas dúvidas que um motor 1,1 diesel como o que a Kia ou a Hyundai usavam faça 200 mil km melhor ou com menos avarias (e despesa) que um motor 1,1 ou 1,2 a gasolina na mesma marca e modelo de carro.
 
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Esses carros de menor cilindrada se estiverem nas mãos de uma velhinha para ir à missa, tendem a durar muito , bem quer dizer, se andar muito devagar, podem também durar pouco
 
Mas eu estava a contradizer a história? Portugal não é história. Portugal é um milionésimo de todos os carros vendidos no mundo nos últimos 30 ou 40 anos.

Podemos afirmar o que dizes em relação aos carros vendidos em Portugal, porque durante muitos anos os motores a diesel cá vendidos eram objetivamente melhores que os motores a gasolina que a maioria dos portugueses podia comprar. E o não comprar motores a gasolina melhores não era tanto pelo preço do carro (embora também dificultasse) mas sobretudo pelos consumos. No final dos anos 80, nos 90 e 2000, quem comprava diesel, comprava porque precisava de fazer km e os ordenados eram baixos e os motores a gasolina gastavam demasiado. E o que mais pesava na carteira não era o custo de aquisição mas sim os custos de combustível na utilização de um carro. Em 1985 um W123 240d era caríssimo novo. Eu sei porque esteve um cá em casa. Durante 31 anos. Mas a oferta a gasolina na altura mesmo neste modelo, andava menos e gastava mais. O diesel era a escolha óbvia. Fez + 500.000 km sem uma avaria digna de nome e nunca abriu motor.

Não quer dizer que não houvesse motores a gasolina bons disponíveis ou que fossem capazes de fazer imensos km. Eles não estavam eram disponíveis nos clio e puntos desta vida. E abaixo dos 1,6 litros não eram grande coisa na verdade.

Agora não podes comparar um motor diesel de 1,9 ou 2,0 litros com um motor 1,2 a gasolina e dizer que o diesel é melhor. Claro que é melhor. Tal como um motor V6 3,0 a gasolina é melhor que um diesel de 1,5 litros. Não são motores rivais nem estão em modelos de segmentos rivais.

Se queres um motor a gasolina duradouro que faça frente a um diesel de 2,0 litros 4 cilindros provavelmente tens de ir para um 2,4 ou 2,5 litros de 4 ou 6 cilindros a gasolina aspirado. Que é o que tens mais em outros mercados que não o europeu (como o americano ou asiático) e la tens muitos motores a gasolina a fazer 200 e 300 mil km. Por cá eram uma raridade.

Agora um motor 1,2 a gasolina é feito para ser barato, andar meia dúzia de anos e menos de 100 mil km e ser vendido e trocado por outro. Por isso não tens motores 1,2 a gasolina em modelos do segmento D ou superior. Porque estes segmentos são modelos usados para fazer mais km.

Tenho muitas dúvidas que um motor 1,1 diesel como o que a Kia ou a Hyundai usavam faça 200 mil km melhor ou com menos avarias (e despesa) que um motor 1,1 ou 1,2 a gasolina na mesma marca e modelo de carro.
Mas nunca, mas nunca mesmo vi ninguém divagar e filosofar tanto sobre algo, sem perceber o cerne da questão.
E não preciso escrever uma Bíblia inteira...
Eu meto então o velhinho AX 1.4D e um clio 1.2 8v. Ambos semelhantes de potências, sendo o ax até mais pastelao... ninguém comparou 2.0 co. 1.2. São apenas exemplos de motores pequenos e diferenças para grandes, seja gasolina ou diesel. Reza a história que negas a força toda. De motores não vive só de cilindradas, sabes disso?
 
Eu não falei da história nem do passado.

Fiz a ponte para o momento atual e os motores a gasolina de injeção direta com FAP. Era daí que vinha a conversa.

Tendo em conta que a maioria das pessoas faz 10-15 km de condução por dia e maioritariamente circula em cidade, com ou sem FAP, com ou sem turbo, um motor a diesel poderá dar mais problemas do que o equivalente a gasolina. Mas posso estar errado. Sempre disse que não sou mecânico mas também disse que não tenho certezas. E com FAP nos motores a gasolina apenas há 2 ou 3 anos, acho que ninguém as pode ter.
 
Malta,
Dempre ouvi dizer que os motores honda eram bons e duravam...
2.0vtec do s2000, civics, accords e afins (inicios do milenio)....

btw, eu ainda tenho cá em casa um ibiza 6k2 motor 1.0mpi 50cv com perto de 500mil klm.
Sempre ouvi falarem mal desse motor, mas a verdade é que o cá de casa nunca deu um único problema. e é um motor simples de manter e com medias comedidas (na casa dos 5l aos 100km).

Deve haver uns mais propensos a avarias que outros, mas a verdade é que nas minhas mãos, os motores que tive nunca deram grandes dores de cabeça.
 
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Malta,
Dempre ouvi dizer que os motores honda eram bons e duravam...
2.0vtec do s2000, civics, accords e afins (inicios do milenio)....

btw, eu ainda tenho cá em casa um ibiza 6k2 motor 1.0mpi 50cv com perto de 500mil klm.
Sempre ouvi falarem mal desse motor, mas a verdade é que o cá de casa nunca deu um único problema. e é um motor simples de manter e com medias comedidas (na casa dos 5l aos 100km).

Deve haver uns mais propensos a avarias que outros, mas a verdade é que nas minhas mãos, os motores que tive nunca deram grandes dores de cabeça.

Sem dúvida.

Tal como os motores toyota VVTI…

Agora é preciso cuidar bem do carro.

E fazer 200 ou 300 mil km com um motor a gasolina só em cidade a baixa velocidade e pára-arranca vai fazer tão mal ao motor como faz a um diesel. E se calhar o diesel vai avariar mais cedo e com avarias mais graves.

Em estrada e auto-estrada, se não houver abusos nem poupanças na manutenção recomendada, um motor a gasolina vai fazer muitos km. Pode até fazer menos que um diesel, não questiono isso nem ponho em causa o passado, mas creio que hoje em dia, a superior longevidade dos diesel, não é tão marcada como no passado foi.

Também porque hoje há muitos diesel de 3 cilindros e com cilindradas muito baixas + start stop + FAP, tudo coisas que não abonam a favor da longevidade, mas sim do lucro das oficinas. O futuro o dirá….
 
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Pessoal o A3 está quase vendido.

Se alguém tiver interesse e por valor igual ou superior a 22,5K, que diga que ainda pode ter hipótese de comprar a tempo.

Se ninguém aqui tiver interesse, também não faz mal, que terá destino em breve e novidades neste espaço.

Creio que nada do que eu possa dizer traduz melhor o excecional estado e fiabilidade do carro como este diário de bordo.

56.500 km atualmente.
 
Pessoal o A3 está quase vendido.

Se alguém tiver interesse e por valor igual ou superior a 22,5K, que diga que ainda pode ter hipótese de comprar a tempo.

Se ninguém aqui tiver interesse, também não faz mal, que terá destino em breve e novidades neste espaço.

Creio que nada do que eu possa dizer traduz melhor o excecional estado e fiabilidade do carro como este diário de bordo.

56.500 km atualmente.
Boa sorte com a venda,
Segundo a minha experiência, digo que é super dificil vender carros acima dos 15-20mil pelos propritarios. O meu Tiguan, acabei por entregar num stand, na altura era o Tiguan mk2 2.0 tdi mais barato do mercado, com mais extras que a maioria, e mesmo assim ninguém o queria, estava anunciado por 24k, quando o tiguan 2.0 mais próximo estava por 28mil, com mais km e menos extras e em pior estado. Um stand acabou por ficar com ele por 23,500, e puseram-no a venda por 28mil, foi vendido em uma semana. Não sei se é por ser ucraniano que acabo por afastar alguns interessados, ou é mesmo a malta que só quer comprar nos stands e ter garantia.
 
Boa sorte com a venda,
Segundo a minha experiência, digo que é super dificil vender carros acima dos 15-20mil pelos propritarios. O meu Tiguan, acabei por entregar num stand, na altura era o Tiguan mk2 2.0 tdi mais barato do mercado, com mais extras que a maioria, e mesmo assim ninguém o queria, estava anunciado por 24k, quando o tiguan 2.0 mais próximo estava por 28mil, com mais km e menos extras e em pior estado. Um stand acabou por ficar com ele por 23,500, e puseram-no a venda por 28mil, foi vendido em uma semana. Não sei se é por ser ucraniano que acabo por afastar alguns interessados, ou é mesmo a malta que só quer comprar nos stands e ter garantia.

Pois, pode ser.

Tenho o mesmo feedback. O A3 8Y mais barato do mercado, embora de 2021 (meu é de 2020) está neste momento à venda por 26.390€, com praticamente os mesmos kms (53K). Mas lá está, à venda em Stand.

Nenhuma dúvida que se entregar ao Stand, o vendem por 25K em menos de 1 semana.

Malta tem muito receio das avarias embora aqui seja absurdo porque A3 tem exatamente ainda 18 meses de garantia de fábrica, o que é o mesmo período de garantia de um usado vendido em Stand.

Mas sim, concordo que é difícil e como nunca ninguém acha que estás a vender para comprar algo mais caro ou melhor, fazem propostas absurdas, achando que apenas estás a vender por precisares de dinheiro urgente. Até podia ser e não tem mal nenhum, quem infelizmente tem de vender por esse motivo, mas não é esse o meu caso.
 
Pois, pode ser.

Tenho o mesmo feedback. O A3 8Y do mercado, embora de 2021 (meu é de 2020) está à venda por 26.490€. Mas lá está, em Stand.

Malta tem muito receio das avarias embora aqui seja absurdo porque A3 tem exatamente ainda 18 meses de garantia de fábrica, o que é o mesmo período de garantia de um usado vendido em Stand.
Mesmo assim, sendo o teu um a3, sempre tem mais procura. Agora carros maiores têm ainda menos procura. Tentei vender o a4 b8 uns 3 anos atras, nacional e com poucos quilometros, por um preço justo, e acho que em meio ano só uma pessoa veio ver o carro. O superb, tive sorte em vender a um vizinho meu, porque esse nem para retoma aceitavam, ninguém o quer. Agora ambas as b6 que tive, vendi em menos de uma semana.

Ando muitas vezes no olx a ver carros, e ainda lá estão dezenas de carros a venda a quase 2 anos, ainda lembro-me bem deles de quando estive a procura de um q5 e a4 b9.
 
Mesmo assim, sendo o teu um a3, sempre tem mais procura. Agora carros maiores têm ainda menos procura. Tentei vender o a4 b8 uns 3 anos atras, nacional e com poucos quilometros, por um preço justo, e acho que em meio ano só uma pessoa veio ver o carro. O superb, tive sorte em vender a um vizinho meu, porque esse nem para retoma aceitavam, ninguém o quer. Agora ambas as b6 que tive, vendi em menos de uma semana.

Ando muitas vezes no olx a ver carros, e ainda lá estão dezenas de carros a venda a quase 2 anos, ainda lembro-me bem deles de quando estive a procura de um q5 e a4 b9.

Pois é verdade.

O mercado em Portugal não é muito dinâmico e viaturas mais recentes ou de algum valor, acima de 15K-20K como dizes, são pouco procuradas. É a realidade.
 
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