Então vamos à apreciação do Scala.
tendo em conta que o Scala 1.0 TFSI ambition, 110 cv, caixa de 6 velocidades começa nos 24.571€ (segundo o configurador no site da marca) e o meu Audi, com mesmo motor, mesma plataforma e caixa de 6 velocidades começava à época (nov 2020) nos 28.000€, não creio que a poupança de 3.429€ compense a compra do Scala. Agora o Audi começa nos 30.182€, tendo nível de equipamento de série superior ao meu, mas mesmo hoje, os quase 6.000€ de diferença mais do que são justificados.
A insonorização do Audi é muito melhor, a resposta de motor é simultaneamente mais suave a baixa velocidade mas igualmente mais rápido quando se quer andar depressa (cheguei a duvidar se era o Scala de 95 cv) e a caixa de velocidades é de forma muito notória muito superior no Audi - mais leve, mais precisa e muito mais rápida entre passagens quando se quer andar depressa. A diferença principal entre ambos é que o Scala, tirando o espaço maior, parece tal e qual o Fábia e a experiência de condução não é a de um carro de 25 mil euros.
O volante é bastante bom e é dos poucos pontos positivos do interior. O ecrã central tem má resolução, está numa posição pouco favorável para a visão do condutor (mais baixo e ligeiramente direcionado para o passageiro). De série não há a/c auto (no A3 é de série), não há arranque sem chave, não há travão de mão elétrico (tudo de série no Audi).
O painel de instrumentos é analógico e tem muito pouca informação. Os bancos têm bom apoio lateral (melhor que no Audi) e são confortáveis mas são demasiados altos. Banco tem regulação em altura, mas nunca baixa tanto quando desejável. O que faz também que manete da caixa esteja numa posição estranha. O Scala como é um pouco mais alto ou volumoso que o segmento C médio, deve estar pensado para ser conduzido em posição tipo SUV.
O conforto de suspensão e silêncio em passar por buracos é muito melhor no Audi também. Aqui pode mesmo fazer-se comparação direta porque plataforma é a mesma, pneus são iguais (205/55 R16) e não há suspensões opcionais. Scala tinha apenas 13 mil kms e matrícula AN por isso 1 ano mais novo que o meu. Isoladamente o Scala até poderia ser considerado um carro confortável, mas em comparação, la está, o A3 é mais.
E tive mais do que tempo de aferir isto tudo porque fiquei com o Scala mais de 24h: revisão foi dia 22 mas só fui buscar o Audi ontem porque a atualização do sistema multimedia demorou e carro não ficou pronto a tempo. Por isso usei o Scala durante 1 dia e meio nas mesmas condições de utilização do Audi.
Resultado e me perdoem os membros que tenham um: a experiência de condução não é muito agradável nem muito suave na minha leitura. Motor faz muito mais barulho e é muito mais difícil ser suave no arranque. Atenção que aqui estou a comparar diretamente com o carro que tenho e que pertence ao mesmo segmento.
Mas há a destacar também três pontos importantes e positivos no Scala:
1. mala gigante (467 litros) embora se fosse eu a escolher preferia ter ainda mais espaço atrás para as pernas (já muito bom) e menos espaço de mala. Por comparação o Audi tem 380 litros.
2. Apesar de a/c ser manual, tem na mesma saída de ventilação para os bancos traseiros (durante muitos anos, muitos fabricantes, sobretudo os alemães, só disponibilizavam saída de ventilação atrás quando se escolhia o a/c auto.
3. Led em torno das portas USB-C. Indiscutivelmente um dos maiores defeitos do meu A3, cujas portas USB-C são impossíveis de localizar no escuro, obrigando a acender a luz interior. No Scala é simples, é fácil e há um mini-led em torno da entrada.
Em resumo para modelos do mesmo segmento, que partilham a plataforma MQB do grupo VW, têm o mesmo motor, o Audi vem muito melhor equipado e tem muito melhor experiência de condução, mais do que justificando os 3.429€ de diferença face ao preço do meu em novo mas igualmente justificando, para mim, os 5.611€ de diferença entre versões base com mesmo motor, no dia de hoje.
Para quem precisa de um modelo espaçoso, o Scala pode ser interessante, mas penso que pelo mesmo valor, ficará melhor servido com o Octávia.